ROBÓTICA

 Robótica

4º ano C - Profª Katia 

4º ano E - Prof.ª Lúcia

5º ano C - Prof. Roberto

5º ano D - Prof.ª Vânia









Link para o livro dos kits

Datas prováveis:
13/05 a 4/07 - Desenvolvimento das atividades de introdução e repertório.
24/07 a 30/08 - Desenvolvimento do Projeto e apresentação na escola.
02/09 a 04/09 - Recebimento do kit e Manual do Torneio Circuito Steam.
02/09 a 31/10 - Desenvolvimento dos Projetos Estudantis para participação no Torneio interno e preparação dos selecionados para a participação no Torneio Municipal do Circuito Steam.
6 a 8/11 - Torneio Municipal de SBC Circuito Steam Brasil.




Assistam os vídeos abaixo e vejam como a tecnologia de alarme pode ser uma solução vital para uma catástrofe.



O Futuro Chegou: 
Robôs mudam a forma Como enfrentamos desastres naturais

Missão 01
Experiência
Como a seringa pode ser utilizada como um atuador pneumático

1 - Pegue duas seringas, em uma delas pressione totalmente o êmbolo, na outra puxe totalmente o êmbolo. Conecte as duas seringas utilizando a mangueira flexível, como ilustrado na figura abaixo:

2 - Segure uma seringa na mão esquerda e a outra na mão direita, com o êmbolo da seringa na mão esquerda totalmente contraído, pressione o êmbolo da seringa na mão direita. Observe como o êmbolo da seringa esquerda é empurrado para fora pelo ar que é empurrado pela seringa direita. Agora, inverta: empurre o êmbolo na seringa esquerda e veja o êmbolo na seringa direita mover-se para fora.

Remoção de escombros
Construção de um braço robótico para a remoção de 
escombros que impedem o acesso à cidade.



Teste da Missão 01
Teste a movimentação do braço robótico construído e tente pegar objetos: bolas de papel, lápis, borracha e demais objetos presentes na sala de aula.
Registre as descobertas no livro, páginas 12 e 13.

Questões Missão 01:
* Quais são os desafios enfrentados pelos trabalhadores de resgate em cenários de desastres e como a robótica pode ajudá-los?
* Como vocês acham que um braço robótico pode ajudar em situações de desastre?
* Como podemos fazer com que um braço robótico tenha bastante força para remover escombros?

Força hidráulica
Experiência: Adicione água dentro de uma das seringas de cada par responsável pelos movimentos do braço robótico.
Quais as diferenças observadas entre o experimento com ar e com água?
Registre na página 14 do livro.

Missão 2: Salamandra
Superando os obstáculos

Construa um robô que emula a flexibilidade e adaptalidade das salamandras, utilizando os conceitos básicos da robótica e da Física, além de usar materiais presente em seus kits.

O anfíbio salamandra e suas habilidades adaptativas o transformam em um explorador destemido, capaz de navegar pelos terrenos mais difíceis e inacessíveis. 🦎
Acesse o link abaixo:

☝️ Missão: Robô Salamandra
Vamos construir um robô Salamandra compreendendo a referência das capacidades desse animal para servir de modelo. Suas habilidades adaptativas o transformam em um explorador destemido, capaz de navegar pelos terrenos mais difíceis e inacessíveis.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
Faça a leitura do livro de missões do aluno, páginas 21 a 27 para compreender as instruções.
Providencie o material necessário para a criação conforme especificado no manual.
Acompanhe de perto e observe os processos enquanto as equipes trabalham.
Esteja disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que surjam durante a atividade.
Avalie o progresso e o desempenho das equipes ao longo do processo de criação.

Exemplos de robô salamandra:



Circuito do Robô Salamandra
Motor 1:
Macho - macho
Macho - macho
Motor 2:
Macho - fêmea
Macho - fêmea







Princípio de movimentação do robô salamandra.


Missão 3: Teste de movimentação
As crianças testarão as capacidades do robô salamandra em um ambiente desafiador a ser construído. 
Os estudantes farão uma corrida cheia de desafios e obstáculos para testes dos robôs. 🤖🏁

☝️ Missão: Robô Salamandra II
Vamos testar, observar e compreender as habilidades do robô Salamandra criando um ambiente desafiador.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
Faça a leitura do Livro de Missões do Aluno, páginas 28 e 30.
Ouça ativamente as dúvidas dos alunos para esclarecê-las.
Providencie o material necessário para a criação do percurso do robô Salamandra.
Avalie os obstáculos criados conforme as orientações da página 30.
Observe a corrida dos robôs.
Explique a proposta de realizar ajustes e aperfeiçoamentos, conforme descrito na página 31.
Realize uma leitura compartilhada sobre WIKI CSB – robótica e robô, páginas 32 a 35.
Avalie os grupos com base no desempenho e na colaboração.
Registre o progresso das atividades com fotos ou vídeos.


🏆 Tarefa premiada 
Professor (a), crie um mural colaborativo com Post-it e organize um painel interativo, onde cada equipe, durante sua aula, adicionará suas impressões em três colunas distintas: "GOSTEI MUITO", "FOI DIFÍCIL" e "FIZ COM FACILIDADE". Cada coluna deverá ter uma cor diferente de Post-it, tornando a atividade visualmente atraente e organizada. Este exercício é uma ótima forma de expressar e compartilhar as experiências de aprendizagem de maneira divertida e reflexiva. Após a finalização da atividade, envie uma foto na jornada na Plataforma Steam.


Missão 4: Robô de Resgate Teleoperado
As equipes programarão  o robô com ferramentas tecnológicas para acessar lugares mais difíceis e de modo remoto por causa dos riscos. 🛠️🤖

☝️ Missão: Robô com mibro:bit
Vamos aprender a controlar o robô Salamandra remotamente para realizar operações de resgate mais complexas.
👨‍✈️ Ações Pedagógicas
  • Leia o Livro de Missões do Aluno, páginas 36 e 37
  • Oriente sobre as etapas necessárias descritas nas páginas 38 a 41.
  • Providence os materiais necessários para as atividades.
  • Instrua os estudantes de uma equipe a visitar o trabalho de outra equipe.
  • Acompanhe os testes e forneça orientações.
  • Avalie o desempenho das equipes ao longo da atividade.
  • Registe o processo com vídeos e fotografias: boas práticas.








Missão Final: Hora do Resgate
Os estudantes testarão os robôs colocando em prática todas as habilidades adquiridas ao longo da jornada.
 Criarão um cenário com os desafios de resgate. 🚀🤖

☝️ Missão final: Robô com micro:bit II
Vamos ampliar as capacidades do robô com um segundo micro:bit, adicionando uma “garra”.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
  • Faça a leitura do Manual do Aluno, páginas 39 a 42.
  • Apresente um vídeo de robôs que já atuam de forma semelhante.
  • Saliente as etapas descritas nas páginas 36 a 39.
  • Providencie o material necessário para as atividades.
  • Realize testes nos robôs e oriente sobre os ajustes necessários para o sucesso da missão.
  • Estabeleça categorias para os materiais que serão utilizados nos testes finais de resgate.
  • Avalie o desempenho das equipes ao longo da atividade.

🏆 Tarefa premiada
Professor (a), faça um registro em vídeos dos trabalhos realizados com as equipes. Os vídeos captam momentos únicos. É uma experiência de registro muito rica, divertida e recompensadora.




Professores, atenção!
Acessem os conteúdos no site enviado no email institucional.
Enviem os registros fotográficos nos links na aba Jornada. Está autorizado fotografar as construções ou fotos que mostrem apenas as mãos das crianças produzindo.
PAPP TECCI Claudia Lotufo

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