3º Encontro para Socialização de Práticas

                            GRUPO DE ESCOLAS REALIZA ENCONTROS PARA
SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS

     As escolas municipais de São Bernardo do Campo do grupo da Orientadora Pedagógica Cláudia Carolina Dario Finato, que fazem parte da Região 5, estão promovendo o Espra (Encontro para Socialização de Práticas), com o objetivo de ampliar as possibilidades de trabalho em cada unidade por meio da socialização de práticas; valorizar as experiências positivas que acontecem nas escolas e fortalecer a parceria entre as equipes de gestão por meio do estreitamento das relações profissionais.
  O 3º ESPRA (Encontro para Socialização de Práticas) foi realizado na EMEB Mário Martins de Almeida, dia 01/07/2015 e como anfitriãs, a diretora Rosimeire dos Santos Almeida, a PAD Vivian Christina Martinelli e, a CP Juliana Damasceno de Oliveira e a PAPE Claudia Lotufo da Silveira Leite. As equipes de gestão foram acolhidas e fizemos um “tour” apresentando as dependências da casa de ensino. Depois reunidos no laboratório de informática foi apresentado algumas práticas pedagógicas utilizadas pelo nosso grupo.
    Dentre elas alguns itens da rotina escolar retirados do PPP deste ano e elucidados com vídeos reproduzidos do nosso blog. Diante deles nosso olhar perscrutador sobre a acolhida de alunos e suas famílias e o processo de escuta, cuja função a priori remete a dar voz e vez a esses protagonistas. Delineada também nesse item o espaço do ateliê de artes, a quadra e o laboratório de informática aclarando exemplos de interdisciplinaridade e parceria entre os professores da turma, de arte, educação física e PAPE. 
   Outra prática apresentada foi a escolha dos gêneros textuais a serem utilizados pelos anos/ciclos durante cada trimestre. Esta prática é discutida e refletida anualmente, desde 2011, devido à necessidade de adequá-los aos projetos da EMEB e às demandas de cada área de estudo. Dessa organização surge um quadro onde todos os Gêneros Textuais trabalhados por Ano/Ciclo aparecem dispostos por trimestre, numa ordem que evite repetição e contemple todos os eixos do trabalho com o tema. 
   Como última prática abordada, destacamos o blog escolar que é uma excelente estratégia de aprendizagem. É através dele que divulgamos a nossa prática pedagógica, prestamos informações e interagimos no processo ensino-aprendizagem.
   Entendemos ser essa troca de experiências, altamente qualitativa para o saber pedagógico, propiciando um repensar sobre o ambiente educativo e suas ações no cotidiano escolar, além de reforçar os laços com o entorno através da parceria entre as escolas.

3º Espra na EMEB Mário Martins de Almeida

Veja os registros dos encontros anteriores

     O segundo encontro foi na EMEB Professor Cassiano Faria, no dia 20/05/2015, onde a diretora Andrea, a vice- diretora Neli e a coordenadora pedagógica Roberta apresentaram estratégias de socialização do Projeto Político Pedagógico da escola com as famílias, mostrando o “Projeto PPP em Casa”, que visa disponibilizar uma cópia impressa do PPP para que as famílias levem para casa, em sistema de biblioteca circulante, com a possibilidade de registro de suas impressões. Apresentaram o vídeo denominado “PPP em Imagens” que é utilizado como outra forma de tornar o Projeto Político Pedagógico da Escola conhecido por todos. 
    Além disso, foi apresentado o projeto denominado “Jornal Joia da Vila”, onde foi possível conhecer seu histórico e as alterações sofridas no decorrer dos anos. 
   Os presentes também puderam conhecer o trabalho com o Conselho Mirim, através de fotos do processo de eleição dos conselheiros e um vídeo ilustrando como ocorrem as reuniões, além da experiência com o Conselho Mirim que foi socializada no Seminário Nacional do Observatório de Edu- cação da Câmara dos Deputados em Brasília. 
  Neste dois encontros houve a oportunidade de conhecer o espaço das escolas e as solucões de organização encontradas em cada uma delas. 
   Em breve será divulgada a data e o local do próximo Espra pela Orientadora Cláudia e certamente valerá à pena conhecer as experiências de sucesso das demais escolas.

2º Espra na EMEB Prof. Cassiano Faria

    
    O primeiro Espra ocorreu no dia 15/04/2015, na EMEB Vinícius de Moraes e contou com a presença das equipes gestoras das EMEBs do grupo, compostas por Elaine Negri Cantadori e Ana Paula Valério, da EMEB anfitriã, Andrea Carla Selarin e Roberta Ribeiro de Souza da EMEB Prof. Cassiano Faria; Dagmar Aparecida Arantes e Claudia Scar- cello Strini da EMEB Rui Barbosa; Ana Cristina Palma do Amaral e Joseleine de Campos Gomes da EMEB Mário de Andrade; Juliana Damasceno de Oliveira e Vivian Christina Martinelli da EMEB Mário Martins. Esteve presente também a chefe da Região 5 Elenir Fagundes Freitas.

     Neste primeiro encontro, a equipe gestora da EMEB Vinícius de Moraes apresentou o percurso dos eventos com a comunidade desde 2011 e quais as reflexões e combinados foram sistematizados no Projeto Político Pedagógico de 2015 sobre a organização destes eventos. Apresentou também como organiza as questões da APM e Conselho de Escola, incluindo as características do grupo; a organização das reuniões e da documentação; os aspectos formativos das reuniões; a diferenciação ente APM e Conselho; os aspectos positivos e os problemas enfrentados.


1º Espra na EMEB Vinícius de Moraes


    


Comentários

  1. Lembro da Prof Claudia como se fosse ontem. Tenho 22 anos e ela não mudou nada.. Que saudades que sinto!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaríamos de saber sua opinião, deixe seu recado, clique em postar um comentário!