2018
ESTUDO DO MEIO
MUSEU CATAVENTO
1º ANO A, PROF.ª ELIANE JACINTO
ESTUDO DO MEIO
MUSEU CATAVENTO
1º ANO B, PROF.ª ISMÊNIA
AUXILIAR EM EDUCAÇÃO IVONE
1º ANO C
REESCRITA EM DUPLA E REVISÃO COLETIVA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, DO CONTO ACUMULATIVO "O GRANDE RABANETE", PROFESSORAS SORAYA E CLAUDIA.
SEXTA-FEIRA DO PIJAMA
ATIVIDADES DIFERENCIADAS
ALUNOS DO 1º ANO A, PROF.ª ELIANE JACINTO
ESTUDO DO MEIO
CINEMA
FILME: VIVA A VIDA É UMA FESTA
1ºS ANOS DA TARDE
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
PROF.ª APOIO AOS PROJETOS PEDAGÓGICOS CLAUDIA LOTUFO
TRABALHO EM GRUPO
ETAPAS DA CAIXA VERDE
1º - CONFERIR AS PEÇAS
2º - DIVIDIR TAREFAS
3º - MONTAR
4º - APRESENTAR
5º - DESMONTAR
6º - ORGANIZAR A CAIXA
1º DESAFIO: VÍDEO DA HISTÓRIA DA LEGO, CONFERIR E EXPLORAR A CAIXA VERDE.
TURMA DO 1º ANO A
TURMA DO 1º ANO B
TURMA DO 1º ANO C
TURMA DO 1º ANO D
TURMA DO 1º ANO E
EXPRESSÃO ORAL E TRABALHANDO COM LETRAS MÓVEIS
1º ANO A - PROF.ª GLÁUCIA
PRATICANDO A LEITURA
1º ANO A - PROF.ª GLÁUCIA
REGISTRO APÓS O ENSAIO GERAL PARA A APRESENTAÇÃO DOS 1ºS ANOS DA MANHÃ.
PROJETO "EDUCAÇÃO DO CARÁTER"
VALOR: HUMOR
1ºS ANOS MANHÃ
O BOM HUMOR É A ÚNICA QUALIDADE DIVINA DO HOMEM.
ACHOPENHAUER
VEJA ABAIXO OS ENSAIOS DAS TURMAS DOS 1ºS ANOS A E B, COM AS PROFESSORAS GLÁUCIA, ISMÊNIA E RENATA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
VENHAM NOS PRESTIGIAR COM SUA PRESENÇA NO SÁBADO LETIVO, DIA 19/5/2018.
2017
RETROSPECTIVA 2017
1º INICIAL D
Prof.ª Ana Paula
RETROSPECTIVA 2017
1º INICIAL E
Prof.ª Cícera
FESTA DO PIJAMA E CINEMINHA
1ºs INICIAIS C e D
ESTUDO DO MEIO
CHÁCARA SILVESTRE
PROF.ª ELIANE JACINTO - 30/11/2017
ESTUDO DO MEIO
CHÁCARA SILVESTRE
PROF.ª ISMÊNIA - 30/11/2017
ESTUDO DO MEIO
CHÁCARA SILVESTRE
PROF.ª CÍCERA - 30/11/2017
Tivemos uma manhã agradável ao ar livre e em contato com a natureza. As crianças brincaram na grama, nos brinquedos e visitaram a casa que era do ex-prefeito de SBC, Wallace Simonsen.
Prof.ª Cícera, turma do 1º inicial E.
ESTUDO DO MEIO
CINÉPOLIS - SHOPPING PLAZA ABC
FILME: UMA FAMÍLIA FELIZ
PERÍODO DA TARDE - 29/11/2017
PROF.ª ANA PAULA
1º INICIAL D
SEMANA DA CRIANÇA
PROF.ª ANA PAULA
1º INICIAL D
SEMANA DA CRIANÇA
PROFª ELIANE JACINTO - 1º INICIAL A
OFICINA DE PIPAS
OFICINEIRO: DÁRIO
AUX.EDUCAÇÃO: RENATA
SEMANA DA CRIANÇA
PROFª CÍCERA - 1º INICIAL E
PINTURA DE ROSTO COM A
PROF.ª LUCILAINE DE ARTE
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO
PROFª CÍCERA
1º INICIAL E
NA TRILHA DO SACI
1º INICIAL D, PROF.ª ANA PAULA
Trabalho desenvolvido a partir da leitura de lendas folclóricas. Transformando leitura em brincadeira matemática.
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
1º INICIAL D, PROF.ª ANA PAULA
TRILHA DE MATEMÁTICA, JOGANDO A GENTE APRENDE!
1º INICIAL D, PROF.ª ANA PAULA
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
1º INICIAL E, PROF.ª LUCILAINE DE ARTE E PROF.ª CÍCERA
BRINCANDO DE MATEMÁTICA
DOMINÓ
1º INICIAL E, PROF.ª CÍCERA
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
1ºS INICIAIS
PROF.ª CLAUDIA LOTUFO
AGOSTO/2017
1º INICIAL B
PROF.ª ISMÊNIA
TEXTO INSTRUCIONAL
RECEITA DA PIPOCA
FAZENDO COMIDINHA COM A MASSINHA
1º INICIAL E
PROF.ª CÍCERA
FESTA DAS APRENDIZAGENS
1º INICIAIS C e D
PROF.ªS SORAYA E ANA PAULA
Receita de pipoca sendo preparada para sessão de cinema na escola com o filme "Ratatouille". Antes de iniciar a receita os alunos cantaram e pularam com a música "Pipoquinha".
1º INICIAL B
PROFESSORA ISMÊNIA
LIÇÃO DE CASA
RECEITA DE MASSINHA
1º INICIAL E
PROFESSORA CÍCERA
AUX.BIBLIOTECA MÁRIO
ATIVIDADE DE LEITURA NA BEI
FESTA DO PIJAMA
COMEMORANDO OS ANIVERSÁRIOS
Conferindo a lista de afazeres.
Fazendo bolinhos.
Brincadeira, baile e relaxamento.
BRINCADEIRA SIMBÓLICA
DE FESTA DE ANIVERSÁRIO
1º INICIAL A
PROF.ª ELIANE JACINTO
RECEITA DE MASSINHA PARA FAZERMOS OS DOCINHOS
INGREDIENTES
4 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO
3 COLHERES DE ÓLEO
1 XÍCARA DE SAL
1 XÍCARA DE ÁGUA
CORANTE
MODO DE FAZER:
MISTURE OS INGREDIENTES EM UMA BACIA E AMASSE BEM.
2016
PROJETO LENÇO
1º INICIAL E, PROF.ª CRIS AKEMI
GENTILEZA GERA GENTILEZA
1º INICIAL E
PROF.ª CRIS AKEMI
PROJETO SOLIDARIEDADE E CIDADANIA
GENTILEZA, MARISA MONTE
GRAVAÇÃO
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
CONTO DE FADAS - JOÃO E MARIA
16/11/2016 - 1º INICIAL E
CONTO DE FADAS
A PRINCESA E O SAPO
09/11/2016 - 1º INICIAL E
UMA TARDE DE QUARTA-FEIRA!
CONTO DE FADAS - BRANCA DE NEVE
28/09/2016 - 1º INICIAL E
CINEMA
1ºs INICIAIS TARDE
Reescrita Soldadinho de Chumbo
1ºE - Professora Cris Akemi
Essa foi a primeira tentativa de reescrita de contos da nossa turma! Após confeccionarem barquinhos de papel e soldadinhos, cada grupo escreveu e desenhou uma parte da história.
1ºE - Professora Cris Akemi
Essa foi a primeira tentativa de reescrita de contos da nossa turma! Após confeccionarem barquinhos de papel e soldadinhos, cada grupo escreveu e desenhou uma parte da história.
Interação 1º iniciais E e F
Nunca Dez
1º inicial E
Prof.ª Cris Akemi
Interação 1º iniciais D e E
Ação Colaborativa
1ºs iniciais tarde
Mãozinhas verdes!
Semana das Crianças
1ºs iniciais tarde
Receita com verduras e legumes da Horta!
1ºs iniciais tarde
Trabalho com rimas
Prof.ª Erica- 1º inicial F
O trabalho com rimas no processo de alfabetização é de suma importância, pois desenvolve a consciência fonológica, auxilia na assimilação e fixação das sílabas.
Após a leitura do livro "O caso do vaso" da autora Tatiana Belinky cada criança recebeu fichas com palavras da história. Um aluno por vez ia à frente, lia e apresentava sua palavra, a turma deveria observar suas fichas e caso tivessem palavras que rimassem deveriam se juntar ao colega. Após a leitura coletiva das palavras eu as expunha na lousa.
Foi uma atividade desafiadora e muito produtiva.
Confiram as fotos...
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA JOGAR
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
CLIQUE NA IMAGEM PARA COLORIR
CLIQUE NA IMAGEM PARA ACHAR AS DIFERENÇAS
CHAPEUZINHO VERMELHO
JOGOS DA CHAPEUZINHO VERMELHO
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO
OS TRÊS PORQUINHOS
JOGOS DOS TRÊS PORQUINHOS
CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO
O PATINHO FEIO
PARA PINTAR
CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS
CLIQUE NA IMAGEM PARA COLORIR PARTES DA HISTÓRIA DE CACHINHOS DOURADOS
CLIQUE ABAIXO E ENTRE NO SITE
DISNEY JUNIOR
PROJETO OLIMPÍADAS
FOTOMONTAGEM - Programa FotoMix
Laboratório de Informática
1º INICIAL B - PROF.ª DÉBORA
Sequenciada bilhete/horta
Aprendizagem/contexto e interdisciplinaridade
1º inicial E - Profª Cris Akemi
O trabalho com leitura e escrita de gêneros textuais específicos tem como objetivo ajudar na ampliação do repertório linguístico, pois a articulação entre o que se pensa/fala/escreve e lê passa por muitas interpretações e transposições que precisam ser dominadas justamente pela necessidade de comunicação.
E se a finalidade primeira é desenvolver a capacidade de se comunicar, quando as atividades envolvem intenções comunicativas, mais significativa será a vivência.
Tendo isso em mente, ao invés de considerar a leitura e a escrita como algo desvinculado da vida da criança é possível que as mesmas sejam inseridas no contexto escolar e social.
Portanto cabe ao professor além de proporcionar elementos de aprendizagem por ele oferecidos, captar os interesses dos educandos e a realidade da própria escola tentando resignificar determinados momentos da rotina.
A sequenciada apresentada a seguir tem essas características, pois foi tomando corpo a medida que os interesses e as necessidades se revelaram.
Teve início quando eu e Márcia, a partir de uma excelente experiência que realizamos com horta ano passado, resolvemos convidar os alunos do 1º ano E para fazer o mesmo este ano. Como nem todos a conheciam sugeri que ela nos deixasse um bilhete para que eles tentassem ler convidando- os:
Isso impulsionou o primeiro contato que tiveram com uma escrita claramente para comunicação.
Fomos até lá conhecer a Márcia e o espaço que ela estava preparando para o trabalho.
Eles ficarem muito animados, perguntaram várias coisas, inclusive exercitando sua oralidade com um adulto diferente. Saíram de lá com a promessa de que quando tudo estivesse pronto receberíamos a notícia.
Então no dia da plantação chegamos na sala e tinha um novo bilhete.
Após lermos o bilhete já descemos para plantar. Porém, conforme os grupos esperavam para semear o que foi destinado a eles a turma do 5º ano da professora Adriana passou por lá e foi até a quadra para realizar o lançamento dos foguetes que confeccionaram. Eu não tive como ignorar o fato de que naquele momento eles estavam mais interessados nos foguetes do que na horta e fomos até lá assistir. A turma muito atenciosa não somente permitiu que o fizéssemos como também nos convidou para participar. Os alunos mais velhos paciente e carinhosamente ensinaram os menores, que ficaram extasiados.
Voltando para sala, como eles estavam tão empolgados com todas as vivências e super agradecidos pela turma ter nos proporcionado aquele momento, sugeri que escrevessemos coletivamente um bilhete de agradecimento para a turma, e foi então o primeiro contato deles com a escrita de um bilhete (gênero textual em curso no segundo trimestre). Rapidamente e entusiasticamente eles concordaram e após escrevermos assinaram e fizeram uma ilustração para presentear os colegas que os ensinaram.
A partir de então começamos a escrever bilhetes e criamos um mural para eles, inclusive impulsionado pela atividade do 1o ano F que confeccionou um bilhete no qual inspiramos nossas escritas. Também trocamos bilhetes com essa mesma turma e com a professora Ana Zamaro.
1º inicial E - Profª Cris Akemi
Educação Tecnológica
Aprendendo a trabalhar de forma colaborativa, elaborando hipóteses, experimentando-as e reformulando-as a partir dos resultados obtidos.
1º inicial E - Profª Cris Akemi
Construção dos conceitos de adição e subtração com palitos
Construção dos conceitos de adição e subtração com palitos
1º inicial E - Profª Cris Akemi
Após a leitura do livro que contém poemas sobre animais marinhos em extinção, as crianças, que os acharam lindos, ficaram muito sensibilizadas quando contei que esses animais corriam o risco de desaparecer da natureza. Uma aluna quase chorou e dois deles concluíram que quando crescessem seriam profissionais responsáveis pela limpeza do mar para evitar a extinção das espécies. Acerca disso conversamos um pouco sobre a prevenção e a importância da conscientização sobre a não poluição do mar.
Eles demonstraram interesse em desenhar os animais do livro, então propus que fizéssemos um fundo do mar "coletivo" e escrevêssemos um recado alertando as pessoas sobre a extinção.
Atendimento colaborativo com a Professora Ana Zamaro
1º inicial E - Profª Cris Akemi
1º inicial B - Prof.ª Débora
Projeto Olimpíadas
Modalidades Olímpicas
Fazendo o pictograma com a ajuda da
Prof.ª Lucilaine
1º inicial A - Prof.ª Marinês
Projeto Olimpíadas
Modalidades Olímpicas
Fazendo o pictograma com a ajuda da
Prof.ª Lucilaine
Introdução do tema Assembleias de classe
Escolha dos representantes
1º inicial E - Professora Cris Akemi
Iniciamos assistindo a esse vídeo e esmiuçando seus significados, percebendo comportamentos adequados para uma boa discussão: organização, objetividade, atenção analítica, responsabilidade, iniciativa, criatividade.
Com base na roda de comentários sobre as percepções do vídeo “Conselho dos ratos” propus então uma votação para representantes de sala, que já teriam reunião marcada com a diretora para iniciação do Conselho Mirim da escola.
Conversamos um pouco sobre quais características deveria ter o representante de sala, que no comportamentos estariam de acordo e qual dos alunos que se candidataram possuíam tais atributos.
Para estimular a autonomia na votação fizemos secreto, com direito a contagem e auditoria. Aproveitando também para dar uma pincelada na alfabetização de alguns dos alunos.
Foi excelente!
1º inicial E - Profª Cris Akemi
Aprendendo sobre animais vertebrados e invertebrados com o 3º inicial C - Profª Joyce
Fotos e escrita dos alunos do 1º inicial C, Prof.ª Soraya, realizadas a partir do vídeo de Fafá Conta o livro "O Lenço" de Patricia Auerbach.
1ºINICIAL F - PROF.ª ÉRICA
Você gosta de esportes?
Este trimestre estamos estudando o gênero textual bilhetes. Várias questões estão sendo abordadas com as crianças: estrutura, características, leitura, comparação com outros gêneros...Aproveitamos a proximidade do nosso sábado letivo e estamos deixando um bilhete para vocês não esquecerem. O texto foi elaborado pelos alunos e teve a professora como escriba.
Este trimestre estamos estudando o gênero textual bilhetes. Várias questões estão sendo abordadas com as crianças: estrutura, características, leitura, comparação com outros gêneros...Aproveitamos a proximidade do nosso sábado letivo e estamos deixando um bilhete para vocês não esquecerem. O texto foi elaborado pelos alunos e teve a professora como escriba.
1º inicial E - Profª Cris Akemi
Aprendendo a escrever bilhetes com a turma do 1º inicial F, Prof.ª Erica
Semana passada fomos ler o bilhete produzido pela turma vizinha e aprendemos como se escreve um para iniciar nosso mural de bilhetes. Foi muito inspirador!
1º INICIAL D - PROF.ª CARLA
ATIVIDADES A PARTIR DAS PARLENDAS
EM GRUPOS PRODUTIVOS
LÁ EM CIMA DO PIANO
1, 2, FEIJÃO COM ARROZ
1º inicial E - Profª Cris Akemi
Conhecendo os animais e o conceito de agrupamento por semelhança.
Foi proposto que eles identificassem alguma semelhança entre os animais que tinham e os separassem em dois grupos.
Chegaram aos seguintes grupos.
![]() |
MATAM OU NÃO MATAM |
![]() |
DENTES AFIADOS E NÃO AFIADOS |
![]() |
NADAM E NÃO NADAM |
![]() |
AQUÁTICOS E NÃO AQUÁTICOS |
![]() |
CORREM E NÃO CORREM |
![]() |
VOAM E NÃO VOAM |
![]() |
PEQUENOS, MÉDIOS E GRANDES |
![]() |
INSETOS, NADAM, NÃO NADAM, NEM SÃO INSETOS |
![]() |
COM RABO E SEM RABO |
1º inicial E - Profª Cris Akemi
LIVRO DO DIA
Após apreciarmos uma emocionante aventura do pirata Rafael, conversamos um pouco sobre viagem e imaginação. Sugeri então que explorássemos o globo terrestre, pois como atividade para casa eles produziram uma lista de países que participarão das Olimpíadas 2016.
Orientei-os a fazer a localização do Brasil e dos países que haviam pesquisado em casa, imaginando de quão longe os atletas virão.
Prof.ª Cris Akemi
LIVRO DO DIA
Prof.ª Cris Akemi - 1º inicial E
Clique nos links para saber mais sobre as leituras e atividades.
Clique no link abaixo
Clique no link abaixo
Clique no link abaixo
1º inicial E - Profª Cris Akemi
Desenho coletivo dos mascotes - Olimpíadas 2016
No laboratório de informática as crianças já haviam conhecido Tom e Vinícius, assistido a uma animação e descoberto como eles foram concebidos.
De atividade para casa lhes foi pedido para produzir o desenho dos mascotes, como exercício de observação e reprodução de detalhes como cores, formatos, bem como proporcionalidade corpórea.
Como finalização, na escola cada um desenhou uma das partes dos mascotesna lousa. Alguns ajudaram mostrando as cores e os detalhes que ainda faltavam, o que possibilitou que aqueles que tiveram dificuldade em casa ou aqueles que não puderam ou não conseguiram fazer pudessem de toda forma participar.
Desenho coletivo dos mascotes - Olimpíadas 2016
No laboratório de informática as crianças já haviam conhecido Tom e Vinícius, assistido a uma animação e descoberto como eles foram concebidos.
De atividade para casa lhes foi pedido para produzir o desenho dos mascotes, como exercício de observação e reprodução de detalhes como cores, formatos, bem como proporcionalidade corpórea.
Como finalização, na escola cada um desenhou uma das partes dos mascotesna lousa. Alguns ajudaram mostrando as cores e os detalhes que ainda faltavam, o que possibilitou que aqueles que tiveram dificuldade em casa ou aqueles que não puderam ou não conseguiram fazer pudessem de toda forma participar.
1º INICIAL E E PROF.ª CRIS AKEMI APRESENTA...
OS MALABARISTAS!
1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI
O primeiro trimestre de 2016 foi marcado por muitas leituras interessantes com o primeiro ano inicial. Aconteceram diversos momentos de aprendizagem e de diversão, tendo em vista que o interesse das crianças só aumentou a medida que foram aumentando seu repertório literário e interpretativo.
O destaque fica para “Se um gato for…”. Durante a leitura do livro houve uma demonstração dos alunos de querer adivinhar o que um gato faria se fosse uma coisa ou outra, além de acompanhar a leitura comigo e ficarem ansiosos para ler o que o gato poderia fazer, aprenderam vários termos e ficaram com a curiosidade e a criatividade aguçada. Ao final do livro perguntei se eles tinham pensado em algum gato diferente e o que ele poderia fazer e eles foram falando e compartilhando suas ideias. Foi tão produtiva a nossa roda de comentários que decidi propor que eles então desenhassem o gato que imaginaram e depois propus que escrevessem para que no laboratório de informática escrevêssemos coletivamente o livro.
Prof.ª Cris Akemi
1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI
LEITURAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS DA SEMANA
![]() |
SEGUNDA-FEIRA |
![]() |
TERÇA-FEIRA |
![]() |
QUARTA-FEIRA - VÍDEO DO SID |
![]() |
QUINTA-FEIRA |
![]() |
SEXTA-FEIRA 1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI |
LIVRO CADÊ - DINÂMICA DE LEITURA INTERATIVA
Primeira etapa: foram distribuídas aos grupos fichas com palavras que no livro representam algo que não se sabe onde foi parar e foram estimulados a lerem.
Segunda etapa: iniciou-se a leitura do livro e cada grupo ficou incumbido de vir a frente quando tivesse em posse a ficha que correspondesse às perguntas do livro.
Exemplo:
E cadê a bola?
E cadê o queijo?
E cadê a faca?
E cadê o pé?
Mas cadê o trono?
E cadê o príncipe?
Mas cadê o ratinho que estava aqui?
Mas cadê o sapo?
Mas cadê o brejo?
Mas cadê a vaca?
E cadê o boi?
Mas cadê a chuva?
Cadê o fogo?
Mas cadê o ratinho que estava aqui? Foi por aqui, por aqui, por aqui, por aqui, por aqui...
1º INICIAL F - PROF.ª ÉRICA
JOGO DE TRILHAS
A proposta era que o grupo escrevesse e organizasse a sequência numérica de 1 a 30, escolhessem juntos um tema para decorar a trilha e depois jogassem seguindo as regras discutidas coletivamente.
A atividade foi muito significativa, pois as crianças participaram de todo o processo de criação e execução do jogo.
Segue abaixo fotos dos momentos de confecção, das trilhas prontas (ficaram lindas!) e das crianças jogando.
1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI
ESTIMATIVA
Essa atividade foi de grande importância para ajudar as crianças a entenderem a relação entre número e quantidade e ampliar seu repertório numérico.
Antes de iniciarmos a atividade de fato pedi que observassem com atenção a caixa, sem mencionar o objetivo da contagem. Após isso pedi que estimassem quantos gizes a caixa continha, registrando os números na lousa e dando dicas se a quantidade era maior ou menor a que disseram.
Para finalizar retirei com a ajuda de dois alunos todos os gizes da caixa, contando e registrando os números da contagem na lousa até que concluímos o total.
Caso estejam curiosos, eram 50!!!
1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI
O NOME DA GENTE
LEITURA E ESCRITA DO NOME DOS COLEGAS
Tão importante quanto reconhecer o próprio nome é a criança poder se comunicar e ser capaz de reconhecer o nome das pessoas com as quais convive.
Não raro crianças de seis anos quando indagadas sobre o nome dos colegas de sala de aula tem dificuldade significativa em listá-los.
Para que um grupo seja coeso é fundamental que a relação entre as crianças se torne cada vez mais íntima e colaborativa, e para tanto é necessário se conhecer melhor a cada dia.
Como estratégia de leitura e escrita, a partir da lista de alunos exposta na sala foi pedido que produzissem uma lista de meninas e outra de meninos.
Essas listas são uma referência no caderno de leitura que possuem. Em atividade posterior receberam fotos da turma toda para anexar as listas.
Agora, a cada dia eles registram o nome do ajudante junto a foto correspondente, o que além de contribuir para aprenderem a leitura e escrita do nome de todos auxilia significativamente no processo de alfabetização.
1º INICIAL C - PROF.ª SORAYA
AS CRIANÇAS PULARAM CORDA COM A PARLENDA "SALADA, SALADINHA" E DEPOIS REGISTRARAM E ILUSTRARAM A ATIVIDADE NO CADERNO. CONFIRAM!
1º INICIAL D - PROF.ª CARLA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PRIMEIRA FASE, CONFECÇÃO DOS JOGOS DE TRILHA EM QUARTETOS.
SEGUNDA FASE, APRENDER SEQUÊNCIA NUMÉRICA BRINCANDO!
LEITURAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS DA SEMANA
1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI
LEITURAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS DA SEMANA![]() |
SEGUNDA-FEIRA - LEITURA![]() TERÇA-FEIRA - LEITURA ![]() QUARTA-FEIRA - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM VÍDEO ![]() QUINTA-FEIRA - CONTAÇÃO DA HISTÓRIA FESTA NO CASTELO COM A PROFESSORA SORAYA |

SEXTA-FEIRA - LEITURA
1º inicial E - Prof.ª Cris Akemi
Sequência Didática
Aniversário
O aniversário da criança é sempre um momento muito importante e além de ser divertido abarca conceitos interessantes que podem e devem ser explorados.
Inspirada pela excelente orientadora do Pnaic Ieda Gomes, desenvolvi essa sequenciada que foi bem recebida pelos alunos e inclusive chamou a atenção de alguns que participam menos nos momentos coletivos.
Primeira etapa: Construção coletiva de gráfico dos aniversariantes.
Trabalho sobre a função de um gráfico, data e passagem de tempo, aumento de repertório numérico em sequência.
Segunda etapa: Exposição de vídeos sobre o tema, inclusive um tutorial de como desenhar um bolo de aniversário e outras coisas para enfeitar o gráfico.
Na roda de conversa que ocorreu após os vídeos foram considerados os aspectos que envolvem fazer aniversário: ficar mais velho, quem é mais velho ou mais novo, idades dos adultos e outras crianças da família. E realizar uma festa de aniversário: convite, endereço, preparativos, brincadeiras, comes e bebes e o parabéns.
Na roda de conversa que ocorreu após os vídeos foram considerados os aspectos que envolvem fazer aniversário: ficar mais velho, quem é mais velho ou mais novo, idades dos adultos e outras crianças da família. E realizar uma festa de aniversário: convite, endereço, preparativos, brincadeiras, comes e bebes e o parabéns.
1º inicial F - Prof.ª Erica
"Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava o primeiro F
Do fundo do mar"
As crianças utilizaram diversas estratégias de leitura para encontrar o nome do amigo e "retirá-lo do fundo do mar". Foi uma atividade bem divertida e significativa.
1º inicial C - Prof.ª Soraya
Os alunos do 1°ano C confeccionaram trilhas com números de 1 a 30 e escolheram os temas preferidos para ilustrarem o tabuleiro do jogo.
Este jogo favoreceu o aumento do repertório numérico, além de ter sido uma atividade muito significativa para as crianças.
1º inicial F - Prof.ª Érica
O trabalho com jogos na alfabetização das crianças é fundamental, pois facilitam a aprendizagem nessa fase. Os jogos conduzem as crianças à descoberta, à concentração e à curiosidade, além disso, por meio deles os alunos vivenciam o trabalho em equipe e socializam diferentes estratégias, construindo e reconstruindo seus saberes.
Nesse jogo as crianças jogavam os dados e deveriam colocar a quantidade de feijão correspondente ao número tirado num copinho, após duas rodadas, contavam e comparavam a quantidade entre os parceiros, vencia quem conquistasse a maior quantidade de feijões.
1º inicial E - Prof.ª Cris Akemi
Atividade de escrita em duplas produtivas
Após o ciclo das sondagens iniciais foi possível agrupar os alunos em duplas que se encontram em hipóteses de escrita próximas e também características que se complementam para um trabalho colaborativo.
Os alunos foram orientados sobre a maneira que deveriam produzir na única folha que receberam bem como de que forma seria bom procederem quanto às discussões necessárias para chegarem a um consenso.
Uma criança escolhida por mim foi escriba por estar em hipótese de escrita anterior ao da sua dupla. O objetivo da atividade é que reconheçam a letra inicial das palavras e desenvolvam a escrita das mesmas espontaneamente, fazendo uso não apenas de seus próprios conhecimentos como também das referências de escrita já construídas pelo grupo dispostas na sala, como lista de nomes dos alunos, meses do ano, dias da semana e outras.
Apesar de estarem ainda se apropriando dessa forma de estudo já demonstram avançar nos objetivos propostos.
Após terminarem, foram feitas análise, correção coletiva e leitura das palavras, resultando em uma lista que ficará exposta como referência de escrita na sala de aula também.
1º inicial E - Prof.ª Cris Akemi
Ação colaborativa AEE - Profª Ana Zamaro
Cantar músicas da nossa tradição é uma excelente forma de desenvolver a alfabetização das crianças.
Principalmente se há uma referência escrita para consulta, e no caso de "Pastorzinho" marcações orais que estimulam o entendimento da formação das sílabas de maneira lúdica, pois são notas musicais.
Parabéns a Prof.ª Ana pela excelente proposta e para os alunos do 1º E, que a executaram tão lindamente!
1º inicial E - Profª Cris Akemi
Ação colaborativa AEE - Prof.ª Ana Zamaro
Recebemos com muito entusiasmo a Prof.ª Ana que gentilmente preparou uma aula especial na qual procurou incluir a todos com atividades psicomotoras e jogos de improviso.
Foi muito interessante como as crianças foram solidárias com os alunos com dificuldades específicas e ficaram felizes a medida que outros superavam seus desafios.
Além de ter sido produtivo foi uma alegria.
Essas intervenções são fundamentais para que todos entendam as necessidades especiais de cada um, além de diminuir as diferenças entre eles e despertar a solidariedade.
Obrigada Prof.ª Ana, volte sempre!
1º INICIAL A - PROF.ª MARINÊS |
1º INICIAL B - PROF.ª DÉBORA 1º INICIAL C - PROF.ª SORAYA |
1º INICIAL D - PROF.ª CARLA |
1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI E AUXILIAR RENATA. |
1º INICIAL F - PROF.ª ERICA E AUXILIAR IVONE. |
2016
BRINQUEDOTECA
1º INICIAL E - PROF.ª CRIS AKEMI
2015
SEMANA DA CRIANÇA
1ºS INICIAIS DA MANHÃ
PROF.ª DÉBORA E MARINÊS
MOMENTO CÍVICO
1º INICIAL C - PROF.ª SORAYA
ROTINA DOS PRIMEIROS INICIAIS
1º TRIMESTRE - PERÍODO DA TARDE
NOSSA ESCOLA!
ILUSTRAÇÕES
1º INICIAL A - PROF.ª DÉBORA
Minha Escola 1º Inicial A
1º INICIAL B - PROF.ª ISMÊNIA
Nossa Escola!
1º INICIAL C - PROF.ª KÁTIA FRANCO
Nossa Escola!!
1º INICIAL D - PROF.ª MARLENE
Nossa Escola!
Projeto Copa do Mário 2014
1º inicial A - Profª Luciana
EQUADOR
Projeto Copa do Mário 2014 - Equador
1º inicial B - Profª Ismênia
BÉLGICA
Projeto Copa do Mário 2014 - Bélgica
1º inicial C - Prof.ª Kátia Franco
INGLATERRA
Projeto Copa do Mário 2014 - Inglaterra
1º inicial D - Prof.ª Marlene
FRANÇA
Projeto Copa do Mário 2014 - França
Estudo do Meio
No dia 3 de abril as turmas dos 1ºs anos iniciais, manhã e tarde, foram ao Teatro Sesc Santo André, assistir ao espetáculo "Uma trilha para sua história", a apresentação uniu música, dança, teatro, circo e brincadeiras para mostrar diferentes histórias que têm em comum o universo dos sonhos.
Registro do momento - 1ºs iniciais C e D
2013
Retrospectiva 1º ano inicial B
Profª. Débora
Projeto Didático: Brincadeiras Tradicionais
1ºs anos iniciais A e B
Prof.ªs Josefa e Débora
Os alunos tiveram a oportunidade de realizar a releitura das obras do artista Ivan Cruz no laboratório de informática em parceria com a PAPE Claudia. As obras deste artista resgatam as brincadeiras tradicionais da cultura popular brasileira como: bolinha de sabão, futebol, ioiô, brincadeiras de roda, pião, pula corda, entre outras. Além disso, eles também fizeram um trabalho com fotomontagem, sendo possível observar os rostos dos alunos nas telas do artista mencionado.
Os alunos do 1º ano inicial B, da Professora Débora também fizeram parceria com a diretora Rosimeire e com a coordenadora pedagógica Juliana para colaborarem no desenvolvimento do projeto Brincadeiras Tradicionais, elas proporcionaram para eles vivenciar brincadeiras e posteriormente momentos de leitura sobre as regras das brincadeiras aplicadas. Esta atividade também promoveu maior socialização entre os alunos e demais funcionários da escola.
Prof.ª Débora
Projeto Brincadeiras
1º inicial C - Profª Marlene
Quero compartilhar alguns momentos realizados no laboratório de informática e com o apoio da professora Claudia resgatar a importância das brincadeiras, utilizando para este fim o material de educação tecnológica e a releitura do artista plástico Ivan Cruz.
Aqui um pouco dos trabalhos realizados que servirão como convite para a exposição do dia 30 de novembro de 2013.
Venham prestigiar!!!
Profª Marlene CruzProjeto Brincadeiras
1º inicial D
O trabalho desenvolvido pelos alunos do 1º inicial D foram embasados na proposta do Ivan Cruz e realizado com apoio da professora Claudia no laboratório informática. O intuito foi resgatar as brincadeiras e oferecer subsídio para enriquecer o conhecimento dos alunos em relação a tecnologia, apontando sempre o caminho do lúdico, da troca e da reflexão.
Prof.ª Eliane
Depoimento dos alunos do 1º inicial D sobre a fotomontagem.
"Gostei de fazer a fotomontagem, porque a minha mãe vai ver e gostar!" Giovana L.
"Gostei porque é uma atividade diferente a vai ficar no blog para meus pais verem." Giovana A.
"Adorei participar!" Amanda
"Achei legal fazer e ficou bonito!" Luan
"Achei da hora fazer. Ficou legal e bonito!" Juliana
"Fiquei emocionada quando terminei!" Rebeca
"Divertido!" Rafaela
"Sensacional!" Karoline
"Amei tanto!" Gabriele
"No começo fiquei nervosa e no final ficou tudo lindo!" Isabella
"Escolhi a brincadeira que mais gosto para colocar o meu rosto e ficou legal!" Isla
"Escolhi a brincadeira de pular corda e amei no final!" Sara
"Gostei de fazer a fotomontagem, porque a minha mãe vai ver e gostar!" Giovana L.
"Gostei porque é uma atividade diferente a vai ficar no blog para meus pais verem." Giovana A.
"Adorei participar!" Amanda
"Achei legal fazer e ficou bonito!" Luan
"Achei da hora fazer. Ficou legal e bonito!" Juliana
"Fiquei emocionada quando terminei!" Rebeca
"Divertido!" Rafaela
"Sensacional!" Karoline
"Amei tanto!" Gabriele
"No começo fiquei nervosa e no final ficou tudo lindo!" Isabella
"Escolhi a brincadeira que mais gosto para colocar o meu rosto e ficou legal!" Isla
"Escolhi a brincadeira de pular corda e amei no final!" Sara
Comentários
Postar um comentário
Gostaríamos de saber sua opinião, deixe seu recado, clique em postar um comentário!