2016
PANFLETOS
PROJETO SOLIDARIEDADE E CIDADANIA
2º INICIAL B - PROF.ª KATIA RIBEIRO
VERBETES
2º INICIAL C
PROFESSORA RENATA
SEMANA DA CRIANÇA
DESFILE DE FANTASIAS
2ºS INICIAIS - TARDE
INDEPENDÊNCIA
2ºS INICIAIS - TARDE
06/09/2016
MODALIDADES ESPORTIVAS
"OLIMPÍADAS NO MÁRIO"
2º INICIAL C
PROF.ª RENATA
2º INICIAL E
PROF.ª KÁTIA FRANCO
OLIMPÍADAS NO MÁRIO
LEITURA DE HQ
2º INICIAL D
PROF.ª JAMILE
LEITURA NA BEI
2º INICIAL B
PROF.ª KATIA RIBEIRO
APRESENTAÇÃO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA
NO DIA 19 DE MAIO HOUVE A APRESENTAÇÃO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA DA ALUNA DO 2º INICIAL D, PROFESSORA JAMILE, LUNA VACCARI MARTINES PARA AS TURMAS DOS 2ºS INICIAIS.
2º INICIAL D - PROF.ª JAMILE
CHEGA DE BULLYING NA ESCOLA!
2º INICIAL D - PROF.ª JAMILE
PROCURANDO NOTÍCIAS SOBRE AS OLIMPÍADAS
2º INICIAL E - PROF.ª KÁTIA FRANCO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É COISA SÉRIA!
NOSSA ÚLTIMA AULA DE CIÊNCIAS FOI ASSIM! SALADA DE FRUTAS COM A TURMINHA.
HUMMMMMMMMMM FOI MUITO BOM!!!!!
2º INICIAL B - PROF.ª KATIA RIBEIRO
RESULTADO DO TEXTO COLETIVO APÓS LEITURA REALIZADA PELA PROFESSORA.
"A CASA SONOLENTA"
CLIQUE ABAIXO PARA ACESSAR OS JOGOS.
2º INICIAL E - PROF.ª KATIA FRANCO
CAMPANHA "TODOS CONTRA O BULLYNG"
AULA DE CIÊNCIAS HUMANAS
2º INICIAL D - PROF.ª JAMILE
AULA DE MATEMÁTICA
ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
2º INICIAL E - PROF.ª KÁTIA FRANCO
TRABALHANDO ALFABETO E ORDEM ALFABÉTICA POR MEIO DE ATIVIDADE EM GRUPO COM O USO DO DICIONÁRIO.
2º INICIAL D - PROF.ª JAMILE
DESENHANDO AS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA
TURMINHAS 2016
2º INICIAL A - PROF.ª ANA LÚCIA |
2º INICIAL B - PROF.ª KATIA RIBEIRO |
2º INICIAL C - PROF.ª RENATA |
2º INICIAL D - PROF.ª JAMILE |
2º INICIAL E - PROF.ª KÁTIA FRANCO |
OLHA SÓ A FESTA NA BRINQUEDOTECA
2º INICIAL B - PROF.ª KATIA RIBEIRO
ESTUDO DO ALFABETO E ORDEM ALFABÉTICA
2º INICIAL A
PROF.ª ANA LÚCIA
NOSSA PRIMEIRA SEMANA FOI ASSIM...
2º INICIAL C - PROF.ª RENATA
NOSSO PRIMEIRO MOMENTO DE LEITURA NA BEI!
2º ANO E - PROF.ª KATIA FRANCO
2015
RECEITAS
2º INICIAL D
PROF.ª ÉRICA
LEGENDAS
Leitura deleite
2º inicial C - Profª Cris Akemi
Essa semana fomos convidados pelo Mário, agente da Biblioteca da escola, para conhecer os livros novos comprados na Felisb.
Foi a primeira vez que as crianças tiveram a oportunidade de conversar mais com ele para conhecê-lo melhor.
Além de contar-nos um pouco sobre seus próprios hábitos e preferências de leitura quando criança, ele também comentou sobre seus filhos. Os alunos ficaram encantados com isso!
Foi importante para eles o quanto foram estimulados a ler por prazer e não por obrigação.
Durante a conversa Mário comentou sobre como descobrir nossas próprias preferências, sem ter que seguir padrões que outras pessoas estabelecem.
Por fim leu para eles um livro lindo chamado "Olhe para mim", que compõe o novo acervo.
Percebi o quanto foi importante também essa percepção de uma figura leitora masculina, que não é tão comum na escola infelizmente, o que ajuda na motivação dos meninos para a leitura, que geralmente são mais resistentes.
Da nossa parte fomos embora extremamente agradecidos pela experiência e assumindo a responsabilidade de cuidar muito bem dos livros novos, que semana que vem estarão disponíveis para empréstimo.
Obrigada Mário! Até a próxima!
A vida em preto e branco também é divertida!
2º inicial C - Prof.ª Cris Akemi
Semana passada após a leitura do livro "A dobradura do samurai" desafiei as crianças a reproduzirem uma ilustração do livro, pintando em preto e cinza utilizando sombreados, pois eles haviam me pedido para ensiná-los essa técnica.
Também tentamos executar um Tsuru, dobradura que o livro apresenta, não tivemos muito sucesso nessa atividade, mas aprendemos a ser mais atenciosos, pacientes e determinados!
Parada Literária
2º inicial C - Profª Cris Akemi
Na semana passada experimentamos a receita do brigadeiro frio, mas naquele momento as crianças somente finalizaram o doce, não chegaram a trabalhar com medidas e manipulação dos ingredientes.
Hoje foi diferente, cada um recebeu sua receita, lemos coletivamente, quando também foram revistas as partes da receita, as unidades de medida e a importância do acompanhamento do texto para uma efetivação bem sucedida.
Então os ingredientes foram oferecidos a eles, que baseados no que liam ou na ajuda do colega do lado foram adicionando o necessário.
Para quem se interessou segue a receita que utilizamos! Experimente!!!
MASSINHA DE MODELAR
INGREDIENTES
4 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de tinta guache da cor preferida
3 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de tinta guache da cor preferida
MODO DE FAZER
Misture todos os ingredientes num copo. Depois, amasse com as mãos até a massa ficar lisinha. Agora é só se divertir.
Está na hora, está na hora!
2º inicial C - Prof.ª Cris Akemi
Essa semana retomamos um conteúdo que ainda precisava de trabalho: "Aprender a ver as horas".
Como estávamos sem relógio na sala, pois quebrou, a diretora Rose nos cedeu o dela para que pudéssemos dar continuidade ao estudo.
Lemos o livro:
Pedi para que eles pensassem na possibilidade do uso do relógio no dia a dia, caso tivessem. Eles ficaram muito animados!
O próximo passo é construir um relógio manipulável que o livro traz. Aguardem!
JOGOS ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS!
2º inicial C - Prof.ª Cris Akemi
Nada como envolver as crianças em jogos nos quais também aprendem e desenvolvem seu raciocínio lógico!
Juntos fazemos mais bonito!!
2º inicial C - Prof.ª Cris Akemi
O trabalho em grupo é essencial para o desenvolvimento das habilidades de compartilhar, compreender, conciliar, se expressar.
A criança que não aprende a trabalhar em equipe terá muita dificuldade em fazer isso na vida adulta.
Ontem em nosso estudo do meio observamos a importância de uma reserva natural e o problema da poluição para nossa vida, decorrente da intervenção do ser humano.
Sugeri que metade da sala representasse em cartaz uma paisagem natural e sua diversidade e a outra metade uma paisagem modificada pela nossa ação.
A intenção era de que planejassem o trabalho, combinassem a melhor execução, com a participação de todos e executassem com o mínimo possível de conflitos. Durante a atividade fui intervindo quando necessário chamando atenção às atitudes mais adequadas que deveriam adotar diante das adversidades do fazer coletivo.
Também fui questionando os grupos sobre a presença de elementos que eles poderiam lembrar para compor a paisagem, retomando os conteúdos estudados e vivenciados.
Ainda orientei sobre questões acerca do capricho no trabalho, bem como tamanho e proporção e representação em vista superior, lateral e frontal, temas já trabalhos anteriormente.
O resultado poderá ser conferido dia cinco de dezembro no nosso sábado letivo!!!
Leitura: o mundo a sua frente!
2º inicial C - Profª Cris Akemi
Por vezes ouvimos dizer que algumas crianças não gostam de ler. Porém é preciso entender que o encantamento pela leitura também pode ser ensinado e estimulado. Muitas vezes eles não querem ler aquilo que gostaríamos que lessem, isso não quer dizer que não encontrem algo que se interessem. O importante é apresentar a diversidade com qualidade, deixá-los também livres para escolher. Vejam o resultado:
Mercado MMA
2º INICIAL D - Prof.ª Érica
Sempre que íamos à brinquedoteca observava que as crianças adoravam brincar com dinheirinho, vendas, compras...Então pensei em fazer uma atividade diferenciada que contemplasse vários conteúdos, além de ser prazerosa para as crianças. Assim, surgiu a ideia de montar um mercado o mais real possível, foi uma atividade em que as crianças se envolveram inteiramente, trouxeram embalagens de casa, folhetos de mercados, fizeram pesquisas, cartazes e até votação para escolher um nome para o mercado...Por meio dessa atividade trabalhamos vários conteúdos de história, geografia, ciências, matemática e português, além disso, as crianças aprenderam a trabalhar em equipe, respeitar a opinião do amigo e aprenderam muito sobre o sistema monetário, meio ambiente, a importância de pesquisar preços e de comprar somente aquilo que fosse necessário. Confeccionaram sacolas de compras reutilizáveis na aula de Artes. Cada criança teve a oportunidade de exercer diferentes funções no mercado como caixa, repositor, ajudante e comprador, nessa última função cada aluno recebeu R$ 50,00 em dinheirinho de papel e deveria se organizar para gastar em três compras diferentes. Esse projeto nos rendeu momentos de aprendizagem e também muita diversão. Vejam as etapas do projeto e o nosso mercado MMA em funcionamento. Agradeço aos pais pela participação !!!
SEMANA DA CRIANÇA
2º Inicial C e D- Profªs Cris Akemi e Érica
Pic bandeira a fantasia
É festaaaa!!!
2ºs iniciais C e D - Profªs Cris Akemi e Érica
Agradecemos o capricho e a dedicação dos alunos e das famílias que produziram uma festa tão linda e apetitosa!!!
Ficamos mais lindos pois temos uma amiga linda!!
2ºs iniciais C e D - Profªs Cris Akemi e Érica
Último dia da semana das crianças, e fomos presenteados por nossa amiga Márcia Berton com pinturas incríveis que nos deixaram mais bonitos ou mais assustadores! Obrigada querida!
SEMANA DA CRIANÇA
2º INICIAL D - Prof.ª Érica
A semana da Criança foi recheada de muitas atividades diferenciadas...Confiram alguns desses momentos especiais.
SEMANA DA CRIANÇA
2º Inicial C - Profª Cris Akemi
Receita
Aprendendo a dançar
Brinquedos Infláveis
Baladinha
Contação de Histórias
2º Inicial C - Profª Cris Akemi
Receita
Criança adora fazer coisas com as mãos e comer chocolate. Unindo útil e o agradável a semana começou muito bem com o nosso "Brigadeiro frio".
Fiz a receita com o acompanhamento dos alunos e posteriormente cada um enrolou e confeitou seus próprios brigadeiros, e logicamente comeu. Ficou excelente!
Quando estávamos descendo para lavar os materiais utilizados encontramos a Profª Jamile, que ficou muito interessada em comer nossos brigadeiros, mas infelizmente eles já tinham acabado. Para que ela não ficasse com vontade resolvemos então presentear a ela e a sua turma com cópias da receita, sendo assim, cada um poderia fazer em casa e ainda ensinar outras pessoas.
Produzimos coletivamente a escrita do que fizemos no dia anterior:
BRIGADEIRO FRIO
Rendimento: 66 brigadeiros pequenos
Ingredientes:
2 1/2 canecas de leite em pó
2 1/2 canecas de chocolate em pó
1 caixa de 395g de leite condensado
1 pacote de 100g de chocolate granulado
Modo de preparo:
Coloque o leite em pó em uma tigela com o chocolate em pó, em seguida coloque o leite condensado e misture com uma colher.
Mexa com as mãos até a massa ficar macia, se estiver dura ainda coloque um pouco de água, leite ou leite condensado.
Faça 66 bolinhas depois coloque o granulado em um prato, em seguida passe as bolinhas no granulado.
Então copiamos a receita e fomos até lá presenteá-los:
Aprendendo a dançar
Dançar faz bem para o corpo e para a alma, mas muitos tem vergonha pois não sabem exatamente os movimentos e o ritmo a seguir durante as músicas.
Então, pela iniciativa do Profº Rafael (Educação Física-manhã) e com a ajuda do Mário na montagem dos aparelhos necessários, pudemos fazer o Just Dance na escola. Eles amaram, e aprenderam alguns passinhos.
Brinquedos Infláveis
Baladinha
Contação de Histórias
A professora Soraya é excelente contadora de histórias, e faz uma bruxa as-sus-ta-do-raaaa!!!!
Muito gentilmente cedeu parte do seu tempo para presentear a nós e ao 2º Inicial D - Profª Érica, com a contação de "A Bruxa Salomé".
Mãozinha na árvore
2º Inicial D - Professora Érica
A nossa escola está ficando cada dia mais linda e agradável com as cores e paisagens sendo renovadas. Hoje demos uma mãozinha para que a árvore do nosso pátio ficasse ainda mais linda. Obrigada Márcia Berton pelo carinho e paciência, adoramos participar.
Pega-Pega Gato e Rato
2º Inicial C -Prof.ª Cris Akemi
2º Inicial C -Prof.ª Cris Akemi
Alunos observando o gato e o rato correndo. |
Observando os pegadores e pedindo para virar gato. |
Khauani pulando para se salvar. |
Mariana descansando. |
Isabelli pulando para se salvar. |
Manoela tentando pegar a Kauani. |
Professor Taffarel está montando outra dupla de gato e rato. |
Manoela está caçando Khauani. |
Gabriel tentando pegar o Henrico. |
Vista superior de Isabelle. |
Vista superior de Luis Fernando. |
Vista superior do pega-pega Gato e Rato. |
Vista superior do Professor Taffarel explicando novamente o jogo. |
Jogo com mais de uma dupla de Gato e Rato. |
Vista superior de três alunos. |
Após a vivência do jogo na quadra, os alunos observaram as fotos na informática e produzimos coletivamente legendas para elas, relatando os momentos registrados. Aproveitando para construir os conceitos de vista frontal, lateral e superior.
Na sala de aula, em trios, produziram o texto instrucional que ensina a brincadeira. E no dia seguinte reunimos elementos de todos os textos produzidos e construímos um coletivo:
Pega pega Tom e Jerry (Gato e rato)
Materiais necessários:
- Lugar espaçoso
Idade: a partir de 6 anos
Participantes: entre 20 e 40 pessoas
Regras do jogo:
- Todos devem sentar com as pernas estendidas, bem espalhados pelo espaço.
- Um líder escolhe quem será o Jerry e o Tom.
- Então começa o jogo e o Tom corre atrás do Jerry para tentar pegá-lo.
- Se o Tom pegar o Jerry eles trocam de lugar.
- O Jerry pode se salvar pulando por cima das pernas dos participantes que estão sentados, então o Jerry senta e quem foi pulado vira Jerry.
- O líder para o jogo e pode montar mais duplas dependendo do tamanho do espaço e do número de participantes.
Classificando tipos de medida
2ºInicial C - Prof.ª Cris Akemi
Utilizando produtos de supermercado trazidos de casa separamos em grupo o que medimos em kg, metros e litros. Aproveitamos para registrar em tabelas o que classificamos. Também foi importante para trabalharmos a execução em equipe.
Atenção, concentração!!!
2º inicial C - Profª Cris Akemi
Essa atividade foi demorada e muito trabalhosa, exigiu do grupo uma concentração específica para conseguirem transportar a história de uma linguagem visual para o textual. Mas conseguimos um resultado satisfatório! Parabéns 2º ano!!!!
Texto coletivo produzido com base na apreciação do vídeo e produção individual em sala de aula.
O monstro preguiça
Um dia duas lesmas estavam rastejando no muro e elas cantavam uma monstro música:
- O monstro inverno vai chegar, então vista um agasalho ou então vai congelar!
O Gorgo estava recolhendo lesmas para o monstro inverno na montanha monstro.
E então o pai de Lali foi viajar para o Sul e deixou uma carta para a monstrinha:
- Querida Lali. Eu e Morgume fomos ao Sul para pesquisar o movimento da migratório das lesmas. Você já está grande para o monstro inverno, vista um agasalho!
Lali, Luíza e Dedé tentam roubar as lesmas de Gorgo, mas não conseguem porque ele estava acordado.
O monstro preguiça apareceu anteriormente, mas ninguém percebeu ele lá.
O Gorgo apareceu furioso e falou:
- Eu não posso ficar sem minhas lesmas, senão eu fico louco!
E ele de tão bravo engoliu Lali, Luíza e Dedé.
Isso tudo aconteceu porque quando eles deviam ter pego as lesmas ficaram com preguicinha, por causa do monstro preguiça. Ao chegar o inverno estavam desesperados de forme.
Então chegou o síndico e Lali, Dedé e Luíza estavam pedindo socorro. Ele falou:
- Eu soube que houve um furto de lesmas aqui na sua casa.
O síndico mandou o Gorgo soltá-los e foram até o Sul buscar lesmas para o Gorgo.
O pai de Lali chega e pesquisa o monstro preguiça.
Explicação conceitual da atividade no blog da professora: ameninaqueescreviaversos.wordpress.com
ESTUDO DAS PLANTAS
2º INICIAL D - PROFESSORA ÉRICA
Como finalização dos nossos estudos sobre as plantas as crianças realizaram pesquisa na qual observaram e registraram as características das mesmas. Aprendemos e socializamos os resultados. Confiram.
A VIDA IMITA A ARTE… A ARTE IMITA A VIDA!!
2º INICIAL C - PROF.ª CRIS AKEMI
O 2º ano foi a fundo em sua interpretação para produzir a releitura dessas duas obras a seguir. Transformando-as segundo o estudo de observação e uso de adjetivos. A primeira que classificaram como colorida e alegre, foi modificada para "sem cor" (monocromática) e fria e a segunda que eles consideraram triste e sombria tiveram a oportunidade de transformar em alegre e viva.
O mais...
2º inicial C - Profª Cris Akemi
Leitura das reescritas produzidas em sala de aula do livro "O mais bonito"!!!
Vejam o vídeo das leituras das reescritas, realizada pelos alunos do 2º inicial C.
Comentários da turma sobre a atividade:
Gabriel: "A atividade foi muito legal"
Matheus Queiroz: "A nossa turma aprendeu que quando alguém desenha uma coisa não pode falar que o desenho está feio"
Arthur: "A atividade foi boa porque as pessoas que queriam ler, leram"
Educação Física também na sala de aula!
2º inicial C - Profª Cris Akemi
Esses desenhos reproduzem uma prática em quadra, na aula de Educação Física com o Professor Taffarel, a qual os alunos comentaram com muito entusiasmo. Devido a isso pedi que realizassem as ilustrações e depois produzimos coletivamente o textos instrucional, gênero que será estudado nesse trimestre. O intuito era que crianças da escola e quiça de todo o mundo tivessem a oportunidade de aprender uma brincadeira ensinada pela turma. Foi bem complexa e trabalhosa a atividade, mas rendeu inúmeros aprendizados.
Explicação conceitual da atividade no blog:ameninaqueescreviaversos.Wordpress.com
Produção coletiva de texto instrucional
Joquempô na linha
Idade: a partir de 06 anos
Participantes: 2 grupos de 15 pessoas e 1 juiz
Material necessário: 4 cones
fita crepe para fazer as linhas
1 apito
lugar espaçoso
Regras do jogo: Pegue a fita crepe e faça uma linha reta para frente, depois vire à direita e faça uma outra linha, a seguir vir à esquerda e faça a terceira linha no chão. Ponha os cones nas pontas das linhas e depois cada grupo faz uma fila: uma fila vai ficar atrás do cone que está no começo da 1ª linha e a outra fila no final da 3ª linha. A seguir comece o jogo, o juiz apita e os primeiros de cada fila devem correr, mas não podem sair da linha, até encontrar seu adversário. Quando eles se encontrarem jogam Joquempô. Quem perder grita: "Socorro"! E vai para o final da sua fila, quem ganhar continua correndo. Então a 1ª pessoa da fila de quem perdeu corre para tirar Joquempô, quando encontrar com aqueles que está correndo. Quando um dos jogadores chegar na fila do adversário marca ponto se ganhar no Joquempô, se perder vai para o fim de sua fila e o próximo passa a correr.
Comentários da turma sobre a atividade:
Sofia: " A atividade foi muito legal porque a gente interagiu com os colegas para fazer uma brincadeira diferente. A gente também aprendeu a fazer desenhos relacionados com a brincadeira."
David: "Essa brincadeira nova foi divertida porque todo mundo participou"
Matheus Queiroz: "Eu achei que foi interessante porque a gente fez um texto para outras pessoas brincarem com os amigos e com a família"
Sofia: " A atividade foi muito legal porque a gente interagiu com os colegas para fazer uma brincadeira diferente. A gente também aprendeu a fazer desenhos relacionados com a brincadeira."
David: "Essa brincadeira nova foi divertida porque todo mundo participou"
Matheus Queiroz: "Eu achei que foi interessante porque a gente fez um texto para outras pessoas brincarem com os amigos e com a família"
Quanta animação!!!
2º ano C - Profª Cris Akemi
É muito divertido assistir a curtas de animação. Por esse motivo pensei que as crianças poderiam me contar o que interpretam de cada um deles, o que também é uma atividade cognitiva e de linguagem. Depois de assistirmos e conversarmos sugeri que pelo desenho eles escolhessem um dos curtas e demonstrassem a história com começo, meio e fim.
Comentários da turma sobre a atividade:
Gabriel: "Eu achei as animações ótimas porque eram bem engraçadas"
QUEM ROUBOU PÃO NA CASA DO JOÃO?
2º inicial C - Profª Cris Akemi
Atividade de leitura e produção de texto, visando além da diversão e a interação entre as crianças por meio da cultura popular, a tranposição da oralidade para escrita tendo em vista a escrita convencional e a estruturação do texto, paragrafação e pontuação.
Confiram o vídeo e os textos produzidos:
Foram selecionados para publicação no blog as escritas que atenderam aos requisitos, mesmo que parcialmente, da proposta de estruturação do texto. Os erros ortográficos estão de acordo com a faixa etária e o ano/ciclo.
Observando e apreciando as plantas!
2º inicial C - Profª Cris Akemi
Essa atividade nos foi indicada pela professora Joice do 3º ano. Pedi que em casa fizessem a observação e registrassem em desenho e escrita as características da planta observada. Em sala compartilharam suas análises e produzimos uma lista de adjetivos presentes em cada atividade, trocando informações e tirando as dúvidas sobre os significados das palavras.
Apresentação de poemas!
Os alunos trabalharam em grupos, estudando o poema e definindo o que fariam na apresentação.
A criatividade rolou solta!
Grupos leram dividindo as partes do poema, outros cantaram, outros dançaram e outros ainda interpretaram utilizando mimicas!
Que turminha criativa!
Prof.ª Carina - Alunos do 2º inicial B
HOJE FOI DIA DE IMAGINAR
BAILE À FANTASIA!
2º INICIAL B - PROF.ª CARINA
A escola é o primeiro ambiente de socialização que requer a independência e a autonomia da criança em se relacionar, interagir e resolver seus conflitos.
Por isso é tão importante o acompanhamento e o interesse dos pais em perguntar, procurar saber e definir com o filho os reais valores de sua família.
Os alunos do 2º ano inicial B realizaram uma atividade onde puderam se expressar, ouvir as opiniões e comentários dos amigos, refletindo e buscando soluções saudáveis para determinadas situações.
Depois, produziram em grupos cartazes que trouxeram atitudes positivas que podemos ter com nossos amigos e pessoas de nosso convívio.
Confiram as fotos!
MATERIAL DOURADO - NUNCA DEZ
2º inicial C - Prof.ª Cris Akemi
Hora da brincadeira!
O ato de brincar é inerente à toda criança e faz-se muito importante para seu crescimento.
Durante uma brincadeira, a criança cria possibilidades, imagina, fantasia, imita a vida real, constrói estratégias de soluções de problemas, além de se divertir a valer!
A brinquedoteca da escola está cada dia mais linda e mais legal!!!
Que delicia partilhar momentos como esse com nossos amigos!!!
2º inicial B, Prof.ª Carina
BRINQUEDOTECA
2º ano inicial C - Prof.ª Cris Akemi
Na vida adulta temos quase sempre que escolher caminhos definitivos e conviver com eles. Por esse motivo é importante que quando crianças tenhamos a oportunidade de experimentar, enquanto as escolhas são reversíveis, criar personagens na construção da personalidade. Personagens fictícios e personagens do cotidiano. Super heróis, fadas, piratas, bruxas, "conserta-tudo", caixas de mercado, cabeleireiros, médicos!!
Experimentar faz parte do desenvolvimento e brincar proporciona muito mais às crianças do que podemos imaginar!!!
JOGOS ONLINE
Estamos adorando os jogos sugeridos pela professora Claudia em nossa página no blog. São jogos de Português e Matemática, muito divertidos e que estão nos ajudando a aprender conceitos e conteúdos importantes nessas áreas!
E o mais legal é que podemos jogar em casa também! Basta acessar o blog da nossa escola! Assim, podemos desafiar nossos familiares e amigos e continuar aprendendo!!!
E o mais legal é que podemos jogar em casa também! Basta acessar o blog da nossa escola! Assim, podemos desafiar nossos familiares e amigos e continuar aprendendo!!!
Aluno do 2º inicial B
CLIQUE NOS JOGOS ABAIXO:
2º INICIAL B - PROF.ª CARINA
TODA SEMANA ACONTECE UM DOS MOMENTOS MAIS ESPERADO PELA TURMA: A HORA DA LEITURA DE GIBIS DA TURMA DA MÔNICA! ELES APRECIAM A COLEÇÃO DA PROFESSORA COM ENTUSIASMO! QUE DELICIA!
APRENDENDO COM A TURMA DA MÔNICA!
2º INICIAL C - PROFª CRIS AKEMI
2º INICIAL C - PROF.ª CRIS AKEMI
PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA
REESCRITA DA LENDA: O BOTO
O BOTO É ROSA. ELE VIVE NO RIO AMAZONAS, PORQUE É UM ANIMAL AQUÁTICO.
A NOITE ELE SAI DO RIO, VIRA HOMEM E VAI NAS FESTAS, CONVIDA AS MULHERES PARA DANÇAR E NAMORAR.
O BOTO TEM UM SEGREDO, ELE NÃO TIRA O CHAPÉU DE JEITO NENHUM, PRA NINGUÉM SABER QUE RESPIRA POR UM BURACO NA CABEÇA, PORQUE ELE É UM BOTO.
ANTES DO AMANHECER ELE TEM QUE VOLTAR PARA A ÁGUA, SENÃO ACABA O ENCANTO E VIRA BOTO NA SUPERFÍCIE.
SE A MULHER FOR COM O BOTO PARA O RIO FICARÁ ENCANTADA PARA O RESTO DA VIDA OU SE TIVER FILHOS DELE, ENTÃO ELES SERÃO CHAMADOS DE FILHOS DO BOTO.
TRAVA-LÍNGUAS
TRAVA-LÍNGUAS É UMA OPÇÃO DIVERTIDA E PRODUTIVA DE LER, SE EXPRESSAR, TROCAR EXPERIÊNCIAS, BRINCAR E AO MESMO TEMPO APRENDER. FAZENDO A TRANSPOSIÇÃO DE MANEIRA LÚDICA ENTRE A ORALIDADE E A ESCRITA E VICE-VERSA. CONFIRAM NOSSO PROCESSO A SEGUIR. NOTEM QUE OS TÍTULOS DADOS AOS TRAVA-LÍNGUAS REFLETEM A MANEIRA COM QUE OS ALUNOS SE REFERIAM A ELES DURANTE A ATIVIDADE.
A VERA VELHA
A FILHA DA VELHA VERA FEZ UMA FESTA. E CONVIDOU O FILHO DO VELHO VITOR, A FILHA DO DO VELHO VITOR E O VELHO VITOR.
O TEMPO
O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM. O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
OS MAFAGÁFOS
NUM NINHO DE MAFAGAFOS HÁ CINCO MAFAGAFINHOS. QUEM OS DESMAFAGAFIZAR, BOM DESMAFAGAFIZADOR SERÁ.
CONFIRAM AINDA:
TRÊS TIGRES TRISTES
https://www.youtube.com/watch?v=tQuuoAsa-g4&feature=youtu.be
MAIS ATIVIDADES, TEXTOS E VÍDEOS NO BLOG DA PROFESSORA: https://ameninaqueescreviaversos.wordpress.com/
OS MAFAGÁFOS
CONFIRAM AINDA:
TRÊS TIGRES TRISTES
https://www.youtube.com/watch?v=tQuuoAsa-g4&feature=youtu.be
MAIS ATIVIDADES, TEXTOS E VÍDEOS NO BLOG DA PROFESSORA: https://ameninaqueescreviaversos.wordpress.com/
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR ART PAD
O JOGO SIMBÓLICO - BRINQUEDOTECA
2º INICIAL C - PROF.ª CRIS AKEMI
Primeiro dia de aula
Nos conhecendo melhor
2º INICIAL B - PROF.ª CARINA
ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS, REALIZADA EM GRUPOS PRODUTIVOS.
2014
51 ANOS DE HISTÓRIA
2º INICIAL F, PROF.ª ALEXANDRA
RECICLAGEM
2º INICIAL F - PROF.ª ALEXANDRA
Reciclagem
PESQUISA DOS ANOS 90
2º INICIAL C - PROF.ª ANA LÚCIA
Pesquisa Anos 90 - 2º inicial C
PAISAGEM NATURAL E HUMANIZADA
2º INICIAL F - PROF.ª ALEXANDRA
Paisagem Natural e Humanizada
POEMAS
PESQUISA, VOZ E DESENHOS ELABORADOS PELA TURMA DO 2º INICIAL E, PROF.ª REJANE
TEXTOS INSTRUCIONAIS
LINKs de VÍDEOS PARA ESTUDO DOS ANOS 90
ABERTURA DO PROGRAMA CASTELO RÁ-TIM-BUM
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO
RATINHO TOMANDO BANHO
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO
LAVAR AS MÃOS
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO
ABERTURA DA TV COLOSSO
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO
Versão do conto acumulativo “A casa sonolenta”
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PLANTAS
LINKs PARA ESTUDO - MITOS E LENDAS
CLIQUE AQUI PARA EXPLORAR O SITE:
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/cfolc.htm
REESCRITA COLETIVA DA PARLENDA UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ
UM, DOIS, COMI BOIS
Projeto Copa do Mário 2014
A leitura do conto "O príncipe Cinderelo" foi realizada pela professora Rejane, do 2º inicial E em sala de aula. Os alunos ouviram atentamente e produziram a reescrita coletiva. A professora registrou os fatos que foram narrados pelo grupo. A ilustração foi realizada em dupla no laboratório de informática, no programa Paint e a edição do vídeo no programa Movie Maker.
A Dona Aranha - The Lady Spider
Reescrita coletiva do conto “O Príncipe Cinderelo”.
"Minha casa no Google"
2º inicial B - Profª Giseli
Dentro do projeto institucional "Copa do Mário de 2014" a turma do 2º inicial B, está fazendo uma sequência de atividades voltadas à pesquisa de mapas, incluindo seus endereços residenciais no programa Google Earth que possibilita visualizar imagens do planeta, lugares, terrenos e construções em 3D.
Confiram o momento:
2013
Retrospectiva 2º inicial B
Prof.ª Marinês
"Animais do Mundo"
2º inicial C - Prof.ª Carina
"Álbum eletrônico"
2º inicial F - Profª Alexandra
"Animais do Mundo"
2º inicial B - Profª Marinês
No mês de setembro as crianças assistiram ao filme Wall-e, e segundo eles, o filme lhes mostrou que:
A gente aprende e se diverte aprendendo.
A Letícia se diverte vendo a gente se divertindo.
QUEM SOU EU?
2º INICIAL D - PROF.ª ÉRICA
DURANTE AULA DE HISTÓRIA OS ALUNOS DO 2º ANO D ANALISARAM FOTOS DOS AMIGOS QUANDO ERAM BEBÊS, O DESAFIO ERA ADIVINHAR QUEM ERA. DISCUTIRAM TAMBÉM O QUE MUDOU, CARACTERÍSTICAS FÍSICAS QUE PERMANECERAM, AÇÕES E NECESSIDADES QUE TINHAM E SUAS EVOLUÇÕES. FOI UMA ATIVIDADE MUITO DIVERTIDA E SIGNIFICATIVA !!! CONFIRAM AS FOTOS.
QUEM SOU EU?
2º INICIAL B - PROF.ª CARINA
AS AULAS DE HISTÓRIA DESTE TRIMESTRE FORAM MUITO DIVERTIDAS E CHEIAS DE DESCOBERTAS.
OBSERVAMOS A PASSAGEM DO TEMPO EM NOSSAS VIDAS. POR MEIO DE FOTOS, OS ALUNOS OBSERVARAM AS MUDANÇAS FÍSICAS DE QUANDO ERAM BEBÊS ATÉ OS DIAS DE HOJE.
QUE LEGAL TENTAR ADIVINHAR QUEM ERAM OS BEBÊS!!!
AGRADEÇO AOS PAIS PELA PARTICIPAÇÃO ENVIANDO AS FOTOS!
O JOGO SIMBÓLICO - BRINQUEDOTECA
2º INICIAL C - PROF.ª CRIS AKEMI
2º INICIAL C - PROF.ª CRIS AKEMI
Aguardem próximos passos dessa atividade! Mais detalhes no blog ameninaqueescreviaversos.wordpress.com
2º inicial C - Profª Cris Akemi
Primeiras produções artísticas a partir da leitura do livro "A vida em grupo"
Produção de texto coletiva:
Chapeuzinho Branco
Chapeuzinho Branco se esquecia das coisas toda hora. Ela e o pai viúvo moravam perto de uma floresta.
Um dia o pai dela falou para levar doces e uma maçã para o vovô.
Ela foi andando pela floresta e viu um lobo.
O lobo tinha pelo preto e branco, orelhas laranjas, rabo colorido e pernas coloridas.
Ele falou:
- Onde você vai menina?
- Ah! Eu me esqueci! - Chapeuzinho Branco respondeu.
- Por que você se esqueceu?
- Por que me dá um branco sempre, por isso me chamam de Chapeuzinho Branco.
Chapeuzinho Branco foi embora passear sem saber para onde ia. O lobo ficou com fome. Não viveu feliz para sempre.
Contação de Histórias utilizando objetos
2º inicial C - Profª Cris Akemi
Maryana - contou Cinderela utilizando suas canetinhas coloridas para representar as personagens |
Isabeli - usou a capinha de sua escova para simbolizar a capa da Chapeuzinho Vermelho |
Sofia - escolheu Frozen com direito a interpretação de todas as músicas acompanhada de seus colegas Leia detalhadamente sobre a atividade no blog: ameninaqueescreviaversos.wordpress.com OUTROS VÍDEOS DE HISTÓRIAS, CLIQUE NO TÍTULO: EU VOLTEI! RINGO E A NOVA VIZINHA |
Primeiras produções artísticas a partir da leitura do livro "A vida em grupo"
Detalhamento da atividade no blog: ameninaqueescreviaversos.wordpress.com
Nos conhecendo melhor
2º inicial C - Profª Cris Akemi
(Leia detalhadamente sobre a atividade realizada no blog:ameninaqueescreviaversos.wordpress.com)
2º INICIAL B - PROF.ª CARINA
ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS, REALIZADA EM GRUPOS PRODUTIVOS.
2014
51 ANOS DE HISTÓRIA
2º INICIAL F, PROF.ª ALEXANDRA
RECICLAGEM
2º INICIAL F - PROF.ª ALEXANDRA
Reciclagem
PESQUISA DOS ANOS 90
2º INICIAL C - PROF.ª ANA LÚCIA
Pesquisa Anos 90 - 2º inicial C
PAISAGEM NATURAL E HUMANIZADA
2º INICIAL F - PROF.ª ALEXANDRA
Paisagem Natural e Humanizada
POEMAS
PESQUISA, VOZ E DESENHOS ELABORADOS PELA TURMA DO 2º INICIAL E, PROF.ª REJANE
TEXTOS INSTRUCIONAIS
O trabalho com textos instrucionais (receitas) objetivou compreender que esse gênero textual apresenta características específicas e quando relacionadas ao seu uso social, potencializam a leitura atenta, permitindo uma melhor compreensão das instruções dadas.
Trabalhamos o uso do texto instrucional com a receita de massinha para modelar. Essa atividade foi realizada na aula de arte com a professora Gabriela. Após a produção da massinha, propusemos que os alunos modelassem algumas frutas, de acordo com a preferência individual.
Na sala de aula, eles puderam interpretar o texto instrucional da massinha de modelar, favorecendo a leitura e compreensão das instruções. Como vivenciaram a preparação da receita, a proposta de interpretação do respectivo texto se tornou mais significativa.
Em seguida, pensamos na construção de um texto instrucional coletivo, visando à elaboração de uma receita de salada de frutas. Essa proposta estimulou a leitura, escrita, ampliando os conhecimentos de forma coletiva.
Agradecemos a parceria com a professora Gabriela (arte) e Claudia Lotufo (informática), pela publicação do nosso trabalho.
Professora Alexandra e alunos do 2º inicial F
LINKs de VÍDEOS PARA ESTUDO DOS ANOS 90
ABERTURA DO PROGRAMA CASTELO RÁ-TIM-BUM
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO
RATINHO TOMANDO BANHO
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO
LAVAR AS MÃOS
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO
ABERTURA DA TV COLOSSO
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO
Versão do conto acumulativo “A casa sonolenta”
Texto produzido coletivamente pelo 2º ano inicial – D, com orientação da Profª Cris Akemi
A casa brincalhona
Era uma vez
uma casa brincalhona,
onde todos viviam brincando.
tinha um palhaço,
um palhaço trapalhão,
numa casa brincalhona,
onde todos viviam brincando.
Com o palhaço trapalhão
estava brincando o menino,
um menino engraçado,
brincando com um palhaço trapalhão,
numa casa brincalhona,
onde todos viviam brincando.
Com o menino engraçado
estava brincando a avó
uma avó doida,
que brincava com o menino engraçado,
que brincava com o palhaço trapalhão,
numa casa brincalhona,
onde todos viviam brincando.
estava brincando o cachorro,
um cachorro malabarista,
que brincava com a avó doida,
que brincava com o menino engraçado,
que brincava com o palhaço trapalhão,
numa casa brincalhona,
onde todos viviam brincando.
Com o cachorro malabarista,
estava brincando o gato,
um gato bailarino,
que brincava com o cachorro malabarista,
que brincava com a avó doida,
que brincava com o menino engraçado,
que brincava com o palhaço trapalhão,
numa casa brincalhona,
onde todos viviam brincando.
Com o gato bailarino
estava brincando o rato,
um rato equilibrista,
que brincava com o gato bailarino,
que brincava com o cachorro malabarista,
que brincava com a avó doida,
que brincava com o menino engraçado,
que brincava com o palhaço trapalhão,
numa casa brincalhona,
onde todos viviam brincando.
E atrapalhando a brincadeira do rato,
tinha uma tia rabugenta...
Será possível?
Uma tia que não estava brincando,
atrapalhando o rato equilibrista.
Uma tia rabugenta,
que empurrou o rato,
que derrubou o gato,
que arranhou o cachorro,
que latiu e assustou a avó,
que caiu em cima do menino,
que acertou o palhaço,
que contou uma piada,
para tia rabugenta,
que morreu de rir,
e percebeu que brincar é bom.
Numa casa brincalhona,
onde ninguém mais seria rabugento,
e brincariam todos os dias!
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PLANTAS
Nesse trimestre realizamos a seqüência didática sobre as plantas. O nosso objetivo foi que os alunos aprendessem a identificar as partes de uma planta, perceber a planta como um ser vivo, que necessita de água e ar para viver, assim como compreender quais partes da planta nos servem como alimento. Trabalhamos diversas atividades envolvendo os conteúdos de ciências, matemática e português, além de atividades práticas. Um ponto interessante a ser destacado, foi que os alunos refletiram sobre a importância das plantas na produção de oxigênio e para a sobrevivência dos seres humanos e dos animais.
Este trabalho foi interdisciplinar e contou com a colaboração da Professora Ana Zamaro (atendimento educacional especializado), Gabriela, (professora de artes) e Claudia Lotufo (professora do laboratório de informática).
Agradecemos todos os envolvidos na realização desse trabalho.
Professora Alexandra
LINKs PARA ESTUDO - MITOS E LENDAS
CLIQUE AQUI PARA EXPLORAR O SITE:
OUTRO SITE DE LENDAS!!!!!
Só História - Lendas e Mitos
CLIQUE AQUI PARA EXPLORAR O SITE:
LINKS PARA VÍDEOS DE LENDAS
SACI
IARA
CURUPIRA
BOTO
LOBISOMEM
BOITATÁ
VÍDEO-AULA SOBRE PLANTAS
CLIQUE NO LINK PARA ASSISTIR O VÍDEO ABAIXO:
TEXTOS
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA LER TEXTOS DE APOIO SOBRE PLANTAS:
JOGO
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA O JOGO EDUCATIVO: PLANTAS E PRAGAS
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA O QUIZ DE PLANTAS CARNÍVORAS
REESCRITA COLETIVA DA PARLENDA UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ
NÓS DA TURMA DO 2º ANO D – PROFESSORA CRIS AKEMI REALIZAMOS UMA ATIVIDADE MUITO INTERASSANTE COMPONDO NOSSA PRÓPRIA VERSÃO PARA A PARLENDA UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ. CONFIRA O VÍDEO:
UM, DOIS, COMI BOIS
UM, DOIS, COMI BOIS;
TRÊS, QUATRO, FUI NO TEATRO;
CINCO, SEIS, VOCÊS SÃO REIS;
SETE, OITO, ME CHAMO DEZOITO;
NOVE, DEZ, TENHO PÉS;
ONZE, DOZE, FIZ UMA POSE.Projeto Copa do Mário 2014
PESQUISAS MÉXICO
2º INICIAL D
A TURMA FOI AO LABORÁTORIO DE INFORMÁTICA PARA BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE O PAÍS ESTUDADO. UTILIZOU TAMBÉM OS NETBOOKS EDUCACIONAIS DA ESCOLA REALIZANDO PROCEDIMENTOS DE PESQUISA COLETIVAMENTE, COM ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA, PARA DESCOBRIR O SIGNIFICADO DA BANDEIRA DO MÉXICO, SUAS CORES E SÍMBOLOS. EIS O RESULTADO DA PESQUISA:
AO LONGO DA HISTÓRIA A BANDEIRA SOFREU QUATRO ALTERAÇÕES, COM VÁRIAS MODIFICAÇÕES NO DESENHO DO BRASÃO DAS ARMAS E EM SUAS PROPORÇÕES DE COMPRIMENTO E LARGURA. MESMO ASSIM O BRASÃO TEM MANTIDO SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, COM A ÁGUIA POUSADA NO CÁCTUS SEGURANDO UMA SERPENTE ENTRE SUAS GARRAS.
AS CORES TEM OS SEGUINTES SIGNIFICADOS:
BRANCO - ESPERANÇA
VERDE - UNIDADE
VERMELHO - SANGUE DOS HERÓIS NACIONAIS
BRANCO - ESPERANÇA
VERDE - UNIDADE
VERMELHO - SANGUE DOS HERÓIS NACIONAIS
O BRASÃO DAS ARMAS, QUE FICA LOCALIZADO AO CENTRO DA BANDEIRA DO MÉXICO INSPIRA-SE NA LENDA ASTECA SOBRE A FUNDAÇÃO TENOCHTITLAN. SEGUNDO A LENDA, OS ASTECAS, ENTÃO UMA TRIBO NÔMADE, ENCONTRAVA-SE VAGANDO PELO MÉXICO EM BUSCA DE UM SINAL QUE LHES INDICASSE O LOCAL EXATO ONDE DEVERIAM CONSTRUIR SUA CAPITAL. O DEUS DA GUERRA, UM TAL DE HUITZILOPOCHTLI (DUVIDO QUE VOCÊ FALE ISSO TRÊS VEZES BEM RÁPIDO) LHES HAVIA ORDENADO QUE PROCURASSEM UMA ÁGUIA POUSADA SOBRE UM CACTUS, QUE CRESCIA SOBRE UMA ROCHA SUBMERSA NUM LAGO. A ÁGUIA TERIA NO BICO UMA SERPENTE QUE ACABARA DE CAÇAR. APÓS DUZENTOS ANOS DE PERAMBULAÇÕES, ENCONTRARAM O SINAL PROMETIDO NUMA PEQUENA ILHA NO PANTANOSO LAGO DE TEXCOCO. AQUI FUNDARAM A SUA CAPITAL, TENOCHTITLAN, QUE MAIS TARDE SE TORNOU CONHECIDA COMO CIDADE DO MÉXICO, A ATUAL CAPITAL DO MÉXICO.
APÓS AS DESCOBERTAS DISCUTIMOS UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO MÉXICO E A QUESTÃO QUE APARECEU SOBRE OS HERÓIS NACIONAIS. O MAIS INTERESSANTE FOI O SIGNIFICADO DO SÍMBOLO QUE APARECE NA BANDEIRA QUE FOI INSPIRADO EM UMA LENDA, GÊNERO TEXTUAL QUE ESTAMOS TRABALHANDO ESTE TRIMESTRE.
PROFESSORA CRIS AKEMI – 2º ANO INICIAL D
TEOTIHUACAN - PIRÂMIDE DA LUA
A CONSTRUÇÃO DA PIRÂMIDE FOI REALIZADA COLETIVAMENTE COM A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA GABRIELA. OS ALUNOS CONFECCIONARAM ALGUNS DOS MATERIAIS QUE DERAM FORMA PARA A MAQUETE (PARALELEPÍPEDOS). FIZERAM TAMBÉM A PINTURA E A FINALIZAÇÃO. FOI MUITO PRODUTIVO, POIS ALÉM DOS PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS VIVENCIADOS, EM MATEMÁTICA ESTAMOS ESTUDANDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, PORTANTO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO PERMITIU A VERIFICAÇÃO DE UM CONCEITO ABSTRATO.
PROFESSORA CRIS AKEMI – 2º ANO INICIAL D
FRIDA KAHLO E DIOGO RIVERA
FRIDA E DIOGO FORAM ARTISTAS EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA O MÉXICO, POIS SÃO REPRESENTANTES EMBLEMÁTICOS DA CULTURA MEXICANA.
ENQUANTO FRIDA UTILIZA CORES QUENTES E SIGNIFICATIVAS SIMBOLOGIAS, DIOGO, SEU MARIDO, NOS AJUDA A ENTENDER UM POUCO DA HISTÓRIA DE LUTA DE SEU POVO TRABALHADOR OPRIMIDO.
FORAM APRESENTADAS ALGUMAS OBRAS DESSES DOIS ARTISTAS AOS ALUNOS E FEITA A DISCUSSÃO SOBRE OS POSSÍVEIS SIGNIFICADOS DAS PINTURAS.
O POTENCIAL IMAGINATIVO E INTERPRETATIVO DAS CRIANÇAS FOI SURPREENDENTE E CERTAMENTE CRESCERAM MUITO COM ESSA EXPERIÊNCIA.
COMO MATERIAL DE APOIO FIZEMOS A LEITURA DO LIVRO INFANTIL “FRIDA” QUE CONTA SUA HISTÓRIA. E PARA A EXPOSIÇÃO CADA GRUPO ESCOLHEU A OBRA PREFERIDA ENTRE OS DOIS ARTISTAS E PRODUZIRAM UMA RELEITURA.
“VIVA LA VIDA” É UMA INSCRIÇÃO PRESENTE NOS QUADROS DE FRIDA, QUE PINTAVA COMO FORMA DE TERAPIA, POIS DURANTE MUITO TEMPO FICOU ACAMADA. TAMBÉM FOI A SUGESTÃO DADA PELA PROFESSORA DE GRITO DE GUERRA PARA A TORCIDA NO CAMPEONATO DE QUEIMADA, ACOLHIDA PRONTAMENTE PELOS ALUNOS.
PROFESSORA CRIS AKEMI – 2º ANO INICIAL D
2º inicial A - Prof.ª Marinês
2º inicial C - Prof.ª Ana Lúcia
2º inicial D- Prof.ª Cristina Akemi
No 2º trimestre os 2ºs anos do ciclo inicial estarão apreciando e estudando lendas. Esse gênero textual traz uma carga imensa de cultura popular brasileira e mundial, já que as lendas são histórias da tradição oral, que possuem elementos reais e imaginários, e são transmitidas de geração em geração através dos tempos.
É importante para as crianças valorizarem essa cultura e significado histórico presente nessa transmissão de conhecimento, bem como desenvolverem a consciência de que também são produtores de cultura e são responsáveis pela difusão dela para as gerações posteriores. Portanto precisam ter um olhar crítico em relação às questões reais presentes nas histórias, como escravidão e preconceito, destruição da natureza, maltrato de animais, desperdício de recursos, brincadeiras de mau gosto, entre outras.
Durante esse processo é possível que as crianças sintam medo, tristeza, dor, tensão, dados o teor das histórias, como também podem sentir alegria, curiosidade, alívio. Esse estímulo é fundamental para que a partir do jogo simbólico aprendam a lidar com os próprios sentimentos e possam desenvolver outras formas de encará-los.
Esse jogo também contagia as crianças, e por isso além de ouvir as histórias, passam a sentir vontade de recontá-las, lê-las, pesquisar sobre elas, assistir a vídeos, ou seja, uma possibilidade infinita de aprendizagem e um excelente estímulo à leitura.
Até o momento, já lemos as lendas do Boitatá, Saci Pererê, Boto Rosa, Iara, Curupira, Negrinho do Pastoreio, Lobisomem, Mula sem cabeça, e a que os alunos mais gostaram foi escolhida, através de votação, para produzirmos uma reescrita, e por esse motivo foi, no ano, a atividade em que mais participaram ativamente, e todos contribuíram da sua maneira.
Profª Cris Akemi – 2º ano D
REESCRITA COLETIVA DA LENDA:
LOBISOMEM
Certo dia numa cidade pequena havia uma família com sete filhas e o oitavo filho tinha orelhas grandes, era pálido e estranho.
Quando estava chegando o aniversário dele de treze anos uma de suas irmãs perguntou se ele conhecia a lenda do lobisomem.
Ela começou a contar a história para ele, disse que se uma mãe tivesse sete filhas e o oitavo filho chegar, ele ia se transformar em lobisomem quando completasse treze anos.
Chegou o aniversário do menino e não aconteceu nada.
A família foi se acalmando. Numa noite de sexta-feira de lua cheia saiu para fora de casa pela janela e ficou se coçando no chão, ele se arrastou no chão até se transformar em lobo.
O lobisomem foi uivar para a lua em sete cemitérios:
- AAUUUUUU!! AAUUUUUU!!
Ele conseguiu visitar a tempo os sete cemitérios antes do amanhecer e voltou para casa.
Na segunda-feira na escola todos comentavam da corrida, o segredo escapou. Ele falou:
- Se eu consegui visitar sete cemitérios em uma noite, para mim é fácil ganhar essa corrida.
Todo mundo saiu correndo assustado e ele venceu a corrida.
A seguir, vídeo que serviu de inspiração para a produção da reescrita:
UM POR TODOS E TODOS POR UM!!!!
Aprender a trabalhar em grupo é extremamente importante para o desenvolvimento das crianças. Há algumas semanas nossa turma aceitou meu desafio e vem se empenhando demais para superar os percalços e evoluir enquanto equipe durante as atividades propostas. E já conseguimos enxergar resultados extremamente positivos.
Profª Cris Akemi – 2º ano D
ESSES SOMOS NÓS!
Foi proposto aos grupos que desenvolvessem um símbolo para representa-los e escolhessem um nome com o mesmo propósito. Eles discutiram, se organizaram, argumentaram, fizeram concessões, até conseguirem elaborar um nome e um desenho coletivamente. A seguir os símbolos e nas legendas a explicação de cada grupo para a escolha da representação.
GRUPO DOS INTELIGENTES
“O CÉREBRO/CABEÇA É O LUGAR QUE FAZ A GENTE PENSAR”
GRUPO ARARA BEM AVENTURADA
“NÓS SOMOS LIVRES, AVENTUREIROS”
“O BRASÃO É DE ESCOLA”
GRUPO COLORIDOS
“NÓS GOSTAMOS DE DESENHAR E PINTAR COLORIDO”
GRUPO PAZ
“PRECISA DE PAZ PARA TODO MUNDO SE DAR BEM”
“SER AMIGO E AJUDAR O COLEGA”
GRUPO AMIGOS
“TODOS DO GRUPO SÃO AMIGOS”
GRUPO ESCOLA É O MELHOR
“NÓS GOSTAMOS MUITO DA ESCOLA”
10 razões para apostar em trabalhos em grupo
Para ler o texto integral acesse o link:
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/apostar-trabalho-grupo-508577.shtml
Reescrita coletiva "O Príncipe Cinderelo"
A Dona Aranha - The Lady Spider
A copa do Mundo está chegando e a nossa turma está a todo vapor nas pesquisas sobre os Estados Unidos. Conhecemos os meses do ano em inglês, a alimentação dos americanos e algumas músicas infantis. Descobrimos que as crianças americanas também escutam a música da Dona Aranha, mas em inglês.
Trabalhamos a música da Dona Aranha em inglês e português, por meio de atividade escrita na sala de aula e, vídeo, no laboratório de informática. Buscamos perceber as semelhanças e diferenças na letra da música.
E para fecharmos com chave de ouro, aproveitamos e também desenhamos a história, durante nossa aula de arte.
2º inicial F, Profª Alexandra
A leitura do conto “O príncipe Cinderelo” foi realizada pela professora Alexandra. Os alunos ouviram atentamente e produziram a reescrita coletiva. A professora registrou os fatos que foram narrados pelo grupo, sendo que a maioria dos alunos participou, resgatando fatos importantes da história.
Parabéns aos alunos do 2º F inicial!
"Minha casa no Google"
2º inicial B - Profª Giseli
Dentro do projeto institucional "Copa do Mário de 2014" a turma do 2º inicial B, está fazendo uma sequência de atividades voltadas à pesquisa de mapas, incluindo seus endereços residenciais no programa Google Earth que possibilita visualizar imagens do planeta, lugares, terrenos e construções em 3D.
Confiram o momento:
2013
Retrospectiva 2º inicial B
Prof.ª Marinês
"Animais do Mundo"
2º inicial C - Prof.ª Carina
Este álbum eletrônico é o resultado do Projeto da UE Nosso amigo livro integrado ao Projeto Animais do Mundo dos segundos anos iniciais do período da manhã. Para chegar a este produto final, os alunos concluíram diversas etapas, dentre elas, sequência de estudos e pesquisas na Biblioteca Escolar Interativa, nos Netbooks utilizando a Internet sob orientação da professora em sala de aula, no Laboratório de Informática sob orientação da professora e da Pape Cláudia utilizando a Internet e assistindo a vídeos informativos e de curiosidades sobre os animais, leituras de diferentes fontes bibliográficas e passeio de estudo do meio ao Zoológico de SP e Jardim Botânico.
Registramos aqui nosso especial agradecimento a Pape Claudia, que nos orientou, buscou diferentes informações sobre o tema e teve muita dedicação em nos mostrar diversos recursos tecnológicos. Nosso também carinhoso agradecimento à agente de biblioteca Ana, pela seu empenho, interesse e dedicação a nossa pesquisa, elaborando atividades criativas e divertidas que manteve nosso interesse e curiosidade em querer saber sempre mais!!!!
O-B-R-I-G-A-D-O!!!!!
Professora Carina e alunos do 2º C inicial
"Álbum eletrônico"
2º inicial F - Profª Alexandra
A realização deste trabalho ocorreu a partir do Projeto Aves, onde os alunos do 2º inicial F, pesquisaram sobre as aves, suas principais características e por fim, confeccionaram a ficha técnica. Utilizou-se a biblioteca escolar interativa e o laboratório de informática para levantamento das informações. A organização do material foi feita em slides do programa Power Point e o desenho realizado no programa Paint.
Profª Alexandra
"Animais do Mundo"
2º inicial B - Profª Marinês
Este álbum eletrônico foi elaborado pela turma do 2º inicial B que finaliza um projeto que desenvolvemos sobre os animais do mundo, com colaboração da Prof. Cláudia da informática que orientou as pesquisas na web e da Ana da biblioteca que propôs atividades de pesquisas, viagem pelos continentes com informações e imagens de animais e seus habitats.
Prof.ª Marinês
Em comemoração a 12 de outubro, DESCOBRIMENTO DAS AMÉRICAS, a mamãe Mônica nos presenteou com uma aula sobre o navegador italiano Cristovão Colombo.
Nós aprendemos com a mamãe Mônica que há muito tempo atrás na
Europa e Ásia, as pessoas acreditavam que o mudo era parecido com a metade de uma melancia, ele era segurado por dois elefantes que ficavam em cima de uma tartaruga gigante, e se alguém atravessasse a linha do horizonte cairia na boca de monstros.
Europa e Ásia, as pessoas acreditavam que o mudo era parecido com a metade de uma melancia, ele era segurado por dois elefantes que ficavam em cima de uma tartaruga gigante, e se alguém atravessasse a linha do horizonte cairia na boca de monstros.
Aprendemos também que os sobrenomes dos reis eram em homenagem as terras que conquistavam. Naquela época tinha mais poder que possuía mais terras. Os países europeus estavam sempre brigando para ver quem conquistava mais riquezas, por isso eles construíam embarcações e se lançavam ao mar. Quando eles se apoderavam de um lugar, colocam uma bandeira e se diziam dono dali, mesmo que tivesse gente morando lá.
Cristovão Colombo queria provar para os italianos que a Terra era um círculo, mas eles não acreditaram nele, então Cristovão resolveu ir para a Espanha. A família real espanhola acreditou no navegador e deu dinheiro para o projeto dele.
O italiano navegou mais de um mês até chegar numa ilha e encontrou índios por lá. Cristovão pegou 25 nativos e levou para a Espanha, mas só chegaram três índios vivos.
Cristovão Colombo morreu pobre e com cinqüenta e poucos anos.
2º ano inicial D, em 02/10/2013.
No mês de setembro as crianças assistiram ao filme Wall-e, e segundo eles, o filme lhes mostrou que:
· É muito importante ajudar os amigos;
· O amor é o sentimento mais forte que existe;
· É importante proteger os bichos, mesmo que sejam insetos;
· A reciclagem é importante para o meio ambiente;
· As plantas são importantes para a nossa sobrevivência;
· Temos que deixar o nosso planeta mais verde;
· Temos que fazer exercícios físicos para termos um desenvolvimento saudável.
2º ano inicial, D.
Fonte da imagem: http://skymovies.sky.com/walle/walle-pictures
Aulas da professora Ana Zamaro[1], segundo os alunos do 2º ano D inicial:
É legal porque estamos aprendendo a fazer novos brinquedos e nos incentiva a construir uma loja de brinquedos.
É interessante porque os brinquedos podem ser usados em outros lugares.
Gabriel, 08 anos
Podemos ensinar aos amigos de outras escolas.
Ahmad, 07 anos
Heloisa, 07 anos
Milena, 08 anos
Podemos compartilhar os brinquedos.
Luiz, 07 anos
material de reciclagem.
Barbara, 07 anos
Eu acho que a Letícia deve achar chato ver a gente
fazendo os brinquedos e não poder fazer também.
A Letícia se diverte vendo a gente se divertindo.
Bruno, 07 anos
[1] Ana Zamaro é professora de AEE e trabalha em colaboração com a professora as quintas-feiras, durante uma hora.
ALUNOS DO 2º ANO D INICIAL E SUAS IDEIAS SOBRE A FUNÇÃO DA ESCOLA.
A ESCOLA É UM LUGAR ONDE...
Livro eletrônico: "Duas dezenas de coisinhas à toa que deixam a gente feliz"
Texto e ilustração: Alunos do 2º inicial D
Organização: Profª Marilene
Livro produzido após a leitura dos livros de Otavio Roth
"Duas Dúzias de Coisinhas à toa que deixam a gente feliz" 2001 e "Outras duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz" 2002. Editora Ática.
2º inicial D,
Organização: Profª Marilene
Baseado no livro "Duas dezenas de coisinhas à toa que deixam a gente feliz" de autoria dos alunos do
2ºinicial D.
Uma vez descoberto "as coisinhas-à-toa" que deixou Otavio Roth feliz quando criança (autor faleceu em 1993, em São Paulo) e as que fazem felizes os meus alunos, me veio uma "luz": E O QUE DEIXAVA AS FAMÍLIAS DOS MEUS ALUNOS FELIZES? A pergunta foi levada como lição de casa para os pais / responsáveis responderem. Eis o resultado. "As coisas que fazem a gente feliz" (Profª Marilene).
Texto e ilustração
CONHECENDO OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA
A PROFESSORA CLAUDIA TRABALHA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA HÁ DOIS ANOS.
Durante os meses de maio e junho, as turmas dos 2º anos iniciais fizeram atividades do Projeto Receitas no laboratório de informática, jogaram o software "Chico Bento em um dia na roça" , exploraram e leram sites de receitas, digitaram em duplas as receitas pesquisadas em casa e na escola. E fizeram deliciosas receitas!
APRENDEMOS MUITAS COISAS;
FAZEMOS AMIZADE;
- NOS AJUDA A SERMOS EDUCADOS;
- PODEMOS BRINCAR E COMER;
- APRENDEMOS A SOCORRER OS AMIGOS;
- CRIAMOS COISAS;
- COMPARTILHAMOS HISTÓRIAS;
- CONHECEMOS CRIANÇAS “DIFERENTES”;
AULA DE HISTÓRIA EM 14 / 06 /2013.
Livro eletrônico: "Duas dezenas de coisinhas à toa que deixam a gente feliz"
Texto e ilustração: Alunos do 2º inicial D
Organização: Profª Marilene
Livro produzido após a leitura dos livros de Otavio Roth
"Duas Dúzias de Coisinhas à toa que deixam a gente feliz" 2001 e "Outras duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz" 2002. Editora Ática.
Livro eletrônico "As coisas que fazem a gente feliz"
Textos e ilustrações: Familiares dos alunos do 2º inicial D,
Organização: Profª Marilene
Baseado no livro "Duas dezenas de coisinhas à toa que deixam a gente feliz" de autoria dos alunos do
2ºinicial D.
Uma vez descoberto "as coisinhas-à-toa" que deixou Otavio Roth feliz quando criança (autor faleceu em 1993, em São Paulo) e as que fazem felizes os meus alunos, me veio uma "luz": E O QUE DEIXAVA AS FAMÍLIAS DOS MEUS ALUNOS FELIZES? A pergunta foi levada como lição de casa para os pais / responsáveis responderem. Eis o resultado. "As coisas que fazem a gente feliz" (Profª Marilene).
Segue abaixo a carta resposta da Editora Ática sobre o livro impresso de autoria dos alunos do 2º inicial D "Duas dezenas de coisinhas à toa que deixam a gente feliz".
Texto e ilustração
CONHECENDO OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA
Entrevistas, textos e imagens: Alunos do 2º inicial D, Profª Marilene
MARCOS TRABALHA NA SECRETARIA DA ESCOLA, ELE É UM OFICIAL ADMINISTRATIVO.
QUANDO ELE ERA CRIANÇA GOSTAVA DE BRINCAR COM OS IRMÃO E AMIGOS. BRINCAVAM DE MUITAS BRINCADEIRAS E DE MAIS ALGUMAS QUE, DE ACORDO COM ELE, NÃO CONHECEMOS.
SEU SONHO ERA SER MÉDICO.
MARCOS DISSE QUE A PESSOA QUE ELE MAIS GOSTA NA ESCOLA É A DIRETORA. ELE DISSE TAMBÉM QUE GOSTA MUITO DO TRABALHO QUE FAZ AQUI.
NÓS O ESCOLHEMOS PARA SER ENTREVISTADO PORQUE O ACHAMOS UMA PESSOA MUITO SIMPÁTICA.
MILENA, BÁRBARA E AHMAD
JULIANA É A COORDENADORA DA ESCOLA MÁRIO MARTINS DE ALMEIDA. ELA AJUDA A TODOS OS PROFESSORES NAS LIÇÕES MAIS DIFÍCEIS E VER AS ATIVIDADES QUE VÃO PARA A COPIADORA.
ELA DISSE QUE GOSTA DE COMER SALADA DE FRUTAS.
AINDA LER O MESMO LIVRINHO QUE LIA QUANDO ERA CRIANÇA.
NÓS DECIDIMOS ENTREVISTÁ-LA PORQUE GOSTAMOS DA VOZ DELA.
MELINA, HELOISA E VICTOR HUGO.
A PROFESSORA CLAUDIA TRABALHA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA HÁ DOIS ANOS.
QUANDO ELA ERA CRIANÇA GOSTAVA DE IR AO BALÉ, COLHIA MORANGOS COM A AVÓ, POR ISSO ESSA É A SUA FRUTA PREFERIDA. JÁ A FLOR QUE MAIS GOSTA É MARGARIDA E O DOCE É CHOCOLATE.
A PROFESSORA CLAUDIA ADORA TECNOLOGIA E INFORMÁTICA.
UM LIVRO QUE LEU E GOSTA MUITO É OLGA.
SEU PRIMEIRO EMPREGO FOI O DE VENDEDORA DE ALGODÃO DOCE NA CIDADE DAS CRIANÇAS. DEPOIS FOI VENDER CAMISETAS.
ARROZ, FEIJÃO CARNES, VERDURAS, FRUTAS, LEGUMES E LEITE, SÃO ALGUMAS COMIDAS QUE ELA COMIA NA INFÂNCIA E COME AINDA HOJE.
NÓS ESCOLHEMOS A PROFESSORA CLAUDIA PORQUE A ACHAMOS MUITO LEGAL E TAMBÉM GOSTAMOS DE INFORMÁTICA.
MARIA EDUARDA, CAROLINE E YURI LUCAS.
HELENA TEM 60 ANOS E É INSPETORA NESTA ESCOLA JÁ FAZ TRÊS ANOS.
HELENA DISSE QUE QUANDO ERA CRIANÇA GOSTAVA DE BRINCAR DE BONECA.
SUA PROFESSORA DE PRESINHO ERA DONA TEREZINHA, NA ESCOLA “GRUPO ESCOLAR MARIA IRACEMA MUNHOZ”.
ELA DISSE QUE COMEÇOU A TRABALHAR AOS TREZE ANOS, EM UMA FÁBRICA.
“A MENINA QUE GOSTAVA DE ROUBAR LIVROS” É O LIVRO QUE MAIS GOSTOU DE LER.
A INSPETORA DISSE QUE NÃO COME HOJE AS MESMAS COMIDAS QUE COMIA QUANDO ERA CRIANÇA.
ROSANA E REGINA SÃO SUAS AMIGAS E COLEGAS DE TRABALHO. SÃO INSPETORAS TAMBÉM.
LUIZ HENRIQUE, ANA HELOISA E FABRÍCIO.
SÔNIA É UMA DAS FUNCIONÁRIAS DE APOIO NA ESCOLA E TEM 48 ANOS.
NÓS RESOLVEMOS ENTREVISTÁ-LA PORQUE A ACHAMOS INTERESSANTE.
ALUNOS: QUAIS SÃO AS SUAS FRUTAS PREFERIDAS?
SÔNIA: MELANCIA E UVA.
ALUNOS: HÁ QUANTO TEMPO TRABALHA NESTA ESCOLA?
SÔNIA: HÁ OITO ANOS.
ALUNOS: O QUE VOCÊ GOSTA DE ASSISTIR NA TELEVISÃO?
SÔNIA: OS JORNAIS.
ALUNOS: O QUE GOSTA DE FAZER NAS HORAS DE FOLGA?
SÔNIA: GOSTO DE FAZER GINÁSTICA.
ALUNOS: VOCÊ ASSISTE NOVELAS? QUAL?
SÔNIA: SIM. SALVE JORGE.
PEDRO HENRIQUE SILVA, PEDRO HENRIQUE DUSI, GUILHERME E HYGOR.
A PROFESSORA MARILENE TRABALHA NESTA ESCOLA DESDE ABRIL DE 2007.
ELA NÃO É CASADA E NÃO TEM FILHOS. TAMBÉM NÃO TEM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO, SÓ UM CACHORRO DE PELÚCIA QUE FICA EM CIMA DA CAMA DELA.
A PROFESSORA DISSE QUE GOSTA DE DOIS ESPORTES, NATAÇÃO E FUTEBOL. ADORA VIAJAR, PRINCIPALMENTE PARA LUGARES HISTÓRICOS E COM PRAIAS.
SEUS DIAS DA SEMANA PREFERIDOS SÃO: SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA E SEXTA – FEIRA, POR QUE SÃO OS DIAS EM QUE ELA PRATICA NATAÇÃO.
MAMÃO, BANANA PRATA, MAÇÃ, ABACAXI, MANGA E CAQUI SÃO AS FRUTAS QUE MAIS GOSTA DE COMER.
A PROFESSORA MARILENE DISSE QUE GOSTA DE ALUNOS COMPORTADOS E EDUCADOS.
NÓS DECIDIMOS ENTREVISTÁ-LA PORQUE ELA É QUEM FICA MAIS TEMPO COM A GENTE.
BRUNO, ARTHUR, GABRIELA E GABRIEL.
Alimentação e saúde
Palestrante: Mamãe Mônica
Sala de aula, 19/04/2013.
Sala de aula, 19/04/2013.
·
Aprendi que devemos tomar água e comer alimentos saudáveis.
Gabriela
Não podemos comer muito doces.
Pedro Henrique Dusi
Temos que comer um pouquinho de cada coisa porque tem alimentos que fazem a gente crescer, ficar forte e ter muita saúde.
Milena
A gente não pode comer muita pizza porque podemos ficar gordos.
Maria Eduarda
·
Aprendi que não devemos deitar após comer, temos que andar.
Yuri Lucas
O peixe é bom porque ele é rico em cálcio e o iogurte também.
Bruno
Eu aprendi como o intestino e o corpo humano trabalham.
Ahmad
Aprendi que devemos mastigar bem os alimentos.
Arthur
Não podemos dormir com doces na boca.
Ana Heloisa
Devemos comer legumes todos os dias.
Bárbara
Aprendi que a comida percorre um caminho dentro da gente.
Pedro Henrique Silva
Não podemos mastigar chicletes dormindo, pois podemos engasgar ou ter falta de ar.
Melina
2º ano D, inicial
2012
PROJETO RECEITAS
Durante os meses de maio e junho, as turmas dos 2º anos iniciais fizeram atividades do Projeto Receitas no laboratório de informática, jogaram o software "Chico Bento em um dia na roça" , exploraram e leram sites de receitas, digitaram em duplas as receitas pesquisadas em casa e na escola. E fizeram deliciosas receitas!
"MÃO NA MASSA"
Comentários
Postar um comentário
Gostaríamos de saber sua opinião, deixe seu recado, clique em postar um comentário!