ROBÓTICA

 Robótica

4º ano C - Profª Katia 

4º ano E - Prof.ª Lúcia

5º ano C - Prof. Roberto

5º ano D - Prof.ª Vânia









Link para o livro dos kits

Datas prováveis:
13/05 a 4/07 - Desenvolvimento das atividades de introdução e repertório.
24/07 a 30/08 - Desenvolvimento do Projeto e apresentação na escola.
02/09 a 04/09 - Recebimento do kit e Manual do Torneio Circuito Steam.
02/09 a 31/10 - Desenvolvimento dos Projetos Estudantis para participação no Torneio interno e preparação dos selecionados para a participação no Torneio Municipal do Circuito Steam.
6 a 8/11 - Torneio Municipal de SBC Circuito Steam Brasil.




Assistam os vídeos abaixo e vejam como a tecnologia de alarme pode ser uma solução vital para uma catástrofe.



O Futuro Chegou: 
Robôs mudam a forma Como enfrentamos desastres naturais

Missão 01
Experiência
Como a seringa pode ser utilizada como um atuador pneumático

1 - Pegue duas seringas, em uma delas pressione totalmente o êmbolo, na outra puxe totalmente o êmbolo. Conecte as duas seringas utilizando a mangueira flexível, como ilustrado na figura abaixo:

2 - Segure uma seringa na mão esquerda e a outra na mão direita, com o êmbolo da seringa na mão esquerda totalmente contraído, pressione o êmbolo da seringa na mão direita. Observe como o êmbolo da seringa esquerda é empurrado para fora pelo ar que é empurrado pela seringa direita. Agora, inverta: empurre o êmbolo na seringa esquerda e veja o êmbolo na seringa direita mover-se para fora.

Remoção de escombros
Construção de um braço robótico para a remoção de 
escombros que impedem o acesso à cidade.



Teste da Missão 01
Teste a movimentação do braço robótico construído e tente pegar objetos: bolas de papel, lápis, borracha e demais objetos presentes na sala de aula.
Registre as descobertas no livro, páginas 12 e 13.

Questões Missão 01:
* Quais são os desafios enfrentados pelos trabalhadores de resgate em cenários de desastres e como a robótica pode ajudá-los?
* Como vocês acham que um braço robótico pode ajudar em situações de desastre?
* Como podemos fazer com que um braço robótico tenha bastante força para remover escombros?

Força hidráulica
Experiência: Adicione água dentro de uma das seringas de cada par responsável pelos movimentos do braço robótico.
Quais as diferenças observadas entre o experimento com ar e com água?
Registre na página 14 do livro.

Registros

Missão 2: Salamandra
Superando os obstáculos

Construa um robô que emula a flexibilidade e adaptalidade das salamandras, utilizando os conceitos básicos da robótica e da Física, além de usar materiais presente em seus kits.

O anfíbio salamandra e suas habilidades adaptativas o transformam em um explorador destemido, capaz de navegar pelos terrenos mais difíceis e inacessíveis. 🦎
Acesse o link abaixo:

☝️ Missão: Robô Salamandra
Vamos construir um robô Salamandra compreendendo a referência das capacidades desse animal para servir de modelo. Suas habilidades adaptativas o transformam em um explorador destemido, capaz de navegar pelos terrenos mais difíceis e inacessíveis.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
Faça a leitura do livro de missões do aluno, páginas 21 a 27 para compreender as instruções.
Providencie o material necessário para a criação conforme especificado no manual.
Acompanhe de perto e observe os processos enquanto as equipes trabalham.
Esteja disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que surjam durante a atividade.
Avalie o progresso e o desempenho das equipes ao longo do processo de criação.

Exemplos de robô salamandra:



Circuito do Robô Salamandra
Motor 1:
Macho - macho
Macho - macho
Motor 2:
Macho - fêmea
Macho - fêmea







Princípio de movimentação do robô salamandra.


Missão 3: Teste de movimentação
As crianças testarão as capacidades do robô salamandra em um ambiente desafiador a ser construído. 
Os estudantes farão uma corrida cheia de desafios e obstáculos para testes dos robôs. 🤖🏁

☝️ Missão: Robô Salamandra II
Vamos testar, observar e compreender as habilidades do robô Salamandra criando um ambiente desafiador.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
Faça a leitura do Livro de Missões do Aluno, páginas 28 e 30.
Ouça ativamente as dúvidas dos alunos para esclarecê-las.
Providencie o material necessário para a criação do percurso do robô Salamandra.
Avalie os obstáculos criados conforme as orientações da página 30.
Observe a corrida dos robôs.
Explique a proposta de realizar ajustes e aperfeiçoamentos, conforme descrito na página 31.
Realize uma leitura compartilhada sobre WIKI CSB – robótica e robô, páginas 32 a 35.
Avalie os grupos com base no desempenho e na colaboração.
Registre o progresso das atividades com fotos ou vídeos.


🏆 Tarefa premiada 
Professor (a), crie um mural colaborativo com Post-it e organize um painel interativo, onde cada equipe, durante sua aula, adicionará suas impressões em três colunas distintas: "GOSTEI MUITO", "FOI DIFÍCIL" e "FIZ COM FACILIDADE". Cada coluna deverá ter uma cor diferente de Post-it, tornando a atividade visualmente atraente e organizada. Este exercício é uma ótima forma de expressar e compartilhar as experiências de aprendizagem de maneira divertida e reflexiva. Após a finalização da atividade, envie uma foto na jornada na Plataforma Steam.

Registros


Missão 4: Robô de Resgate Teleoperado
As equipes programarão  o robô com ferramentas tecnológicas para acessar lugares mais difíceis e de modo remoto por causa dos riscos. 🛠️🤖

☝️ Missão: Robô com mibro:bit
Vamos aprender a controlar o robô Salamandra remotamente para realizar operações de resgate mais complexas.
👨‍✈️ Ações Pedagógicas
  • Leia o Livro de Missões do Aluno, páginas 36 e 37
  • Oriente sobre as etapas necessárias descritas nas páginas 38 a 41.
  • Providence os materiais necessários para as atividades.
  • Instrua os estudantes de uma equipe a visitar o trabalho de outra equipe.
  • Acompanhe os testes e forneça orientações.
  • Avalie o desempenho das equipes ao longo da atividade.
  • Registe o processo com vídeos e fotografias: boas práticas.


Teste 1 :






Missão Final: Hora do Resgate
Os estudantes testarão os robôs colocando em prática todas as habilidades adquiridas ao longo da jornada.
 Criarão um cenário com os desafios de resgate. 🚀🤖

☝️ Missão final: Robô com micro:bit II
Vamos ampliar as capacidades do robô com um segundo micro:bit, adicionando uma “garra”.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
  • Faça a leitura do Manual do Aluno, páginas 39 a 42.
  • Apresente um vídeo de robôs que já atuam de forma semelhante.
  • Saliente as etapas descritas nas páginas 36 a 39.
  • Providencie o material necessário para as atividades.
  • Realize testes nos robôs e oriente sobre os ajustes necessários para o sucesso da missão.
  • Estabeleça categorias para os materiais que serão utilizados nos testes finais de resgate.
  • Avalie o desempenho das equipes ao longo da atividade.

🏆 Tarefa premiada
Professor (a), faça um registro em vídeos dos trabalhos realizados com as equipes. Os vídeos captam momentos únicos. É uma experiência de registro muito rica, divertida e recompensadora.





Registros

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