Biblioteca Escolar Interativa 2010 a 2012

BEI “AYRTON SENNA DA SILVA"



                 2010


        CIRCUITO
        DE
        GEOGRAFIA
EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS DO ACERVO



  “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS   NA HISTÓRIA E NA ARTE”

DIA DA SAÚDE NA ESCOLA – “ÁGUA”

 MOSTRA CULTURAL EM NOVEMBRO - TEATROS COM MENSAGENS ECOLÓGICAS


2011
CIRCUITO DE PESQUISA SOBRE O CORPO HUMANO – 2º ANO – CICLO II -
Professoras Leila e Vanessa 
                               Desafios para explorar a diversidade de fontes de informações
Livros sobre alimentação, nutrição e saúde  – elaborando um cardápio saudável
Torso, esqueleto atlas e enciclopédias – definindo o que é o corpo humano


“O pulso” – identificando partes do corpo humano atingidas pelas doenças citadas na música



Revistas Recreio – buscando curiosidades sobre o corpo humano

Apresentação em Power Point (Sistema Digestório) – refletindo sobre ações para se ter uma digestão saudável

Vídeo (Translúcido) –  refletindo sobre “corpo humano versus máquina"

EXPOSIÇÃO TEMÁTICA DE ACERVO E PESQUISA SOBRE LIXO, REAPROVEITAMENTO E RECICLAGEM

                                               







ABRIL – SÁBADO – EXPOSIÇÕES: “REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS” E “MÚSICA”



PARTICIPAÇÃO NO PROJETO “A ÁFRICA NO BRASIL” – 1º ANO – CICLO II









 

JULHO - SÁBADO – “MÁRIO MARTINS EM FESTA” - EXPOSIÇÃO



DEZEMBRO – SÁBADO- SARAU “NOSSA MÚSICA, SUA MÚSICA” - TEATRO “O CONCERTO DOS ELEMENTOS” (TEMA: MÚSICA E MENSAGEM ECOLÓGICA)

                                              2012

Explorando temas nas narrativas: aventura, comédia, terror, drama e romance  - Ciclo II – 2º H – Profa. Jamile






Combinando a leitura de obras literárias com a emoção das trilhas sonoras e músicas clássicas






               

  

Pausa para a poesia

















 
  
Explorando estilos e técnicas no Circuito de Ilustração









 

Confira os frutos desse trabalho realizado em parceria com a BEI












PESQUISA DE CANTIGAS "UMA BOA CANTORIA" - 1º ANO INICIAL




Leitura do livro “Uma boa cantoria”, de Ana Maria Machado, com efeito sonoro de apito e fundo musical (som instrumental de cantigas)

Formação de grupos com distribuição de cartões representando os personagens da história

Distribuição dos nomes das cantigas a serem pesquisadas nos livros conforme seu personagem (Ex. boiadeiro – “O meu boi morreu”, “Boi da cara preta”; Lavadeiras – Sapo cururu, “O sapo não lava o pé”, “Mazu” etc.)
 

Consulta aos livros com cantigas para localização dos nomes das cantigas recebidas utilizando sumário ou índice



Apreciação coletiva das cantigas para escolha de uma cantiga pelos grupos


Releitura da história, com apresentação dos grupos cantando a cantiga escolhida














CIRCUITO DE ILUSTRAÇÃO - BEI, LAB E ATELIÊ DE ARTES

 Objetivos:
- valorizar a ilustração como forma de arte e como atividade profissional;
- promover o contato com a diversidade de estilos, técnicas, recursos e materiais envolvidos no processo de ilustração;
- promover a apreciação do trabalho de ilustradores;
- incentivar a produção artística dos alunos.






Etapas na BEI
 Exploração de mesas temáticas:
 Ilustrador – formação e áreas de atuação
Apreciação de estilos


Comparação de diferentes ilustrações criadas para a mesma história
 
Desenho, História em Quadrinhos e Caricatura









Ilustração Tridimensional, com uso de retroprojetor e com uso de computador


Gravura, xilogravura etc.










Pintura (Guache, aquarela etc)



Recorte, colagem e bordados

Ilustração e Arte
Processo de criação de ilustração com destaque para a pesquisa de referências















Apreciação de ilustrações produzidas por professores, alunos e funcionários





















PESQUISA SOBRE ANIMAIS MARINHOS - 3º E INICIAL - PROFA. MÁRCIA























CIRCUITO DE ASSOMBRAÇÃO/ TERROR/ SUSPENSE/ MISTÉRIO - 3º B INICIAL - PROFA. CIDA

Objetivo: Motivar os alunos para a produção de uma história
No circuito de Terror os alunos puderam apreciar ilustrações e trilhas sonoras, explorar a diversidade textual com essa temática, realizar um inventário de palavras e leituras de obras literárias.







































Os alunos também participaram de uma dinâmica para produção textual chamada "Fábrica de Histórias" que incentivou a produção coletiva de um esquema (idéias centrais para um texto).












O texto coletivo "O sumiço do vampiro" desenvolvido pelos alunos em sala de aula foi adaptado para teatro de sombras e apresentado no II Sarau da nossa escola no dia 24.11.12.





















Comentários