AVIAÇÃO

 Aviação

4º ano A - Prof.ª Ana Rocha

4º ano F - Prof.ª Marília

5º ano A - Prof.ª Juliana

5º ano B - Prof.ª Michelle

5º ano E - Prof.ª Juliana









Link para o livro dos kits

Datas prováveis:
13/05 a 4/07 - Desenvolvimento das atividades de introdução e repertório.
24/07 a 30/08 - Desenvolvimento do Projeto e apresentação na escola.
02/09 a 04/09 - Recebimento do kit e Manual do Torneio Circuito Steam.
02/09 a 31/10 - Desenvolvimento dos Projetos Estudantis para participação no Torneio interno e preparação dos selecionados para a participação no Torneio Municipal do Circuito Steam.
6 a 8/11 - Torneio Municipal de SBC Circuito Steam Brasil.



PIONEIROS DA AVIAÇÃO

QUEM FORAM OS PIONEIROS DA AVIAÇÃO?

Clique no link abaixo para pesquisar um pouco sobre a História da Aviação:

 


14 BIS - Santos Dumont

FLYER I - Irmãos Wright

COANDÃ-1910 - Henri Coandã

Sugestões de filmes:
Fé nas Alturas de Sean McNamara
Sully – O Herói do Rio Hudson por Francisco Russo

MISSÃO 1 - MAQUETE DO AVIÃO
Construir um aeromodelo inspirado nos “Pais da Aviação”
cumprindo os seguintes objetivos: 

1. O protótipo não precisa voar, mas se voar, será maravilhoso;
2. Usar a imaginação para dar vida ao seu avião sem se prender ao modelo original;
3. Personalizar o protótipo, dando um nome, uma cor e um símbolo que represente o 
pioneiro da aviação;
4. Escolher um dos pioneiros e pesquisar sua história e projetos. O protótipo será para a homenagem do escolhido pela equipe. 
5. Pesquise protótipos de aviões feitos com garrafas PET tanto pequenas como grandes, com embalagens, com rolos de papel higiênico e de papel-toalha, com restos de canos de PVC e outros.





FLAPS E AILERONS
Clique abaixo para pesquisar:


Perguntas:
O que significa WILCO? Faz ideia?
Quem são os pioneiros da aviação e o nome de seus aeromodelos?
Qual a diferença entre um flap e um aileron?
Quais as principais partes de um avião?
O que é propulsão elástica?

Respondam a página 19 do livro.


MISSÃO 2 - AVIÃO DELTA

Segunda Missão: Montagem de Avião Delta
Os alunos aprenderão a lançar um avião usando a propulsão elástica e criarão obstáculos por onde o avião deverá passar. São alvos para treinarem os lançamentos.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
Faça a leitura compartilhada do livro de missões do aluno.
Prepare os materiais necessários para o desafio.
Destaque a leitura das páginas 21, 22 e 23
Atenção às DICAS CSB, páginas 24 e 25.
Verifique a qualidade das construções e identifique as necessidades de ajustes, melhorias ou correções.
Importante sempre lembrar que são necessárias várias tentativas para um bom resultado.
Avalie as equipes de acordo com os critérios estabelecidos.
Registre os processos com fotos e vídeos.
Lançamento de um avião delta movido a propulsão elástica.
Desafio 1:
Construir o avião delta impulsionado pelo elástico.
Montar e lançar o avião delta;
Testes as posições dos flaps para aprimorar o voo;
Medir a distância percorrida em diferentes configurações;

Desafio 2:
Construir os obstáculos para o avião passar, com alvos para acertar:
Obstáculos para o avião passar.
Um alvo para o avião acertá-lo.

 Explore as Leis da Física por trás dessa energia do elástico 
(a propulsão) e bons voos! 🛫

🏆 Tarefa premiada
Professora, crie uma tabela para o mini-jogo, registrando qual avião voou mais longe e quais alvos foram atingidos, envie o arquivo ou foto da tabela na jornada do Circuito Steam Brasil.


ATENÇÃO:
 Crie uma tabela para o mini-jogo, registrando qual avião voou mais longe e quais alvos foram atingidos, Professora envie o arquivo ou foto da tabela na jornada da missão.

MISSÃO 3 - MONTAGEM DO AVIÃO COM CONTRAPESOS

☝️ Terceira Missão: Montagem do Avião com Contrapesos
Professor (a), mais um aprendizado importante para os alunos: aerodinâmica. 
Os alunos usarão os clipes como pesos e descobrirão testando como afetam o voo.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
Realize a leitura compartilhada do livro de missões do aluno para compreensão do desafio.
Reforce a importância de realizar as tarefas com calma e observação para poder fazer os ajustes corretamente.
Organize testes de lançamento, enfatizando a importância da observação cuidadosa e do registro das mesmas.
Conduza as equipes para as atividades das páginas 27 a 30.
Se precisar, faça um registro coletivo como modelo.
Avalie as equipes com base em sua observação e interação durante os testes.
Encerre a etapa destacando a importância da habilidade de observar, base das grandes invenções e descobertas.
🎆 POWER UP! Uma visão que desafiou o tempo
Inspire-se com este vídeo e explore como uma visão inovadora desafiou e transformou o panorama da aviação ao longo do tempo. 

🎥 Assista agora:

A terceira missão tem como objetivo aprender princípios básicos de aerodinâmica, experimentando os componentes do avião para otimizar o seu desempenho durante o voo. 

As crianças deverão:
TROCAR OS CLIPES DE LUGAR PARA OBSERVAR, NA PRÁTICA, A INFLUÊNCIA DO PESO NO VÔO DE SEUS AVIÕES.


As equipes vão conhecer e testar princípios da aerodinâmica, usando clipes e realizando vários lançamentos para observação e ajustes. 📎

Veja mais em Desvendando o Segredo dos Grandes Inventores.

🏆 Tarefa premiada
Professora, prepare um relato sobre duas grandes invenções onde a observação foi crucial. Utilize um exemplo tangível, como velcro, para ilustrar durante a apresentação. 
Após finalizar deve enviar um registro na jornada da Plataforma Steam.

MISSÃO 4 - DESAFIO AEROPORTUÁRIO

Chegou a hora das equipes construírem uma infraestrutura aeroportuária. Descobrindo o que cada componente representa e como funciona. 
Os desafios incluem a construção de um hangar, uma pista de pouso e uma torre de controle. 🛬


☝️ Quarta Missão: Maquete do Aeroporto
Professor(a): As equipes precisarão de materiais variados para construir seus aeroportos com criatividade e eficiência. Há muito o que aprender sobre seu funcionamento e setores essenciais como hangar, pista de pouso e torre de controle.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
Leitura compartilhada do Livro de Missões do aluno: páginas 32 à 34.
Destacar a importância das habilidades apontadas: imaginação, criatividade, planejamento e trabalho em equipe.
Promover um momento de troca de dúvidas, ideias e explicações.
Disponibilizar materiais diversos para realizarem as construções.
Garantir o cumprimento do Desafio Extra disponível na página 35.
Leitura compartilhada da WIKI CSB: páginas 36 à 38.
Avaliar as equipes conforme sua participação e criatividade, e fornecer feedback.
Registrar com fotos e vídeos os momentos mágicos e únicos desse processo.


🏆 Tarefa premiada
Professora crie um mural colaborativo com Post-it e organize um painel interativo, onde cada equipe, durante sua aula, adicionará suas impressões em três colunas distintas: "GOSTEI MUITO", "FOI DIFÍCIL" e "FIZ COM FACILIDADE". Cada coluna deverá ter uma cor diferente de Post-it, tornando a atividade visualmente atraente e organizada. Este exercício é uma ótima forma de expressar e compartilhar as experiências de aprendizagem de maneira divertida e reflexiva. Após a finalização da atividade, envie uma foto na jornada na Plataforma Steam.

MISSÃO 5 - CONSTRUÇÃO DO MANCHE
 As crianças precisam conhecer e construir um manche – a ferramenta usada pelo piloto para controlar o avião! ✈️.


☝️ Quinta Missão: Construção do Manche
Que experiência única!! As equipes com o seu suporte construirão um manche de avião!

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
  • Leitura do Livro de Missões do aluno para compreensão do desafio.
  • Esclarecer as dúvidas e fornecer os caminhos para a construção.
  • Disponibilizar os materiais necessários.
  • Incentivar a interação entre as equipes, permitindo que os estudantes visitem e aprendam com o trabalho dos colegas.
  • Avaliar os grupos baseando-se na inovação e funcionalidade dos projetos.
  • Registre com fotos e vídeos esses momentos importantes.


MISSÃO 6 - CRIAÇÃO DE UM SIMULADOR DE VOO NO SCRATCH. 👨‍✈️👩‍✈️
☝️ Sexta Missão: Manche no Scratch
Professor(a), habilidades em alta para os alunos experimentarem o controle de um avião usando mibro:bit e Scratch nessa última missão. 

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
Leitura do Livro de Missões do aluno para compreensão do desafio.
Preparação dos materiais necessários.
Esclarecimentos das dúvidas e orientações.
Acompanhamento das montagens e programação.
Registros em fotos e vídeos das tarefas realizadas.
Avaliação final das equipes, Hall da Fama, páginas 44 e 45.

Professoras, atenção!
Acessem os conteúdos no site enviado no email institucional.
Enviem os registros fotográficos nos links na aba Jornada. Está autorizado fotografar as construções ou fotos que mostrem apenas as mãos das crianças produzindo.
PAPP TECCI Claudia Lotufo

Comentários