2013













"UMA BOA CANTORIA" - PESQUISA DE CANTIGAS - 1º ANO INICIAL

VEJA OS OBJETIVOS E ETAPAS NAS POSTAGENS DE 2012

LEITURA DRAMATIZADA DO LIVRO "UMA BOA CANTORIA", DE ANA MARIA MACHADO COM OS GRUPOS CANTANDO AS CANTIGAS PESQUISADAS

PROFESSORA JOSEFA - 1º  INICIAL A

















PROFESSORA DÉBORA - 1º INICIAL B





















PROFESSORA MARLENE CRUZ - 1º INICIAL C




















                              


PROFESSORA KAREN - 1º INICIAL D























CIRCUITO DE EXPLORAÇÃO TRIDIMENSIONAL - TORSO E ENCICLOPÉDIAS POP-UPS/3D SOBRE O CORPO HUMANO, FANTOCHES E LIVROS POP-UPS/3D DE CONTOS DE FADAS, REVISTAS RECREIO E BRINQUEDOS, LIVROS DE CIÊNCIAS COM LUPAS


PROFESSORA JOSEFA - 1º  INICIAL A
 














PROFESSORA DÉBORA - 1º INICIAL B




















PROFESSORA MARLENE CRUZ - 1º INICIAL C














PROFESSORA KAREN - 1º INICIAL D















  
VOLTA AO MUNDO NA BEI 
2º ano inicial -Professoras:Carina,Giseli, Marinês e Cristina Akemi
Objetivos

- promover o interesse pela exploração e leitura de acervo informativo e literário da BEI;

- ampliar o repertório de informações geográficas e culturais sobre os continentes;

- valorizar o uso de ferramentas de localização de informações como índices, sumários, caixas de busca e de paratextos como títulos, subtítulos, contracapa, apresentações etc.


Etapas

 Circuito de exploração inicial de atlas, globos, globo interativo, Google Earth, livros e enciclopédias;

 


















 















“Viagem à África” – circuito de pesquisa dirigida por diário de bordo explorando atlas, livros de geografia, ciência (animais), culinária, artes, costumes, contos e lendas africanas.

Apresentando as passagens...
























































Despedindo-se da África





Leitura compartilhada de um conto ou de uma lenda africana e apreciação musical de ritmos e de instrumentos africanos






























“Viagem aos continentes” – circuito de pesquisa dirigida por diário de bordo ilustrado (produção em grupo) explorando atlas, livros de contos e lendas e de ciências (animais)











































 











Apreciação musical de ritmos do mundo





APRESENTAÇÕES - Leitura dramatizada, teatro e contação de história

Contação de histórias produzidas pelos alunos do 1ºF Ciclo II - Profa. Jamile -  com o tema "desconstrução de contos"






Teatro - adaptação do livro "Menina bonita do laço de fita" de Ana Maria Machado apresentado pelos alunos do 2º D Ciclo II - Profa. Shirlei aos alunos do 1º anos iniciais C e D - Professoras Marlene e Karen 














Ensaios para apresentação de leitura dramatizada no pátio da escola como participação no Projeto "O Nosso Amigo Livro" - Adaptação da história "Furos no céu" de Lenice Gomes, livro "Nina África"  - 2º E Inicial - Profa. Cristina Akemi









 Produção de peça teatral em parceria  - BEI e 1º E, Ciclo II - Professora Cleusa
 adaptação do livro "A menina que odiava livros", de Manjusha Pawagi" para ser apresentada no Sarau 2013 - Apresentações " O Nosso Amigo Livro" - 29/06/13

Parabéns aos alunos pelo empenho e participação na produção dos cenários e das fantasias e pela dedicação nos ensaios que ocorreram de forma muito alegre e festiva e também muito organizada.



































Ensaios na quadra e apresentação do dia 29/06

















“OLHARES” – trabalhando com imagens e poemas - 3º anos iniciais

Objetivos
- sensibilizar para o olhar poético;
- promover o envolvimento com a poesia explorando suas funções lírica, estética e lúdica;
- trabalhar elementos sonoros e imagéticos presentes em poemas;
- incentivar a produção de poemas por prazer, sem maiores preocupações estruturais;
- ampliar o repertório literário.
Aula 1

- Leitura dramatizada do livro “Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas brancas” de Ricardo Azevedo














- Conversa sobre pontos de vistas e opiniões com uso de fotos de revistas;
 -Sugestão de empréstimo de livros do Ricardo Azevedo.


SUGESTÃO DE ATIVIDADE:Invente uma vida para a pessoa da foto. Roteiro:

1 – Quem é a pessoa da foto para você?

2 – O que ela está fazendo? Como ela está se sentindo? Por quê?

 3º ano B inicial - Professora Cida








“Ela é uma vaqueira que mora em um sítio. Ela participa de corrida de cavalo e já ganhou 200 troféus”

aluno Henrique Lima

“Para mim essa pessoa da foto é uma menina que adora cuidar da saúde e é muito famosa no mundo da arte, faz quadros maravilhosos. O seu nome é Eduarda.”

Aluna Ana Caroline
  
3º E Inicial - Professora Renata



“Para nós esta pessoa é um chefe de uma empresa que está muito desapontado porque a empresa está falindo e ele está pensando no que pode ajudar a empresa”

alunas Gabriela e Stefany

“Para nós a pessoa que está plantando bananeira é um professor de ginástica e ele está muito feliz porque ele ganhou um concurso!”
alunos Matteus e Rhaira
 
“Para nós ele é um homem que trabalha em uma empresa de veículos. Ele estava sem emprego e encontrou um. Ele está plantando bananeira na praia de Santos com a sua família. Ele está feliz porque ele e sua família ganharam na Mega Sena.”
alunos Carlos e Gabriela Bernardina
“Para mim o homem da foto é chefe de uma empresa e está irritado porque não consegue dar ordem para as pessoas na reunião. E está com tanta dor de cabeça que parece que vai desmaiar, com tanto barulho na cabeça dele.”
                                                                                                                               aluna Eduarda 
 
“Um homem está triste porque a cidade está destruída. Ele é o prefeito da cidade. Ele vai construir uma nova cidade, gastou um monte de dinheiro para casas e para escola.”

alunos Gabriel e Kamila

“Ele é advogado e perdeu um julgamento e foi despedido por isso está muito nervoso.”
alunos Cauê e Marcelo

3º C Inicial - Professora Ismênia





 
“Para mim, eles parecem um casal viajando e se divertindo, tirando foto para nunca se esquecerem e visitando as lojas da cidade e comprando roupas, coisas para cozinha. Ou ir ao shopping e depois voltar pra casa. E adoram ler. Têm dois filhos que vão pra escola e voltam de perua. Trabalham como dentistas e são os melhores dentistas do mundo. Todo Natal eles visitam o pai e a mãe deles nos Estados Unidos e estão feliz por estarem de férias.”

aluno Pedro Henrique


“Quem sou eu? Eu sou um homem fantasiado de tigre. A minha profissão é me fantasiar nas festas. Meu nome é Henrique. Eu moro numa mansão.”

aluno Octavio
Aula 2 e 3 – BEI
- conversa sobre haver poesia em todas as obras de arte, o olhar poético na fotografia, a poesia trazer outro olhar para as coisas do cotidiano;
- apreciação de fotos artísticas em livros e revistas;


 
 
 

 
 
 
 
 
 
 

  








































- leitura dos poemas “As coisas” de Mário Quintana e “Receita de olhar” de Roseana Murray;
As Coisas
O encanto
sobrenatural
que há
nas coisas da Natureza!
No entanto, amiga,
se nelas algo te dá
encanto ou medo,
não me digas que seja feia
ou má,
é, acaso, singular...
E deixa-me dizer-te em segredo
um dos grandes segredos do mundo:
- é simplesmente porque
não houve nunca quem lhes desse ao menos
um segundo olhar!          
   Mário Quintana
 RECEITA de olhar
nas primeiras horas da manhã
desamarre o olhar
deixe que se derrame
sobre todas as coisas belas
o mundo é sempre novo
e a terra dança e acorda
e, acordes de sol
faça do seu olhar imensa caravela
 Roseana Murray
 - apresentação de releitura das ilustrações dos livros O Robô Robério e O ET Alf produzida pela equipe da BEI;
 



 






    


-convite para a produção de uma ilustração dando um “segundo olhar” a imagens e fotos de revistas e encartes de propagandas e selecionando um parágrafo do livro O Robô Robério ou do livro O ET Alf;
 3º inicial A - Professora Adalgisa







 







3º B Inicial - Profa Cida



































3º C Inicial - Profa. Ismênia
















3º D Inicial - Professora Ana Lúcia







3º E Inicial - Professora Renata













 



 

























Aula 4
- leitura de uma definição do sol apresentada no “Atlas do Espaço” – p.43 a ser comparada com a frase poética de Mário Quintana:
“O sol, gato amarelo, salta as janelas e fica, imóvel, sobre o meu tapete.”
- Leitura compartilhada do livro “Isto é um poema que cura os peixes” e conversa sobre imagem poética;
- leitura compartilhada dos poemas “Janela” e “Cores”, de Sérgio Capparelli.

As Coisas
O sol,
Atrás do morro,
Derrama ouro
E primavera
Pela janela.

 Cores
No fim do dia, cansadas,
As borboletas penduram as asas,
Para não amarrotar as cores.
- apreciação de livros de poesia selecionando um exemplo de imagem poética para socializar com a classe.












 













Aula 5 e 6 – BEI

 apreciação em grupo de livros com poemas curtos e com haicais e seleção para leitura compartilhada com a sala;
- conversa relembrando a definição de haicai como uma “fotografia com palavras de um momento único que o poeta viu, ouviu, sentiu e que o encantou na natureza” (No risco do caracol – contracapa);

- apresentação de imagens com recortes produzidos pelo poeta Ferreira Gullar e pelo autor de contos de fadas Hans Christian Andersen que viraram ilustrações dos livros “Zoologia Bizarra”, de Ferreira Gullar e “Do alto do meu chapéu”, com poemas de Gláucia de Souza;

- leitura compartilhada de frases poéticas do livro “Zoologia Bizarra” e de poemas do livro “Do alto do meu chapéu”;

- produção artística e textual – criando um “quase” haicai inspirado no desenho feito pelo colega.






































 ATIVIDADE


Escolhendo palavras e criando frases poéticas




























Aula 7 – BEI

- Gincana da poesia – leitura e seleção de poemas em grupo conforme desafios para posterior socialização e leitura compartilhada com a classe.

Desafios: encontrar exemplos de poemas com e sem rimas; que explore o som de uma ou mais letras, visuais, que apresentem onomatopeias.


















GINCANA DA SOPA DA BRUXA - 2º ano Inicial - Professoras Carina e Marinês

Objetivos

-valorizar o contexto de uso e a função social da produção textual (receitas) e artística (desenho de seres vivos) dos alunos de maneira lúdica;

 - valorizar a exploração de acervo literário e científico da BEI;

-incentivar o uso de sumários e de índices;

- ampliar repertório de termos e expressões utilizadas em receitas e de nomes de seres vivos recorrentes em histórias de bruxa;

-estimular o interesse pela consulta de receitas valorizando elementos de sua estrutura – ingredientes, medidas, rendimento, tempo e modo de preparo;

-estimular o interesse pela consulta de textos informativos sobre seres vivos (fungos, plantas e animais) que geralmente aparecem em histórias de bruxas por suas características (estranhos, arrepiantes, gosmentos, pegajosos, venenosos, com odores fortes) e pelos ambientes em que são encontrados.

- valorizar o trabalho em grupo e a cooperação.

 Recursos – livros literários com tema de bruxas e com receitas estranhas e engraçadas, livros e enciclopédias de ciências.
AULAS 1 e 2
- leituras compartilhadas em sala de aula de livros de literatura destacando as receitas que neles aparecem e realizando inventário de termos e expressões esquisitas e engraçadas de cada elemento de sua estrutura (ingredientes, medidas, rendimento, tempo e modo de preparo).
- apresentação de livros e de enciclopédias de ciências na BEI chamando a atenção para critérios de classificação e de agrupamento que podem aparecer nos sumários além da ordem em que os temas se apresentam na obra - habitats e ambientes, tipos e características de seres vivos.
- inventário de nomes de seres vivos por meio de leitura e exploração do acervo apresentado.












Aulas 3 e 4

- Produção em grupo na sala de aula de uma receita de sopa de bruxa utilizando nomes de seres vivos nos ingredientes e escolhendo termos e expressões levantadas anteriormente;

- Pesquisa de referência na BEI – localização pelo índice dos seres vivos para desenhá-los em cartões para utilizar na gincana.











Aula 5


Gincana utilizando o espaço da BEI e do jardim próximo a ela.

Dinâmica da gincana:

Os grupos trocam a receita tendo por desafio localizar os desenhos dos seres vivos que foram escondidos anteriormente pelos outros grupos. Vence o grupo que encontrar os 5 desenhos que representam os seres vivos mencionados como ingredientes da receita, após verificação da professora.













 




















Comentários

  1. Adorei as atividades!!! Parabéns pelo trabalho!!
    Mamãe da Laura (1º ano B)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaríamos de saber sua opinião, deixe seu recado, clique em postar um comentário!