CIDADES

 Cidades

4º ano B - Prof.ª Ismênia












Link para o livro dos kits

Datas prováveis:
13/05 a 4/07 - Desenvolvimento das atividades de introdução e repertório.
24/07 a 30/08 - Desenvolvimento do Projeto e apresentação na escola.
02/09 a 04/09 - Recebimento do kit e Manual do Torneio Circuito Steam.
02/09 a 31/10 - Desenvolvimento dos Projetos Estudantis para participação no Torneio interno e preparação dos selecionados para a participação no Torneio Municipal do Circuito Steam.
6 a 8/11 - Torneio Municipal de SBC Circuito Steam Brasil.


O que são Cidades Inteligentes?


A partir deste vídeo, pesquise e descubra mais sobre as cidades inteligentes.


Para inspirar: 
Semáforos inteligentes em nossas cidades.


Semáforo diferente na Índia

Missão 01
Criando um semáforo inteligente
Nesta missão os estudantes irão montar um semáforo utilizando LEDs e botões e, na sequência, irão automatizar o semáforo utilizando o micro:bit.

As crianças terão a oportunidade de explorar como a tecnologia pode aprimorar esses dispositivos para garantir a segurança e eficiência do tráfego nas cidades. Professora incentive-os a pensar em novas formas de melhorar os semáforos, utilizando sensores, câmeras, inteligência artificial e outras tecnologias para otimizar o fluxo de tráfego, reduzir congestionamentos e aumentar a segurança de todos os usuários das vias. 🚦🚶‍♀️🚴‍♂️

Questões norteadoras para iniciar as dicussões:

☝️ Primeira Missão: Montagem de um Semáforo
Vamos entender a importância de um semáforo para um trânsito seguro utilizando LEDS, botões e uma protoboard em um circuito.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
  • Contextualize o tema do projeto para a turma.
  • Disponibilize o QR, página 1.
  • Leia o Livro de Missões do Aluno até a página 11.
  • Monte as equipes e distribua as tarefas.
  • Garanta o preenchimento da página 9 com os nomes das equipes.
  • Destaque na leitura coletiva as etapas da jornada, página 5.
  • Explique às equipes como serão observadas e avaliadas.
  • Conheça os materiais que serão utilizados.
  • Esclareça dúvidas iniciais.
  • Faça uma escuta coletiva sobre a importância de um semáforo e sua história no WIKI CSB página 16.
  • Inicie a primeira etapa de montagem do circuito.
  • Verifique o funcionamento do circuito.
  • Inicie a segunda etapa com micro:bit.
  • Encerre com o desafio extra.
  • Avalie as equipes.



Missão 01 A


Missão 01 B


Missão 01 C


Missão 02
Iluminação Urbana Inteligente

Segunda Missão: Iluminação Urbana Inteligente
Iremos aprender sobre iluminação urbana inteligente compreendendo a sua importância para uma cidade segura, eficiente e sustentável.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
  • Faça a leitura do livro de missões do aluno, páginas 18, 19 e 20.
  • Prepare os materiais para o poste.
  • Prepare o material para as maquetes – Desafio Extra, página 20.
  • Verifique as construções.
  • Pontue necessidades.
  • Avalie os grupos.
  • Fotografe.
Professora, uma cidade segura precisa estar iluminada a noite para garantir aos seus cidadãos maior segurança. Para isso, os postes são indispensáveis. É o momento de descobrir como eles também podem ser inteligentes e sustentáveis. 🌆
🏆 Tarefa premiada
Provoque a imaginação das equipes e inspire os alunos com estes vídeos inspiradores! Mostre na sala de aula os vídeos abaixo, tire uma foto do momento e envie no campo da jornada na Plataforma Steam. 







Missão 03
Iluminação Inteligente 2

Iluminação Inteligente de Espaços Públicos
Hora de explorar o mundo da iluminação inteligente em espaços públicos como escolas, prefeituras e hospitais! Usaremos mais uma tecnologia que pode ajudar a tornar esses espaços públicos mais eficientes e seguros. 💡

* Já viram postes de luz que acendem quando alguém se aproxima e depois se apagam quando não há ninguém por perto? Como vocês acham que acontece?
* Quais são as vantagens de ter luzes que se ajustam automaticamente com base na presença de pessoas?

☝️ Terceira Missão: Iluminação Inteligente de Espaços Públicos
Iremos aprender como funciona e aplicar o sistema de ultrassom – detector de presença.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
Faça a leitura do Livro de Missões do Aluno, página 22.
Explore a definição de iluminação inteligente e suas contribuições, relacionando com a proposta de sustentabilidade e cidades sustentáveis.
Acompanhe a montagem do circuito com ultrassom, página 23 juntamente com o PAPP.
Acompanhe a programação com micro:bit e Dica CSB, página 24.
Providencie material extra para as criações.
Avalie as equipes.





Missão 04
Cidades Inteligentes 
Termômetro
Nesta etapa, vamos falar sobre o aquecimento global, seus impactos no planeta e como as cidades inteligentes podem desempenhar um papel vital na mitigação desse problema global usando tecnologias. 🌍🌆🔧

* Vocês já notaram mudanças no clima ao longo dos anos?
* O que vocês acham que acontecerá se o gelo nos polos continuarem a derreter?
* Como a medição da temperatura pode nos ajudar a entender as mudanças climáticas?

☝️ Quarta Missão: Aquecimento Global (Mapeamento de Temperatura)
Vamos utilizar os sensores de temperatura integrados ao micro:bit, compreendendo sua importante função para o mapeamento, para a coleta de dados de temperaturas nas cidades. Compreender o valor desses dados para ações de plantio de árvores, de criação de áreas verdes para corrigir as altas temperaturas.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
Faça a leitura do Livro de Missões do Aluno, páginas 26 a 29.
Ouça atentamente as dúvidas dos alunos.
Explique o valor dos dados coletados para ações assertivas.
Construa coletivamente com os estudantes uma lista de ações que eles pensam ser possíveis para abaixar as temperaturas nas cidades.
Disponibilize materiais extras.
Avalie os grupos.




🏆 Tarefa premiada
Professora, vamos falar sobre o aquecimento global, seus impactos no planeta e como as cidades inteligentes podem desempenhar um papel vital na mitigação desse problema global usando tecnologias. 🌍🌆🔧Crie um mural colaborativo com Post-it e organize um painel interativo, onde cada equipe, durante sua aula, adicionará suas impressões em três colunas distintas: "GOSTEI MUITO", "FOI DIFÍCIL" e "FIZ COM FACILIDADE". Cada coluna deverá ter uma cor diferente de Post-it, tornando a atividade visualmente atraente e organizada. Este exercício é uma ótima forma de expressar e compartilhar as experiências de aprendizagem de maneira divertida e reflexiva. Após a finalização da atividade, envie uma foto no campo da jornada na Plataforma Steam.

Missão 5
Cidades Inteligentes 
Monitoramento de Flora
Hora de  explorar o importante tema do monitoramento da flora e como as cidades inteligentes podem ajudar na preservação do meio ambiente. 🏙️🍃

☝️ Quinta Missão: Estação de Monitoramento da Flora
Iremos aprender como a tecnologia pode ser uma aliada para monitoramento das árvores, principalmente em casos de acidente, de quedas.
👨‍✈️ Ações Pedagógicas
  • Consulte o Livro de Missões do Aluno, páginas 32 a 35.
  • Disponibilize o QR Code, página 30.
  • Providencie os materiais necessários.
  • Oriente sobre as etapas a serem seguidas e a ordem das mesmas, página 33.
  • Ensine os estudantes de uma equipe a visitar o trabalho de outra equipe.
  • Avalie os grupos.


Missão 6
Cidades Inteligentes 
Alerta de Enchentes
 A natureza com a sua imprevisibilidade, exige a criação de mecanismos eficazes para proteger nossas comunidades. A tecnologia pode salvar vidas em situações de emergência e preparar todos os cidadãos para lidar com eventos extremos causados pelo clima. Vamos a mais essa descoberta! 🌍🚀

☝️ Sexta Missão: Identificação de Enchentes
Vamos aprender a montagem de um circuito simples usando cabos e micro:bit para detecção de água.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
Faça a leitura do Livro de Missões do Aluno, páginas 36 a 40.
Assista ao vídeo explicativo disponível na página 34.
Providencie o material necessário para a atividade.
Realize uma reflexão coletiva com os alunos sobre a última catástrofe climática no estado de São Paulo, especialmente em São Sebastião, onde a falta de um sistema de aviso resultou em perdas humanas e materiais significativas, com 600 mm de chuvas em um único dia! Explore esse número com os estudantes, comparando com chuvas normais (Assista à reportagem da TV Cultura com entrevistas de engenheiros e tecnólogos).
Pesquise sobre as soluções inteligentes atualmente implementadas na cidade para evitar futuros imprevistos. Como está hoje a cidade de São Sebastião? A tecnologia foi implementada? (Confira aqui) 
Realize a avaliação das equipes.



🏆 Tarefa premiada
Professora, faça um registro em vídeos dos trabalhos realizados com as equipes. Os vídeos captam momentos únicos. É uma experiência de registro muito rica, divertida e recompensadora.

Professora, atenção!
Acesse os conteúdos no site enviado no email institucional.
Envie os registros fotográficos nos links na aba Jornada. Está autorizado fotografar as construções ou fotos que mostrem apenas as mãos das crianças produzindo.

PAPP TECCI Claudia Lotufo













Comentários