NOSSA HISTÓRIA MMA

Nossa escola fará 60 anos em 29/11/2023!

 Conheça nossa história!


Em 29 de novembro de 1.963, através de um Decreto publicado, esta escola foi criada com o nome de “Grupo Escolar da Vila do Tanque”. (Gesc da Vila do Tanque).  Seu primeiro endereço era na Rua Tiradentes, nº1555, onde atualmente é o Cras I (Centro de Referência e Assistência Social) Vila do Tanque, o primeiro diretor foi o Prof. Orlando Moral que iniciou sua gestão em 1964.




Por volta de 1968/1969 nossa escola foi construída e passa para o endereço atual Rua São João, nº 133, e mantêm o nome de Grupo Escolar da Vila do Tanque.




      O arquiteto responsável Paulo Bastos ganhou um prêmio por projetá-la, a escola nessa época era toda aberta e até a sala 10. O projeto era uma escola com 360 graus de vidros, no alto de um morro e o aluno tinha uma visibilidade maior dos arredores da escola e tinha rampa, uma novidade para época. De acordo com entrevista realizada pela professora Giselda em meados de 2005 com o arquiteto Paulo Bastos, ele disse que pensou em acessibilidade e que as rampas foram projetadas pensando em pessoas com deficiência para andar por conta da falta de uma perna, devido as guerras. Ainda não existia um estudo sobre inclinação adequada para cadeirante.

 


Em 18 de fevereiro de 1.971, com a instalação do “Curso Ginasial”, passou a chamar-se “4º Ginásio Estadual de São Bernardo do Campo”.
Em 21/03/1972 deram-se a integração do Grupo Escolar da Vila do Tanque e 4º Ginásio Estadual de São Bernardo do Campo, ficando o novo estabelecimento com 30 classes, de 1ª a 6ª séries, sob a direção do Professor Orlando Moral.
Em 23 de julho de 1.974, passou a denominar-se “Escola Estadual de Primeiro Grau Mário Martins de Almeida”.
Houve uma homenagem solene em 09 de julho de 1.975 com a presença de autoridades, o Prefeito Geraldo Farias Rodrigues, alguns ex-combatentes da Revolução de 32 e a irmã de Mário Martins de Almeida.





 

A partir de 10 de fevereiro de 1992 se torna escola padrão, em 1.995, ainda nos moldes da escola padrão, encontrava-se sob a direção da Professora Gilda Lúcia Pelegrini, tinha 33 classes, períodos diurno e noturno, com 1.150 alunos e 50 professores.
Em 22 de maio de 1.998, através do Decreto Municipal publicado no “NOTÍCIAS DO MUNICÍPIO”, passou-se a denominar-se ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL “MÁRIO MARTINS DE ALMEIDA”. Data que se oficializou a MUNICIPALIZAÇÃO.


Planta da nossa escola, formato original nos anos 60, projetada pelo arquiteto Paulo Bastos.









56 ANOS DO MARIÃO

  Vídeo em comemoração aos 56 da EMEB Mário Martins de Almeida em 29/11/2019.
  Planejado, filmado e editado pelos alunos monitores do Projeto de Educomunicação Vlog na Escola.

Memórias - 2017

   Vamos apreciar abaixo o Vídeo "Memória", que é o produto final do Projeto "Essa escola é nossa" no ano de 2017 e envolveu as pesquisas e entrevistas que os 5º anos do período da tarde e a Prof.ª Elisa fizeram.

Nossa escola em 1968!




 


Entorno da escola 
Final da década de 70


Construção do muro em 1985
Nossa escola era até a sala 10
Rua Alcides de Almeida


Na década de 90 foi contruída novas salas e a rampa para a Rua Alcides de Almeida 


TESTE SEUS CONHECIMENTOS!



MUDANÇAS DOS UNIFORMES DURANTES OS ANOS











FORMATURAS, DESFILES, ESTUDO DO MEIO, FESTAS CULTURAIS E SÁBADOS LETIVOS


Professora Ana Lúcia em sua formatura do infantil, atualmente já está aposentada.



Ache a Alessandra da secretaria!




Professora Giselda com sua turma, atualmente aposentada

 

Professora Ruth com sua turma, atualmente aposentada.


 






Alguns Registros da Equipe Escolar
Ex-Diretor Orlando Moral
 

 

Inspetoras Rosana e Helena, atualmente aposentadas.

Diretora Rose Almeida

Diretora Rose Benedita

Professora respondendo por direção Andreia







ALGUMAS ATIVIDADES EM DIFERENTES ESPAÇOS DA UNIDADE ESCOLAR



Professora Cida com sua turma, atualmente aposentada.











 
Professora Fernanda com sua turma, atualmente Coordenadora.


 




Professora Marinês com sua turma.
 
Professora Giseli com sua turma, atualmente Diretora Escolar.











PROJETO INSTITUCIONAL 2014
"50 ANOS DA ESCOLA MÁRIO MARTINS DE ALMEIDA"
  
       No dia 29 de novembro de 1963 esta escola foi criada com o nome de "Grupo Escolar da Vila do Tanque". Aproximadamente onze anos depois em 23 de julho de 1974 passou a denominar-se Escola Estadual de Primeiro Grau "Mário Martins de Almeida", sendo municipalizada em 1998, passando para Escola Municipal de Educação Básica "Mário Martins de Almeida".


      Neste ano de 2014 estamos vivendo o cinquentenário da escola! Essa mesma escola que não é somente um prédio, mas sim uma instituição viva, onde as pessoas convivem, buscam o conhecimento sistematizado, ou trabalham para proporcionar esse conhecimento.
     Nosso objetivo é proporcionar o resgate, a memória da escola e preservar essa biografia às gerações futuras, além de acolher a comunidade que de alguma forma participou dessa história, para fortalecer esse vínculo com quem ajudou a construir esses 50 anos.


Fotos do evento "Tecendo Histórias" 

Sábado Letivo de 29/11/2014

51 anos MMA "Tecendo Histórias"



Para saber mais, acesse a página DEPOIMENTOS
E a página PATRONO MÁRIO MARTINS


Comentários

  1. Recordar e viver! Fui aluna da escola de 1991 a 1994 me recordo dos desfiles de 07 de setembro que a escola participava era tudo mágico e e lindo de ver! A escola estará pra sempre nas minhas memórias e no meu coração!

    ResponderExcluir
  2. Tenho orgulho em ter feito parte dessa história. Grande escola. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ver as fotos fui aluna no ano de 1998 fiz uma peça de teatro do sitio do picapau amarelo porem não encontrei fotos gostrai muito de ver, so tenho a agradeçer pela belas lembranças
    Fernanda Melo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaríamos de saber sua opinião, deixe seu recado, clique em postar um comentário!