1º ANO - 2012 A 2018

2018

ESTUDO DO MEIO
MUSEU CATAVENTO
1º ANO A, PROF.ª ELIANE JACINTO






ESTUDO DO MEIO
MUSEU CATAVENTO
1º ANO B, PROF.ª ISMÊNIA
AUXILIAR EM EDUCAÇÃO IVONE










1º ANO C 
REESCRITA EM DUPLA E REVISÃO COLETIVA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, DO CONTO ACUMULATIVO "O GRANDE RABANETE", PROFESSORAS SORAYA E CLAUDIA.

SEXTA-FEIRA DO PIJAMA
ATIVIDADES DIFERENCIADAS
ALUNOS DO 1º ANO A, PROF.ª ELIANE JACINTO





ESTUDO DO MEIO
CINEMA
FILME: VIVA A VIDA É UMA FESTA
1ºS ANOS DA TARDE


























EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
PROF.ª APOIO AOS PROJETOS PEDAGÓGICOS CLAUDIA LOTUFO

TRABALHO EM GRUPO
ETAPAS DA CAIXA VERDE
1º - CONFERIR AS PEÇAS
2º - DIVIDIR TAREFAS
3º - MONTAR
4º - APRESENTAR
5º - DESMONTAR
6º - ORGANIZAR A CAIXA

1º DESAFIO: VÍDEO DA HISTÓRIA DA LEGO, CONFERIR E EXPLORAR A CAIXA VERDE.

TURMA DO 1º ANO A




TURMA DO 1º ANO B




TURMA DO 1º ANO C




TURMA DO 1º ANO D




TURMA DO 1º ANO E





EXPRESSÃO ORAL E TRABALHANDO COM LETRAS MÓVEIS
1º ANO A - PROF.ª GLÁUCIA



PRATICANDO A LEITURA
1º ANO A - PROF.ª GLÁUCIA



REGISTRO APÓS O ENSAIO GERAL PARA A APRESENTAÇÃO DOS 1ºS ANOS DA MANHÃ.

PROJETO "EDUCAÇÃO DO CARÁTER"
VALOR: HUMOR
1ºS ANOS MANHÃ

      O BOM HUMOR É A ÚNICA QUALIDADE DIVINA DO HOMEM.
ACHOPENHAUER

       VEJA ABAIXO OS ENSAIOS DAS TURMAS DOS 1ºS ANOS A E B, COM AS PROFESSORAS GLÁUCIA, ISMÊNIA E RENATA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
       VENHAM NOS PRESTIGIAR COM SUA PRESENÇA NO SÁBADO LETIVO, DIA 19/5/2018.






2017

RETROSPECTIVA 2017
1º INICIAL D
Prof.ª Ana Paula


RETROSPECTIVA 2017
1º INICIAL E
Prof.ª Cícera

FESTA DO PIJAMA E CINEMINHA
1ºs INICIAIS C e D












ESTUDO DO MEIO 
CHÁCARA SILVESTRE
PROF.ª ELIANE JACINTO - 30/11/2017









ESTUDO DO MEIO 
CHÁCARA SILVESTRE
PROF.ª ISMÊNIA - 30/11/2017








ESTUDO DO MEIO 
CHÁCARA SILVESTRE
PROF.ª CÍCERA - 30/11/2017
Tivemos uma manhã agradável ao ar livre e em contato com a natureza. As crianças brincaram na grama, nos brinquedos e visitaram a casa que era do ex-prefeito de SBC, Wallace Simonsen.
Prof.ª Cícera, turma do 1º inicial E.








ESTUDO DO MEIO
CINÉPOLIS - SHOPPING PLAZA ABC
FILME: UMA FAMÍLIA FELIZ
PERÍODO DA TARDE - 29/11/2017













PROF.ª ANA PAULA
1º INICIAL D
SEMANA DA CRIANÇA
PROF.ª ANA PAULA
1º INICIAL D



SEMANA DA CRIANÇA
PROFª ELIANE JACINTO - 1º INICIAL A
OFICINA DE PIPAS
OFICINEIRO: DÁRIO
AUX.EDUCAÇÃO: RENATA






SEMANA DA CRIANÇA
PROFª CÍCERA - 1º INICIAL E

PINTURA DE ROSTO COM A 
PROF.ª LUCILAINE DE ARTE









JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO
PROFª CÍCERA
1º INICIAL E




NA TRILHA DO SACI
1º INICIAL D, PROF.ª ANA PAULA
Trabalho desenvolvido a partir da leitura de lendas folclóricas. Transformando leitura em brincadeira matemática.

















EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
1º INICIAL D, PROF.ª ANA PAULA



 TRILHA DE MATEMÁTICA, JOGANDO A GENTE APRENDE!
1º INICIAL D, PROF.ª ANA PAULA






INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
1º INICIAL E, PROF.ª LUCILAINE DE ARTE E PROF.ª CÍCERA


BRINCANDO DE MATEMÁTICA
DOMINÓ
1º INICIAL E, PROF.ª CÍCERA



EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
1ºS INICIAIS
PROF.ª CLAUDIA LOTUFO
AGOSTO/2017
























1º INICIAL B
PROF.ª ISMÊNIA
TEXTO INSTRUCIONAL
RECEITA DA PIPOCA



FAZENDO COMIDINHA COM A MASSINHA



1º INICIAL E
PROF.ª CÍCERA
FESTA DAS APRENDIZAGENS





1º INICIAIS C e D
PROF.ªS SORAYA E ANA PAULA

Receita de pipoca sendo preparada para sessão de cinema na escola com o filme "Ratatouille". Antes de iniciar a receita os alunos cantaram e pularam com a música "Pipoquinha".






1º INICIAL B
PROFESSORA ISMÊNIA
LIÇÃO DE CASA
RECEITA DE MASSINHA










1º INICIAL E
PROFESSORA CÍCERA
AUX.BIBLIOTECA MÁRIO
ATIVIDADE DE LEITURA NA BEI




FESTA DO PIJAMA
COMEMORANDO OS ANIVERSÁRIOS
Conferindo a lista de afazeres.


Fazendo bolinhos.

Brincadeira, baile e relaxamento.





BRINCADEIRA SIMBÓLICA 
DE FESTA DE ANIVERSÁRIO
1º INICIAL A
PROF.ª ELIANE JACINTO



 RECEITA DE MASSINHA PARA FAZERMOS OS DOCINHOS

INGREDIENTES
4 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO
3 COLHERES DE ÓLEO
1 XÍCARA DE SAL
1 XÍCARA DE ÁGUA
CORANTE

MODO DE FAZER:
MISTURE OS INGREDIENTES EM UMA BACIA E AMASSE BEM.







2016

PROJETO LENÇO
1º INICIAL E, PROF.ª CRIS AKEMI

GENTILEZA GERA GENTILEZA
1º INICIAL E
PROF.ª CRIS AKEMI


PROJETO SOLIDARIEDADE E CIDADANIA
GENTILEZA, MARISA MONTE
GRAVAÇÃO

 







 EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

CONTO DE FADAS - JOÃO E MARIA
16/11/2016 - 1º INICIAL E

CONTO DE FADAS
A PRINCESA E O SAPO
09/11/2016 - 1º INICIAL E






UMA TARDE DE QUARTA-FEIRA!
CONTO DE FADAS - BRANCA DE NEVE
28/09/2016 - 1º INICIAL E

CINEMA
1ºs INICIAIS TARDE
























Reescrita Soldadinho de Chumbo
1ºE - Professora Cris Akemi

Essa foi a primeira tentativa de reescrita de contos da nossa turma! Após confeccionarem barquinhos de papel e soldadinhos, cada grupo escreveu e desenhou uma parte da história.

Interação 1º iniciais E e F

Nunca Dez
1º inicial E
Prof.ª Cris Akemi

Interação 1º iniciais D e E

Ação Colaborativa
1ºs iniciais tarde


Mãozinhas verdes!




Semana das Crianças
1ºs iniciais tarde

Receita com verduras e legumes da Horta!
1ºs iniciais tarde

Trabalho com rimas
Prof.ª Erica- 1º inicial F


   O trabalho com rimas no processo de alfabetização é de suma importância, pois desenvolve a consciência fonológica, auxilia na assimilação e fixação das sílabas.
       Após a leitura do livro "O caso do vaso" da autora Tatiana Belinky cada criança recebeu fichas com palavras da história. Um aluno por vez ia à frente, lia e apresentava sua palavra, a turma deveria observar suas fichas e caso tivessem palavras que rimassem deveriam se juntar ao colega. Após a leitura coletiva das palavras eu as expunha na lousa.

Foi uma atividade desafiadora e muito produtiva.
Confiram as fotos...


















CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA JOGAR



BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
 

CLIQUE NA IMAGEM PARA COLORIR


CLIQUE NA IMAGEM PARA ACHAR AS DIFERENÇAS

CHAPEUZINHO VERMELHO
 
JOGOS DA CHAPEUZINHO VERMELHO
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO 




OS TRÊS PORQUINHOS
 

JOGOS DOS TRÊS PORQUINHOS
CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO 



O PATINHO FEIO
 
PARA PINTAR

CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS
 

CLIQUE NA IMAGEM PARA COLORIR PARTES DA HISTÓRIA DE CACHINHOS DOURADOS

CLIQUE ABAIXO E ENTRE NO SITE
DISNEY JUNIOR

PROJETO OLIMPÍADAS
FOTOMONTAGEM - Programa FotoMix
Laboratório de Informática
1º INICIAL B - PROF.ª DÉBORA


























Sequenciada bilhete/horta
Aprendizagem/contexto e interdisciplinaridade

1º inicial E - Profª Cris Akemi


 O trabalho com leitura e escrita de gêneros textuais específicos tem como objetivo ajudar na ampliação do repertório linguístico, pois a articulação entre o que se pensa/fala/escreve e lê passa por muitas interpretações e transposições que precisam ser dominadas justamente pela necessidade de comunicação. 

 E se a finalidade primeira é desenvolver a capacidade de se comunicar, quando as atividades envolvem intenções comunicativas, mais significativa será a vivência. 

 Tendo isso em mente, ao invés de considerar a leitura e a escrita como algo desvinculado da vida da criança é possível que as mesmas sejam inseridas no contexto escolar e social.

 Portanto cabe ao professor além de proporcionar elementos de aprendizagem por ele oferecidos, captar os interesses dos educandos e a realidade da própria escola tentando resignificar determinados momentos da rotina. 

 A sequenciada apresentada a seguir tem essas características, pois foi tomando corpo a medida que os interesses e as necessidades se revelaram. 

 Teve início quando eu e Márcia, a partir de uma excelente experiência que realizamos com horta ano passado, resolvemos convidar os alunos do 1º ano E para fazer o mesmo este ano. Como nem todos a conheciam sugeri que ela nos deixasse um bilhete para que eles tentassem ler convidando- os: 




 Isso impulsionou o primeiro contato que tiveram com uma escrita claramente para comunicação.

 Fomos até lá conhecer a Márcia e o espaço que ela estava preparando para o trabalho. 



 Eles ficarem muito animados, perguntaram várias coisas, inclusive exercitando sua oralidade com um adulto diferente. Saíram de lá com a promessa de que quando tudo estivesse pronto receberíamos a notícia. 
 Então no dia da plantação chegamos na sala e tinha um novo bilhete.


Após lermos o bilhete já descemos para plantar. Porém, conforme os grupos esperavam para semear o que foi destinado a eles a turma do 5º ano da professora Adriana passou por lá e foi até a quadra para realizar o lançamento dos foguetes que confeccionaram. Eu não tive como ignorar o fato de que naquele momento eles estavam mais interessados nos foguetes do que na horta e fomos até lá assistir. A turma muito atenciosa não somente permitiu que o fizéssemos como também nos convidou para participar. Os alunos mais velhos paciente e carinhosamente ensinaram os menores, que ficaram extasiados.


























 Voltando para sala, como eles estavam tão empolgados com todas as vivências e super agradecidos pela turma ter nos proporcionado aquele momento, sugeri que escrevessemos coletivamente um bilhete de agradecimento para a turma, e foi então o primeiro contato deles com a escrita de um bilhete (gênero textual em curso no segundo trimestre). Rapidamente e entusiasticamente eles concordaram e após escrevermos assinaram e fizeram uma ilustração para presentear os colegas que os ensinaram. 














A partir de então começamos a escrever bilhetes e criamos um mural para eles, inclusive impulsionado pela atividade do 1o ano F que confeccionou um bilhete no qual inspiramos nossas escritas. Também trocamos bilhetes com essa mesma turma e com a professora Ana Zamaro. 
















1º inicial E - Profª Cris Akemi 
Educação Tecnológica

Aprendendo a trabalhar de forma colaborativa, elaborando hipóteses, experimentando-as e reformulando-as a partir dos resultados obtidos.

 











1º inicial E - Profª Cris Akemi 
Construção dos conceitos de adição e subtração com palitos


Animais marinhos em extinção! 

1º inicial E - Profª Cris Akemi

   Após a leitura do livro que contém poemas sobre animais marinhos em extinção, as crianças, que os acharam lindos, ficaram muito sensibilizadas quando contei que esses animais corriam o risco de desaparecer da natureza. Uma aluna quase chorou e dois deles concluíram que quando crescessem seriam profissionais responsáveis pela limpeza do mar para evitar a extinção das espécies. Acerca disso conversamos um pouco sobre a prevenção e a importância da conscientização sobre a não poluição do mar. 
   Eles demonstraram interesse em desenhar os animais do livro, então propus que fizéssemos um fundo do mar "coletivo" e escrevêssemos um recado alertando as pessoas sobre a extinção.


Atendimento colaborativo com a Professora Ana Zamaro 

1º inicial E - Profª Cris Akemi





1º inicial B - Prof.ª Débora
Projeto Olimpíadas
Modalidades Olímpicas
Fazendo o pictograma com a ajuda da 
Prof.ª Lucilaine


 















1º inicial A - Prof.ª Marinês
Projeto Olimpíadas
Modalidades Olímpicas
Fazendo o pictograma com a ajuda da 
Prof.ª Lucilaine


 



Introdução do tema Assembleias de classe

Escolha dos representantes

1º inicial E - Professora Cris Akemi


Iniciamos assistindo a esse vídeo e esmiuçando seus significados, percebendo comportamentos adequados para uma boa discussão: organização, objetividade, atenção analítica, responsabilidade, iniciativa, criatividade.


Com base na roda de comentários sobre as percepções do vídeo “Conselho dos ratos” propus então uma votação para representantes de sala, que já teriam reunião marcada com a diretora para iniciação do Conselho Mirim da escola.
Conversamos um pouco sobre quais características deveria ter o representante de sala, que no comportamentos estariam de acordo e qual dos alunos que se candidataram possuíam tais atributos.
Para estimular a autonomia na votação fizemos secreto, com direito a contagem e auditoria. Aproveitando também para dar uma pincelada na alfabetização de alguns dos alunos.
Foi excelente!








1º inicial E - Profª Cris Akemi 

Aprendendo sobre animais vertebrados e invertebrados com o 3º inicial C - Profª Joyce



Estávamos hoje indo para a aula de informática e nos deparamos com os cartazes do 3º ano sobre animais. Também estamos estudando o assunto mas ainda não conhecíamos o significado de animais vertebrados e invertebrados, portanto nos foi muito informativo.
 Obrigada turma!




  


Fotos e escrita dos alunos do 1º inicial C, Prof.ª Soraya, realizadas a partir do vídeo de Fafá Conta o livro "O Lenço" de Patricia Auerbach.


1ºINICIAL F - PROF.ª ÉRICA
Você gosta de esportes?
Este trimestre estamos estudando o gênero textual bilhetes. Várias questões estão sendo abordadas com as crianças: estrutura, características, leitura, comparação com outros gêneros...Aproveitamos a proximidade do nosso sábado letivo e estamos deixando um bilhete para vocês não esquecerem. O texto foi elaborado pelos alunos e teve a professora como escriba.


1º inicial E - Profª Cris Akemi 

Aprendendo a escrever bilhetes com a turma do 1º inicial F, Prof.ª Erica

Semana passada fomos ler o bilhete produzido pela turma vizinha e aprendemos como se escreve um para iniciar nosso mural de bilhetes. Foi muito inspirador!





1º INICIAL D - PROF.ª CARLA

ATIVIDADES A PARTIR DAS PARLENDAS
EM GRUPOS PRODUTIVOS

LÁ EM CIMA DO PIANO
1, 2, FEIJÃO COM ARROZ










1º inicial E - Profª Cris Akemi 

Conhecendo os animais e o conceito de agrupamento por semelhança.

Foi proposto que eles identificassem alguma semelhança entre os animais que tinham e os separassem em dois grupos.
Chegaram aos seguintes grupos.



MATAM OU NÃO MATAM

DENTES AFIADOS E NÃO AFIADOS

NADAM E NÃO NADAM


AQUÁTICOS E NÃO AQUÁTICOS



CORREM E NÃO CORREM

VOAM E NÃO VOAM




PEQUENOS, MÉDIOS E GRANDES

INSETOS, NADAM, NÃO NADAM, NEM SÃO INSETOS


COM RABO E SEM RABO







1º inicial E - Profª Cris Akemi 



LIVRO DO DIA



Após apreciarmos uma emocionante aventura do pirata Rafael, conversamos um pouco sobre viagem e imaginação. Sugeri então que explorássemos o globo terrestre, pois como atividade para casa eles produziram uma lista de países que participarão das Olimpíadas 2016.

Orientei-os a fazer a localização do Brasil e dos países que haviam pesquisado em casa, imaginando de quão longe os atletas virão.

Prof.ª Cris Akemi











LIVRO DO DIA
Prof.ª Cris Akemi - 1º inicial E
Clique nos links para saber mais sobre as leituras e atividades.
Clique no link abaixo

Clique no link abaixo

Clique no link abaixo


1º inicial E - Profª Cris Akemi 
Desenho coletivo dos mascotes - Olimpíadas 2016 


No laboratório de informática as crianças já haviam conhecido Tom e Vinícius, assistido a uma animação e descoberto como eles foram concebidos.
De atividade para casa lhes foi pedido para produzir o desenho dos mascotes, como exercício de observação e reprodução de detalhes como cores, formatos, bem como proporcionalidade corpórea.
Como finalização, na escola cada um desenhou uma das partes dos mascotesna lousa. Alguns ajudaram mostrando as cores e os detalhes que ainda faltavam, o que possibilitou que aqueles que tiveram dificuldade em casa ou aqueles que não puderam ou não conseguiram fazer pudessem de toda forma participar.



1º INICIAL E E PROF.ª CRIS AKEMI APRESENTA...
OS MALABARISTAS!


1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI


O primeiro trimestre de 2016 foi marcado por muitas leituras interessantes com o primeiro ano inicial. Aconteceram diversos momentos de aprendizagem e de diversão, tendo em vista que o interesse das crianças só aumentou a medida que foram aumentando seu repertório literário e interpretativo.
O destaque fica para “Se um gato for…”. Durante a leitura do livro houve uma demonstração dos alunos de querer adivinhar o que um gato faria se fosse uma coisa ou outra, além de acompanhar a leitura comigo e ficarem ansiosos para ler o que o gato poderia fazer, aprenderam vários termos e ficaram com a curiosidade e a criatividade aguçada. Ao final do livro perguntei se eles tinham pensado em algum gato diferente e o que ele poderia fazer e eles foram falando e compartilhando suas ideias. Foi tão produtiva a nossa roda de comentários que decidi propor que eles então desenhassem o gato que imaginaram e depois propus que escrevessem para que no laboratório de informática escrevêssemos coletivamente  o livro.
Prof.ª Cris Akemi

1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI
LEITURAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS DA SEMANA
SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA - VÍDEO DO SID

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI
LIVRO CADÊ - DINÂMICA DE LEITURA INTERATIVA


Primeira etapa: foram distribuídas aos grupos fichas com palavras que no livro representam algo que não se sabe onde foi parar e foram estimulados a lerem.
Segunda etapa: iniciou-se a leitura do livro e cada grupo ficou incumbido de vir a frente quando tivesse em posse a ficha que correspondesse às perguntas do livro.
Exemplo:
E cadê a bola? 
E cadê o queijo? 
E cadê a faca? 
E cadê o pé? 
Mas cadê o trono? 
E cadê o príncipe? 
Mas cadê o ratinho que estava aqui? 
Mas cadê o sapo? 
Mas cadê o brejo? 
Mas cadê a vaca? 
E cadê o boi? 
Mas cadê a chuva? 
Cadê o fogo? 
Mas cadê o ratinho que estava aqui? Foi por aqui, por aqui, por aqui, por aqui, por aqui...


  
  
  
  




  
  
  

  

1º INICIAL F - PROF.ª ÉRICA
JOGO DE TRILHAS
A proposta era que o grupo escrevesse e organizasse a sequência numérica de 1 a 30, escolhessem juntos um tema para decorar a trilha e depois jogassem seguindo as regras discutidas coletivamente.
A atividade foi muito significativa, pois as crianças participaram de todo o processo de criação e execução do jogo.
Segue abaixo fotos dos momentos de confecção, das trilhas prontas (ficaram lindas!) e das crianças jogando.


  


  
  
  
  
  



  


1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI
ESTIMATIVA
Essa atividade foi de grande importância para ajudar as crianças a entenderem a relação entre número e quantidade e ampliar seu repertório numérico.
Antes de iniciarmos a atividade de fato pedi que observassem com atenção a caixa, sem mencionar o objetivo da contagem. Após isso pedi que estimassem quantos gizes a caixa continha, registrando os números na lousa e dando dicas se a quantidade era maior ou menor a que disseram. 

Para finalizar retirei com a ajuda de dois alunos todos os gizes da caixa, contando e registrando os números da contagem na lousa até que concluímos o total. 

Caso estejam curiosos, eram 50!!!

  


  




1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI
O NOME DA GENTE
LEITURA E ESCRITA DO NOME DOS COLEGAS

Tão importante quanto reconhecer o próprio nome é a criança poder se comunicar e ser capaz de reconhecer o nome das pessoas com as quais convive.

Não raro crianças de seis anos quando indagadas sobre o nome dos colegas de sala de aula tem dificuldade significativa em listá-los.

Para que um grupo seja coeso é fundamental que a relação entre as crianças se torne cada vez mais íntima e colaborativa, e para tanto é necessário se conhecer melhor a cada dia. 

Como estratégia de leitura e escrita, a partir da lista de alunos exposta na sala foi pedido que produzissem uma lista de meninas e outra de meninos. 

Essas listas são uma referência no caderno de leitura que possuem. Em atividade posterior receberam fotos da turma toda para anexar as listas. 

Agora, a cada dia eles registram o nome do ajudante junto a foto correspondente, o que além de contribuir para aprenderem a leitura e escrita do nome de todos auxilia significativamente no processo de alfabetização.









1º INICIAL C - PROF.ª SORAYA
AS CRIANÇAS PULARAM CORDA COM A PARLENDA "SALADA, SALADINHA" E DEPOIS REGISTRARAM E ILUSTRARAM A ATIVIDADE NO CADERNO. CONFIRAM!
















1º INICIAL D - PROF.ª CARLA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

PRIMEIRA FASE, CONFECÇÃO DOS JOGOS DE TRILHA EM QUARTETOS.



SEGUNDA FASE, APRENDER SEQUÊNCIA NUMÉRICA BRINCANDO!



1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI
CONFECÇÃO DE JOGO DE TRILHA











1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI
LEITURAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS DA SEMANA





1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI
LEITURAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS DA SEMANA

SEGUNDA-FEIRA - LEITURA



TERÇA-FEIRA - LEITURA



QUARTA-FEIRA - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM VÍDEO 



QUINTA-FEIRA - CONTAÇÃO DA HISTÓRIA FESTA NO CASTELO COM A PROFESSORA SORAYA

SEXTA-FEIRA - LEITURA



1º inicial E - Prof.ª Cris Akemi 

Sequência Didática 

Aniversário



O aniversário da criança é sempre um momento muito importante e além de ser divertido abarca conceitos interessantes que podem e devem ser explorados.

Inspirada pela excelente orientadora do Pnaic Ieda Gomes, desenvolvi essa sequenciada que foi bem recebida pelos alunos e inclusive chamou a atenção de alguns que participam menos nos momentos coletivos.

Primeira etapa: Construção coletiva de gráfico dos aniversariantes. 
Trabalho sobre a função de um gráfico, data e passagem de tempo, aumento de repertório numérico em sequência.





Segunda etapa: Exposição de vídeos sobre o tema, inclusive um tutorial de como desenhar um bolo de aniversário e outras coisas para enfeitar o gráfico. 
Na roda de conversa que ocorreu após os vídeos foram considerados os aspectos que envolvem fazer aniversário: ficar mais velho, quem é mais velho ou mais novo, idades dos adultos e outras crianças da família. E realizar uma festa de aniversário: convite, endereço, preparativos, brincadeiras, comes e bebes e o parabéns. 



Terceira etapa: Se o convite é o primeiro passo da festa de aniversário, o parabéns é o último. Após nova leitura da música, que já estava presente como referência no caderno de leitura, foi distribuído o texto fatiado para que os alunos montassem.





1º inicial F - Prof.ª Erica


"Se eu fosse um peixinho

E soubesse nadar

Eu tirava o primeiro F

Do fundo do mar"



As crianças utilizaram diversas estratégias de leitura para encontrar o nome do amigo e "retirá-lo do fundo do mar". Foi uma atividade bem divertida e significativa.











1º inicial C - Prof.ª Soraya

Os alunos do 1°ano C confeccionaram trilhas com números de 1 a 30 e escolheram os temas preferidos para ilustrarem o tabuleiro do jogo.
Este jogo favoreceu o aumento do repertório numérico, além de ter sido uma atividade muito significativa para as crianças.














1º inicial F - Prof.ª Érica


O trabalho com jogos na alfabetização das crianças é fundamental, pois facilitam a aprendizagem nessa fase. Os jogos conduzem as crianças à descoberta, à concentração e à curiosidade, além disso, por meio deles os alunos vivenciam o trabalho em equipe e socializam diferentes estratégias, construindo e reconstruindo seus saberes.

Nesse jogo as crianças jogavam os dados e deveriam colocar a quantidade de feijão correspondente ao número tirado num copinho, após duas rodadas, contavam e comparavam a quantidade entre os parceiros, vencia quem conquistasse a maior quantidade de feijões.






1º inicial E - Prof.ª Cris Akemi 
Atividade de escrita em duplas produtivas


Após o ciclo das sondagens iniciais foi possível agrupar os alunos em duplas que se encontram em hipóteses de escrita próximas e também características que se complementam para um trabalho colaborativo. 
Os alunos foram orientados sobre a maneira que deveriam produzir na única folha que receberam bem como de que forma seria bom procederem quanto às discussões necessárias para chegarem a um consenso.
Uma criança escolhida por mim foi escriba por estar em hipótese de escrita anterior ao da sua dupla. O objetivo da atividade é que reconheçam a letra inicial das palavras e desenvolvam a escrita das mesmas espontaneamente, fazendo uso não apenas de seus próprios conhecimentos como também das referências de escrita já construídas pelo grupo dispostas na sala, como lista de nomes dos alunos, meses do ano, dias da semana e outras. 
Apesar de estarem ainda se apropriando dessa forma de estudo já demonstram avançar nos objetivos propostos. 
Após terminarem, foram feitas análise, correção coletiva e leitura das palavras, resultando em uma lista que ficará exposta como referência de escrita na sala de aula também.














1º inicial E - Prof.ª Cris Akemi 
Ação colaborativa AEE - Profª Ana Zamaro


Cantar músicas da nossa tradição é uma excelente forma de desenvolver a alfabetização das crianças. 
Principalmente se há uma referência escrita para consulta, e no caso de "Pastorzinho" marcações orais que estimulam o entendimento da formação das sílabas de maneira lúdica, pois são notas musicais. 
Parabéns a Prof.ª Ana pela excelente proposta e para os alunos do 1º E, que a executaram tão lindamente!




 


1º inicial E - Profª Cris Akemi 
Ação colaborativa AEE - Prof.ª Ana Zamaro


Recebemos com muito entusiasmo a Prof.ª Ana que gentilmente preparou uma aula especial na qual procurou incluir a todos com atividades psicomotoras e jogos de improviso. 
Foi muito interessante como as crianças foram solidárias com os alunos com dificuldades específicas e ficaram felizes a medida que outros superavam seus desafios. 
Além de ter sido produtivo foi uma alegria. 
Essas intervenções são fundamentais para que todos entendam as necessidades especiais de cada um, além de diminuir as diferenças entre eles e despertar a solidariedade. 
Obrigada Prof.ª Ana, volte sempre!

















TURMINHAS 2016


1º INICIAL A - PROF.ª MARINÊS

1º INICIAL B - PROF.ª DÉBORA


1º INICIAL C - PROF.ª SORAYA
1º INICIAL D - PROF.ª CARLA
1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI E AUXILIAR RENATA.
1º INICIAL F - PROF.ª ERICA E AUXILIAR IVONE.

2016
BRINQUEDOTECA
1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI





2015

SEMANA DA CRIANÇA 
1ºS INICIAIS DA MANHÃ
PROF.ª DÉBORA E MARINÊS

















MOMENTO CÍVICO
1º INICIAL C - PROF.ª SORAYA


ROTINA DOS PRIMEIROS INICIAIS

1º TRIMESTRE - PERÍODO DA TARDE
 


2014
NOSSA ESCOLA!
 ILUSTRAÇÕES 

1º INICIAL A - PROF.ª DÉBORA

Minha Escola 1º Inicial A

1º INICIAL B - PROF.ª ISMÊNIA
Nossa Escola!

1º INICIAL C - PROF.ª KÁTIA FRANCO
Nossa Escola!!

1º INICIAL D - PROF.ª MARLENE
Nossa Escola!

Projeto Copa do Mário 2014

1º inicial A - Profª Luciana
EQUADOR
Projeto Copa do Mário 2014 - Equador

1º inicial B - Profª Ismênia
BÉLGICA
Projeto Copa do Mário 2014 - Bélgica

1º inicial C - Prof.ª Kátia Franco
INGLATERRA
Projeto Copa do Mário 2014 - Inglaterra

1º inicial D - Prof.ª Marlene
FRANÇA 
Projeto Copa do Mário 2014 - França

Estudo do Meio


          No dia 3 de abril as turmas dos 1ºs anos iniciais, manhã e tarde,  foram ao Teatro Sesc Santo André, assistir ao espetáculo "Uma trilha para sua história", a apresentação uniu música, dança, teatro, circo e brincadeiras para mostrar diferentes histórias que têm em comum o universo dos sonhos.

             Registro do momento - 1ºs iniciais C e D















2013
Retrospectiva 1º ano inicial B
Profª. Débora


Projeto Didático: Brincadeiras Tradicionais
1ºs anos iniciais A e B
Prof.ªs Josefa e Débora


          Os alunos tiveram a oportunidade de realizar a releitura das obras do artista Ivan Cruz no laboratório de informática em  parceria com a PAPE Claudia. As obras deste artista resgatam as brincadeiras tradicionais da cultura popular brasileira como: bolinha de sabão, futebol, ioiô, brincadeiras de roda, pião, pula corda, entre outras. Além disso, eles também fizeram um trabalho com fotomontagem, sendo possível observar os rostos dos alunos nas telas do artista mencionado.



























































           Os alunos do 1º ano inicial B, da Professora Débora também fizeram parceria com a diretora Rosimeire e com a coordenadora pedagógica Juliana para colaborarem no desenvolvimento do projeto Brincadeiras Tradicionais, elas proporcionaram para eles vivenciar brincadeiras e posteriormente momentos de leitura sobre as regras das brincadeiras aplicadas. Esta atividade também promoveu maior socialização entre os alunos e demais funcionários da escola.
Prof.ª Débora













Projeto Brincadeiras
1º inicial C - Profª Marlene


   Quero compartilhar alguns momentos realizados no laboratório de informática e com o apoio da professora Claudia resgatar a importância das brincadeiras, utilizando para este fim o material de educação tecnológica e a releitura do artista plástico Ivan Cruz.
    Aqui um pouco dos trabalhos realizados que servirão como convite para a exposição do dia 30 de novembro de 2013. 
Venham prestigiar!!!
Profª Marlene Cruz
























Projeto Brincadeiras
1º inicial D

                 O trabalho desenvolvido pelos alunos do 1º inicial D foram embasados na proposta do Ivan Cruz e realizado com apoio da professora Claudia no laboratório informática. O intuito foi resgatar as brincadeiras e oferecer subsídio para enriquecer o conhecimento dos alunos em relação a tecnologia, apontando sempre o caminho do lúdico, da troca e da reflexão.
Prof.ª Eliane


























Depoimento dos alunos do 1º inicial D sobre a fotomontagem.

"Gostei de fazer a fotomontagem, porque a minha mãe vai ver e gostar!" Giovana L.

"Gostei porque é uma atividade diferente a vai ficar no blog para meus pais verem." Giovana A.

"Adorei participar!" Amanda

"Achei legal fazer e ficou bonito!" Luan

"Achei da hora fazer. Ficou legal e bonito!" Juliana

"Fiquei emocionada quando terminei!" Rebeca

"Divertido!" Rafaela

"Sensacional!" Karoline

"Amei tanto!" Gabriele

"No começo fiquei nervosa e no final ficou tudo lindo!" Isabella

"Escolhi a brincadeira que mais gosto para colocar o meu rosto e ficou legal!" Isla 

"Escolhi a brincadeira de pular corda e amei no final!" Sara

Comentários