Sequência de atividade do livro Malala
O
objetivo dessa atividade foi apresentar a realidade de crianças pelo mundo e
sinalizar que no Brasil as crianças possuem leis que garantem os seus direitos
sobretudo à educação, o que tanto Malala luta em seu país.
Com o retorno das aulas nesse
ano, percebemos que os alunos apresentam dificuldades na leitura e falta de
motivação para estudar. Sendo assim, por meio da história inspirada de Malala,
os alunos seriam capazes de refletir suas próprias experiências de vida e
valorizar o estudo, a escola, percebendo a mesma como espaço de transformação,
oportunidades e aprendem assim a reivindicar seus direitos e apropriar-se com
autonomia dos seus deveres.
Desenvolvimento:
A princípio exploramos a imagem de Malala, sem dizer quem é.
Perguntamos quem era a menina,
como se vestia, em que região do mundo as mulheres se vestiam assim, se
conheciam o livro e o que achavam que se tratava essa história.
Fizemos a leitura do livro e exploramos a história de vida da menina Malala com
vários questionamentos.
Nessa roda de conversa fizemos um comparativo com a situação do país de Malala com o Brasil, incluindo,
religião, política, cultura e preconceito.
Localizamos geograficamente o Paquistão fazendo um comparativo com o Brasil.
Após essa conversa em Arte, realizaram a releitura da imagem de Malala a qual foi muito prazeroso e
inspirador para as crianças.
Isso despertou nas meninas o
desejo de se vestir como Malala, trouxeram de casa um lenço como a personagem
da história. Na informática, assistimos o filme e pesquisamos sobre a
vida da personagem.
Em Língua Portuguesa,
realizamos uma produção de texto cujo título foi "Se eu tivesse um lápis mágico
como Malala tanto queria, o que eu faria pela educação no mundo".
Gostamos tanto dessa
sequenciada que com certeza continuaremos com mais propostas de atividades
relacionadas ao tema.
Segue imagens das atividades
desenvolvidas:
Prof.ª Ismênia
Roda de conversa, pesquisando e assistindo vídeo:
Comentários
Postar um comentário
Gostaríamos de saber sua opinião, deixe seu recado, clique em postar um comentário!