HISTÓRIAS

 Histórias sem fim

4º ano D - Prof.ª Solange









Link para o livro dos kits

Datas prováveis:
13/05 a 4/07 - Desenvolvimento das atividades de introdução e repertório.
24/07 a 30/08 - Desenvolvimento do Projeto e apresentação na escola.
02/09 a 04/09 - Recebimento do kit e Manual do Torneio Circuito Steam.
02/09 a 31/10 - Desenvolvimento dos Projetos Estudantis para participação no Torneio interno e preparação dos selecionados para a participação no Torneio Municipal do Circuito Steam.
6 a 8/11 - Torneio Municipal de SBC Circuito Steam Brasil.


Assista o filme "Coração de Tinta - O Livro Mágico"
Reflita sobre a importância da imaginação e da criatividade em nossas vidas!

Coração de Tinta - O Livro Mágico 2008 ‧ Aventura/Fantasia ‧ 1h 46m by tokyvideo.com

Um homem com habilidade de dar vida a personagens de livros acidentalmente convocados um dos vilões mais perversos da literatura. Agora, ele tem que enviar o vilão de volta para o seu mundo, antes que seja tarde demais!
 Data de lançamento: 25 de dezembro de 2008 (Brasil)
 Diretor: Iain Softley Adaptação de: Coração de Tinta 
Autora: Cornelia Funke No Brasil: Coração de Tinta - O Livro Mágico
 Produção: Cornelia Funke; Ileen Maisel; Barry Mendel


 História do Teatro


 História do Teatro no Brasil

Para saber mais, clique nos links abaixo:





Missão 01
Teatro de Sombras
A 1ª missão dos estudantes será construir o teatro e a narrativa, cumprindo os seguintes objetivos: 
1. Montar a estrutura do teatro usando a cartonaria enviada no material,
2. Deixar uma abertura na tela para colar uma folha vegetal 
3. Equipar o teatro com a cortina.







☝️ Primeira Missão: Teatro de Sombras
Vamos conhecer a ideia de histórias sem fim, teatro de sombras e construir um teatro, os personagens e a história.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas 
Contextualize o tema do Projeto para a turma.
Faça a leitura do livro de missões, página 2.
Disponibilize os QR, nas páginas 1 e 6.
Leiam compartilhadamente o livro de missões até a página 9.
Comente sobre as funções de cada um na equipe e suas responsabilidades.
Atribua papéis específicos dentro das equipes para garantir que todos tenham uma parte ativa no projeto.
Combine com a turma que durante as missões devem fazer rodízio entre eles nas funções dentro da equipe.
Apresente e conheça os materiais necessários para essa missão, nas páginas 4, 6 e 7.

Exemplos: Teatro de Sombras


MISSÃO 2 - ILUMINAÇÃO
 A luz é uma ferramenta poderosa para criar uma atmosfera de emoções nos palcos. Em todos os teatros, a barra de luz desempenha um papel fundamental oferecendo uma variedade de cores e combinações. Chegou o momento tão esperado de abrir as cortinas. O espetáculo está prestes a começar! 🎭🌟
A segunda missão tem como objetivo acender os holofotes, aprender a usar a luz para criar efeitos e emoções para as narrativas.

Os desafios são:
Montar o suporte da lanterna.
Operar as mudanças de cor (três celofanes nas cores RGB – Vermelho, Verde e Azul).
Apresentar uma história.



☝ Segunda Missão: Fontes de Iluminação
Iremos aprender e usar a luz para criar efeitos e emoções para as narrativas.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas 
Leia o livro de missões, páginas 8 a 11, para entender as instruções.
Verifique as construções realizadas pelas equipes.
Realize uma leitura compartilhada do WIKI CSB, página 12.
Pontue as necessidades identificadas durante as atividades.
Auxilie na escrita de um planejamento de etapas, com base nas páginas 8 a 11.
Oriente a distribuição de tarefas entre os membros das equipes.
Fotografe o progresso das atividades para registro.

COMO FAZER:

Nesta dinâmica, o desafio é encenar cada equipe a sua história favorita, seja de um livro, de um filme ou até uma história que eles criaram. Podem desenhar e recortar seus próprios personagens e cenários, até mesmo pegar qualquer objeto das suas casas. Criatividade em alta, os desafios são:

1. Colar os personagens em palitos para que consigam movê-los durante as cenas;

2. Fazer também alguns cenários usando cartonaria ou qualquer outro elemento que desejarem;

3. Encaixar o cenário, colocando a lanterna no suporte e encontrar a melhor posição para ela, tentando projetar a luz em todo o palco pela tela de papel vegetal;

4. Testar os filtros de cor que foram montados, misturando as cores para criar um clima de emoção.

             MISSÃO 3 - CÂMERA ESCURA

Após uma empolgante sessão de teatro de sombras, o amor pela aventura levou todos os STEAMers de volta ao século XIV! Os alunos terão  a chance de testemunhar a primeira câmera em funcionamento? Há um  estranho equipamento que um artista usou para criar desenhos. Será esta a câmera escura, o modelo que serviu de base para as câmeras fotográficas modernas? Agora, é hora de explorar as telonas! Porém, as perguntas são muitas: Como surgiram as câmeras? Onde eram projetadas as imagens? E será que a melhor pipoca sempre foi a do cinema? Hora de descobrir…. 🎥🍿

☝️ Terceira Missão: A Câmara Escura
Vamos conhecer o princípio de todas as máquinas fotográficas construindo uma câmara escura para observação.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas 
Leia o livro de missões do aluno, página 14.
Disponibilize o QR na página 17.
Recomende as instruções disponíveis na página 17.
Apresente a "minha caixa" e demonstre para provocar a curiosidade, com a fala: "Olha o que eu estou vendo! Incrível..."


🏆 Tarefa premiada
Professora, apresente à turma o vídeo abaixo sobre cinema na caixa. Não esqueça de nos enviar uma foto do momento com a turma na jornada da Plataforma Steam.






Uma Breve História do Cinema


MISSÃO 4 - PROJETOR NA CAIXA
 Chegamos no  século XVI, quando as lentes começaram a surgir e foram utilizadas nas câmaras escuras. Será que uma lente realmente contribui para melhorar a nitidez? Vamos descobrir agora mesmo! 🕵️‍♂️🔍

☝️ Quarta Missão: Projetor na Caixa
Vamos avançar nos conhecimentos, aprendizados sobre projeções transformando uma caixa de sapatos em projetor.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
  • Leia o livro de missões, página 19.
  • Apresente o QR code disponível na página 19.
  • Esteja atento para ouvir e esclarecer dúvidas dos alunos.
  • Verifique os materiais necessários para a atividade.
  • Mostre a "minha caixa" para despertar a curiosidade dos alunos.
  • Realize uma leitura compartilhada da WIKI CSB, página 24.
  • Avalie o desempenho dos grupos ao longo da atividade.
🏆 Tarefa premiada
Professora, crie um mural colaborativo com Post-it e organize um painel interativo, onde cada equipe, durante sua aula, adicionará suas impressões em três colunas distintas: "GOSTEI MUITO", "FOI DIFÍCIL" e "FIZ COM FACILIDADE". Cada coluna deverá ter uma cor diferente de Post-it, tornando a atividade visualmente atraente e organizada. Este exercício é uma ótima forma de expressar e compartilhar as experiências de aprendizagem de maneira divertida e reflexiva. Após a finalização da atividade, envie uma foto no campo abaixo do mural.



          MISSÃO 5 - BRINQUEDOS ÓTICOS
Será possível contar histórias e criar filmes apenas com fotos e desenhos?
Pois é exatamente assim que nossa aventura vai começar! 🎬📷✏️

☝️ Quinta Missão: Brinquedos Óticos Vamos aprender sobre a possibilidade de animação com fotografias e desenhos construindo dois brinquedos: taumatrópio e o zootrópio. 👨‍✈️ Ações Pedagógicas Leia o livro de missões, páginas 26 a 32. Disponibilize os vídeos necessários para a atividade. Garanta demonstrações adequadas para facilitar o entendimento dos alunos. Ensine os estudantes de uma equipe a visitar o trabalho de outra equipe para compartilhar conhecimentos e ideias. Ofereça suporte na organização dos materiais para a montagem do zootrópio. Reforce a importância da distribuição equitativa de tarefas entre os membros das equipes. Avalie o desempenho e a colaboração dos grupos ao longo da atividade.





 MISSÃO 6 - FLIPBOOK
 Agora as equipes irão para o ano de 1868, onde terão a oportunidade de conhecer o kinetograph, também conhecido como flipbooks. 📽️📚

☝️ Sexta Missão: Construção do Flipbook
Vamos conhecer e ampliar o conhecimento de animação por meio de desenhos. Mergulhando no universo dos flipbooks.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
  • Leitura do livro de missões, página 33.
  • Realize uma leitura compartilhada do conteúdo da WIKI CSB, página 34.
  • Realize uma pesquisa no Google para encontrar imagens de flipbooks que demonstrem sua riqueza e diversidade, assim como as comunidades de desenho de flipbooks.
  • Acompanhe a execução dos flipbooks pelos alunos.
  • Disponibilize desenhos para servir de suporte aos estudantes.
  • Realize uma leitura compartilhada sobre o Oscar, página 35, e finalize a leitura na página 36.
  • Avalie o desempenho das equipes ao longo da atividade.
🏆 Tarefa premiada 
Faça um registro em vídeos dos trabalhos realizados com as equipes. Os vídeos captam momentos únicos. É uma experiência de registro muito rica, divertida e recompensadora.

Professora, atenção!
Acesse os conteúdos no site enviado no email institucional.
Envie os registros fotográficos nos links na aba Jornada. Está autorizado fotografar as construções ou fotos que mostrem apenas as mãos das crianças produzindo.
PAPP TECCI Claudia Lotufo

Para estudo:
Produções da escola
EMEB Mário Martins de Almeida

Stop Motion




Pixilation


Videoclipe



Comentários