ATIVIDADE 4º ANO A


Sequência de atividade do livro Malala

 

O objetivo dessa atividade foi apresentar a realidade de crianças pelo mundo e sinalizar que no Brasil as crianças possuem leis que garantem os seus direitos sobretudo à educação, o que tanto Malala luta em seu país.

Com o retorno das aulas nesse ano, percebemos que os alunos apresentam dificuldades na leitura e falta de motivação para estudar. Sendo assim, por meio da história inspirada de Malala, os alunos seriam capazes de refletir suas próprias experiências de vida e valorizar o estudo, a escola, percebendo a mesma como espaço de transformação, oportunidades e aprendem assim a reivindicar seus direitos e apropriar-se com autonomia dos seus deveres.

Desenvolvimento:

A princípio exploramos a imagem de Malala, sem dizer quem é.

Perguntamos quem era a menina, como se vestia, em que região do mundo as mulheres se vestiam assim, se conheciam o livro e o que achavam que se tratava essa história.

Fizemos a leitura do livro e exploramos a história de vida da menina Malala com vários questionamentos.

Nessa roda de conversa fizemos um comparativo com a situação do país de Malala com o Brasil, incluindo, religião, política, cultura e preconceito.

Localizamos geograficamente o Paquistão fazendo um comparativo com o Brasil.

Após essa conversa em Arte, realizaram a releitura da imagem de Malala a qual foi muito prazeroso e inspirador para as crianças.

Isso despertou nas meninas o desejo de se vestir como Malala, trouxeram de casa um lenço como a personagem da história. Na informática, assistimos o filme e pesquisamos sobre a vida da personagem.

Em Língua Portuguesa, realizamos uma produção de texto cujo título foi "Se eu tivesse um lápis mágico como Malala tanto queria, o que eu faria pela educação no mundo".

Gostamos tanto dessa sequenciada que com certeza continuaremos com mais propostas de atividades relacionadas ao tema.

Segue imagens das atividades desenvolvidas:

Prof.ª Ismênia

Roda de conversa, pesquisando e assistindo vídeo:


Caracterização:


Produção de texto com o tema:

 Se eu tivesse um lápis mágico como Malala tanto queria, o que eu faria pela educação no mundo...




Produção do texto escolhida





Produção e elaboração da sequenciada pelas professoras e alunos:

ISMÊNIA/LUCILAINE

4º ano A


Comentários