3ºs anos - 2012 a 2018

2018


FOTOMONTAGEM
   APRENDENDO A  FAZER FOTOMONTAGEM DE CONTO DE FADAS UTILIZANDO OS RECURSOS DO POWER POINT NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.

3º ANO A - PROFESSORA KÁTIA FRANCO

3º ANO E - PROFESSORA KÁTIA FRANCO
Fotomontagem Com Contos



3º ANO F - PROFESSORA SEVERINA CLAUDIA
Fotomontagem com Contos


3º ANO G - PROFESSORA JULIANA
Fotomontagem Com Contos



Turma do 3º ano D
Professora Renata

 Nas aulas de História estamos trabalhando as profissões.

 Após uma pesquisa com a família, confeccionaram uma ficha técnica e fizeram a exposição de objetos utilizados nas profissões pesquisadas. 

 A exposição foi visitada por alunos e funcionários da escola.











Trabalho e Profissões
     Os 3ºs anos A e E, Prof.ª Kátia Franco, fizeram uma linda exposição sobre Trabalho e Profissões na aula de História. Foram dias de pesquisas e atividades e as crianças trouxeram objetos para representar a profissão e o trabalho dos pais.

3º ano A




   


                              3º ano E












Poema Coisas de que Gosto
Turma do 3º ano F
Prof.ªs Jamile, Severina e Claudia

Produção, ilustração, digitação e formatação realizada pelos alunos do 3º ano F, no Laboratório de Informática, utilizando os recursos do PowerPoint.
Baseado no texto “Coisas de que gosto” de Solange Valadares.




Projeto Essa Escola é Nossa! Educação do Caráter.
Turma do 3º ano B, Prof.ª Vanessa F.
Pesquisa sobre Valores no laboratório de Informática
Registro por vídeo das opiniões em sala de aula.




Estudo do Meio
Teatro  Engenheiro Salvador Arena
Turma do 3º ano B, Prof.ª Vanessa F.
Termomecânica
Cinderela









Turma do 3º ano B, Prof.ª Vanessa F.
Entrevista com os funcionarios/alunos sobre o uso da energia elétrica (sua importância no dia-a-dia).






EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
PROF.ª APOIO AOS PROJETOS PEDAGÓGICOS CLAUDIA LOTUFO

TRABALHO EM GRUPO
ETAPAS DA CAIXA VERDE
1º - CONFERIR AS PEÇAS
2º - DIVIDIR TAREFAS
3º - MONTAR
4º - APRESENTAR
5º - DESMONTAR
6º - ORGANIZAR A CAIXA

1º DESAFIO: CONSTRUIR UM OBJETO/MÁQUINA QUE POSSIBILITE A MELHORIA DO BAIRRO EM QUE RESIDEM, UTILIZANDO  O LEGO (CAIXA VERDE).

Turma do 3º ano A, Prof.ª Kátia Franco




Turma do 3º ano B, Prof.ª Vanessa F.




Turma do 3º ano C, Prof.ª Rita





Turma do 3º ano D, Prof.ª Renata




Turma do 3º ano F, Prof.ª Severina




Turma do 3º ano G, Prof.ª Juliana




OBS.: A TURMA DO 3º ANO E, FARÁ ESSE TRABALHO POSTERIORMENTE E AS FOTOS SERÃO DIVULGADAS.


PATRIMÔNIO CULTURAL
 Dia 5/6 os alunos do 3º ano B fizeram a identificação das imagens, relacionando-as com os textos e puderam observar os patrimônios culturais e naturais do Brasil.
Prof.ª Vanessa Fonseca









EXPLORANDO O GOOGLE EARTH NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
3º B - PROF.ª VANESSA FONSECA

  

  

  
  

SÓLIDO GEOMÉTRICO
VÉRTICES E ARESTAS COM MASSINHA E PALITO
3º B - PROF.ª VANESSA FONSECA







  

  

CORREÇÃO COLETIVA
MATEMÁTICA
3º B - PROF.ª VANESSA FONSECA




ATIVIDADE DE LEITURA
3º B - PROF.ª VANESSA FONSECA


  
  
  








    Dia 22/5, as turminhas dos 3° ano A e E tiveram uma aula de Matemática bem divertida. Aprendemos o que são faces,  vértices e arestas em um sólido geométrico construindo-os com palitos e massinhas. Foi muito legal! 
Prof.ª Kátia Franco


























Hoje os alunos no 3°A aprenderam Matemática de um jeito bem divertido! Trabalhando adição com jogos







2017

PRODUÇÃO DE CONTOS DE FADAS
PROF.ª ADALGISA
3º INICIAL B






TRABALHO COM FORMAS GEOMÉTRICAS
PROF.ª JAMILE
3º INICIAL F







ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
3º inicial C
Prof.ª Ana Lúcia
Links para atividades!Clique na imagem.

TODOS CONTRA A DENGUE
3ºs iniciais D, E e F
Profªs Renata, Kátia Franco e Jamile


Semana da Criança
3º inicial F, Prof.ª Jamile









Semana da Criança
3º inicial D, Prof.ª Glaucia (substituta)








Semana da Criança
3º inicial E, Prof.ª Arlete (substituta)

Profissões
3º inicial D
Nesse trimestre estamos trabalhando as profissões. O 3º ano D fez um entrevista com seus familiares para conhecer um pouco mais sobre suas profissões. Socializamos as descobertas em sala de aula. 
Confira!
Prof.ª Renata 























Teatro no Cenforpe
Dom Quixote de La Mancha
Alunos do 3º inicial D, Prof.ª Renata.

Alunos do 3º inicial F, Prof.ª Jamile

Alunos do 3º inicial E, Prof.ª Kátia Franco.




Projeto "Se essa escola fosse minha"
Tivemos uma conversa com a diretora Rosemeire sobre as ações de valorização e conservação de nossa escola!
Vejam abaixo o registro de nossa conversa!



Atividades do 1º Semestre
3º inicial A, Prof.ª Débora
Festa das Aprendizagens



Atividades do 1º Semestre
3º inicial F, Prof.ª Jamile
Festa das Aprendizagens







Jogos




Cartazes



Ensino Híbrido
Plataformas de Aprendizagens
Preparativos para animação
"A menina que odiava livros"









Festa das Aprendizagens
3º INICIAL B
Prof.ª Adalgisa
Fotos Prof.ª Vanessa





Projeto Carta
3º inicial C, Prof.ª Ana Lúcia
As crianças fizeram uma votação e escolheram a inspetora Helena para escrever uma carta...



A Dona Helena respondeu:

Homenagem a Dona Helena pelo excelente trabalho que realiza na escola!




Ensino Híbrido
Respeitando a diversidade
 Jogos
3º inicial F, Prof.ª Jamile




PRODUÇÃO TEXTUAL: PIMPA, A GIRAFA PENSADORA.
3º INICIAL C - PROF.ª ADALGISA
        Quinta-feira, dia 25/05, assistimos a uma peça de teatro na escola, chamada Pimpa, a girafa pensadora.
        Eu gostei muito da peça e vou contar o que.
        Pimpa vivia no mundo da lua, sempre pensando.
        Ela tinha duas irmãs que tinham vergonha de tê-la com irmã por ela pensar muito.
        Já tinha anoitecido e Pimpa olhando para as estrela sentiu vontade de ir até elas e pensou:
        - Talvez se eu esticar meu pescoço consiga chegar até lá.
        Então, ela esticou seu pescoço e chegou até lá onde havia duas estrelas que falaram com ela. Explicaram para ela o que eram virtudes. Disseram-lhe que virtudes eram qualidades como: tolerância, prudência, responsabilidade, paciência, respeito, humildade e compaixão.
        As estrelas perguntaram para Pimpa se ela gostaria de virar uma estrela. Pimpa respondeu que sim, então as estrelas disseram-lhe para fechar os olhos e pensar em algo que a deixasse feliz. Ela fechou os olhos e pensou em algo. Quando as estrelas iam transformá-la ela abriu os olhos e disse:
        _ Quando vocês me disseram para pensar em algo que me deixasse feliz eu pensei nas minhas irmãs. Então, as estrelas disseram que estava tudo bem e deram-lhe um colar com o brilho das estrelas para levar de lembrança.
        Pimpa voltou para casa e encontrou suas irmãs que estavam procurando-a. Contou-lhes que tinha ido até as estrelas e suas irmãs riram dela, mas ao verem o colar que Pimpa mostrou-lhes, acreditaram nela.
        Pimpa falou sobre tudo que havia aprendido sobre virtudes e suas irmãs ficaram interessadas no assunto e daí em diante começou uma grande amizade entre as três irmãs.  
                                       Autora: Melissa de Lima Truchan. 


PRODUÇÃO TEXTUAL: PIMPA, A GIRAFA PENSADORA.
        Pimpa era uma girafa que morava na floresta com suas duas irmãs. Ela era conhecida como Pimpa, a girafa pensadora. Suas irmãs diziam que isto era uma besteira, porém Pimpa não as escutava e continuava a pensar.
        Certo dia, Pimpa estava olhando as estrelas e pensou se poderia alcança-las esticando seu pescoço. Ela se esforçou muito esticando o pescoço e conseguiu.
        Chegando lá, encontrou as estrelas que a ensinou sobre as coisas importantes como o amor, respeito, paciência, paz, etc.
        Pimpa achou tudo muito legal lá e as estrelas perguntaram se ela queria virar uma estrela. Ela aceitou e as estrelas lhe disseram para pensar em alguma importante para ela. Pimpa pensou, só que quando ela ia virar uma estrela ela pediu para parar, porque a coisa mais importante do mundo para ela estava na floresta, eram suas irmãs.
        Pimpa voltou e falou para suas irmãs que as coisas mais importantes do mundo eram o amor, o respeito, a humildade, a paz e a compaixão.
        As três viveram muito felizes.
                                                     Autora: Clara Barbosa Amorim.


PRODUÇÃO TEXTUAL: PIMPA, A GIRAFA PENSADORA.
        A parte que mais gostei desta peça foi as mágicas. Achei engraçado e impressionante.
        A mágica da bexiga me deixou assustada fiquei com medo, para mim a bexiga ia estourar, mas para minha irmã, ela ia estourar e encher novamente.
        Quando Pimpa foi até as estrelas, ela aprendeu coisas importantes para a humanidade como o amor, o respeito, a responsabilidade e outras coisas mais.
        Na hora que Pimpa ia se transformar em uma estrela foi lindo, mas ela pensou nas irmãs, e mesmo tendo gostado das estrelas e querendo ser uma, eu entendi. Ela queria dar mais uma chance para as irmãs e voltou para casa.
        Quando voltou e encontrou suas irmãs, ensinou-lhes tudo o que aprendeu e assim, as três foram muito felizes juntas.

                                     Autora: Júlia Garcia Valverde Coppola.

              PRODUÇÃO TEXTUAL: PIMPA, A GIRAFA PENSADORA.
        A princesa chorava muito porque a chuva não parava.
        Para não chover mais um rei virtuoso precisava sentar-se no trono.
        Seu pai chegou ao castelo e a princesa lhe disse que era preciso ser virtuoso para o Sol voltar a brilhar, mas ninguém sabia o que era virtuoso, então fizeram a peça teatral “Pimpa, a girafa pensadora”.
        Na peça tem muitas mágicas legais.
        Certa noite Pimpa alcançou as estrelas e conseguiu ficar um tempão com elas, aprendeu o que era virtude, quase virou uma estrela também, mas lembrou-se de suas irmãs, voltou e ficaram muito amigas.
        O rei achou a história linda! Sentou-se no trono, o Sol voltou e a princesa ficou muito feliz. 
                                          Autora: Maria Clara Almeida Silva.

    
Bicho-Pau
Observando esse bichinho que se camufla muito bem!
Prof.ª Ana Lúcia e turma do 3º inicial C










ESTUDO DO MEIO
CIENTEC

Parque de Ciência e Tecnologia da USP










3º INICIAL F - Prof.ª Jamile
Trabalho com Medidas e Comprimentos
  Visitando o Bicho-pau



TIPOS DE MORADIAS
SITES DE PESQUISA




PATRIMÔNIOS DA NOSSA CIDADE
Bens Tombados de SBC

O que é Patrimônio Histórico e Cultural

Patrimônios do Estado de São Paulo

3º INICIAL A - PROFESSORA DÉBORA
TRANSFORMAÇÕES DO BAIRRO

A turma da professora Débora fizeram uma entrevista com a Prof.ª Ruth sobre as transformações ocorridas no bairro da escola. O qual ela reside há 37 anos.


3º INICIAL F - PROFESSORA JAMILE
CAMPEONATO DE LEITURA
ARKOS
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA



3º INICIAL F
PROFESSORA JAMILE
DIA DE PARQUE!















3º INICIAL A
PROFESSORA DÉBORA
Jogo de adicionar com o uso de três dados.
Objetivo: Realizar cálculo mental.









3º INICIAL F
PROFESSORA JAMILE
ATIVIDADE DE ESTRATÉGIA E MUITA ATENÇÃO!







3º INICIAL F
PROFESSORA JAMILE
DINÂMICA DA AMIZADE

A amizade começa com um sorriso, um gesto de carinho e respeito pelo próximo. Foi assim que iniciamos o ano de 2017, transmitindo o que temos de melhor para nossos colegas.






2016

PROJETO OLIMPÍADAS
3º INICIAL A, PROF.ª KATIA VITTA
Mural confeccionado a partir de pesquisas e digitação dos alunos no laboratório de informática.







MASCOTES
3º INICIAL D, PROF.ª JANE
Após estudo no laboratório de informática sobre diferentes tipos de mascotes, os alunos criaram seu próprio mascote para o evento “Olimpíadas no Mário” e desenharam no programa Paint, foi realizada uma votação e a mascote mais votada foi do aluno Henrico e em segundo lugar a da aluna Isadora.


MASCOTES
3º INICIAL E, PROF.ª JULIANA
Após estudo no laboratório de informática sobre diferentes tipos de mascotes, os alunos criaram seu próprio mascote para o evento “Olimpíadas no Mário” e desenharam no programa Paint, foi realizada uma votação e a mascote mais votada foi dos alunos Sofia e Gabriel.


INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO
3º INICIAL C - PROF.ª JOYCE













TURMAS 2016
3º INICIAL A - PROF.ª KATIA VITTA



3º INICIAL B - PROF.ª LOURDES


3º INICIAL C - PROF.ª JOYCE
3º INICIAL D - PROF.ª JANE

3º INICIAL E - PROF.ª JULIANA


2015

Maquetes
3º inicial D
Agradeço aos pais e alunos pelo empenho e dedicação na criação das maquetes.
Prof.ª Jamile











Ciências
Conhecendo o Corpo Humano
3º inicial F, Prof.ª Renata











Programas de TV preferidos
Segue abaixo fotos do trabalho de construção de gráfico, criado a partir de uma pesquisa realizada na aula de História, sobre os programas preferidos de TV. 
3º inicial F, Prof.ª Renata








Animais Vertebrados
3º inicial C - Prof.ª Joyce

Realizamos uma atividade em grupo na sala de aula sobre a classificação dos animais vertebrados que são divididas em 5 grupos: Anfíbios, Répteis, Mamíferos, Aves e Peixes.
Os alunos confeccionaram cartazes, foi muito produtivo principalmente pela parceria, companheirismo e empenho de todos. 













Aula de Ciências
Órgãos do Corpo Humano
3º inicial D - Prof.ª Jamile










Semana da Criança
3º inicial D - Prof.ª Jamile

Pesquisa sobre esportes aquáticos nos netbooks educacionais


|Gincana feita pelo Prof. Marcos





Brincadeiras radicais









Confecção do gira-gira

Festa à fantasia




Cinema com pipoca

Brinquedos infláveis




Baladinha

Pintura

 Dia das Profissões
3º inicial F - Prof.ª Renata

Neste segundo trimestre estudamos em História as profissões do passado e do presente. Fizemos o dia da Profissão em que os alunos socializaram as profissões de seus familiares, trazendo um objeto alusivo ao trabalho realizado por seu entrevistado. Confira as fotos do 3º inicial F.

























Plantas

Os terceiros anos iniciais estão estudando, em Ciências, as plantas. Um trabalho de observação de plantas foi realizado pelos alunos do 3º ano F. A proposta foi escolher uma planta, observá-la, desenhá-la e preencher a ficha técnica, com informações, tais como: nome, altura da planta e suas características. 
Confira o momento!





Scrapbook  ministrado pela funcionária Márcia
Alunos do 3º Inicial D - Prof.ª Jamile












3º inicial A - Professora Adalgisa
Texto Coletivo na Informática: Bicho Papão ou Cabra Cabriola

    Dizem que o bicho papão é meio cabra e meio monstro.
    Falam que ele ataca nas noites de sexta-feira, as crianças mal educadas, desobedientes que mentem e que falam palavrões. Ele não se interessa pelas crianças obedientes e educadas.
    Ele pode se esconder no quarto de crianças mal educadas, debaixo da cama, dentro dos armários e  das gavetas para assustá-las ao anoitecer.
    Dizem que há um tipo de bicho papão que aparece nas noites sem luar, com um saco nas mãos para pegar as crianças mal educadas e mentirosas para fazer sabão.
    Para espantar o bicho papão, as crianças devem ser educadas, obedientes,   e se ela fizer alguma traquinagem deve pedir desculpas, caso contrário pode receber uma visita indesejada.







3º inicial C - Professora Joyce
Texto Coletivo na Informática: Vaqueiro Misterioso

      Ele aparece de repente em fazendas para competir nas vaquejadas, doma os animais e ganha todas as competições.
      As pessoas ficam curiosas para saber da onde ele vem, onde nasceu e onde mora, mas isso é um mistério.
      O vaqueiro misterioso veste uma jaqueta de couro, um chapéu de couro e uma perneira, todos muito gastos. Ele monta num cavalo ou uma égua muito velhos, magros e feios.

As pessoas zombam dele e duvidam que ele seja capaz de ganhar, mas depois que ele ganha, as pessoas ficam impressionadas, convidam ele para jantar em suas casas e querem presentear, mas ele não aceita e desaparece de repente sem deixar nenhum rastro. 








3º inicial F - Professora Renata
Ciências - Experiências

Os alunos do 3º inicial F, fizeram duas experiências na aula de Ciências: a primeira, refere-se à água como solvente. Eles comprovaram que a água é solvente do sal.
A segunda, refere-se a produtos solúveis e insolúveis à água. Para esta experiência foram utilizados: açúcar, farofa, feijão e óleo.
Confiram as fotos das experiências!








Falta de Água em São Paulo!
3º inicial D - Professora Jamile

        Após pesquisas e rodas de conversa sobre a situação da falta de água em São Paulo, decidimos compartilhar algumas informações estudadas. Elaboramos cartazes com notícias sobre o consumo de água e como está o nível do reservatório do Cantareira.








Links de estudo para Fábulas

Autores de Fábulas
Clique aqui para ler a biografia de Monteiro Lobato

Clique aqui para ler a biografia de Esopo

 Clique aqui para ler a biografia de Jean de La Fontaine







Para leitura - Clique nas Fábulas abaixo:

Fábulas Infantis

Fábulas de Esopo

Fábulas Clássicas Ilustradas










3º Inicial A - Prof.ª Adalgisa
História em Quadrinhos






3º Inicial D - Prof.ª  Jamile
Jogos Matemáticos





Aguardem projetos em andamento!

2014
Álbum de Fotografias
Retrospectiva2014 - 3º inicial C
Prof.ª Cida
Àlbum de Fotografias

A Lenda do Guaraná
3º inicial C - Prof.ª Cida

 


Pesquisa  sobre os Anos 80
3º inicial B - Prof.ª Carina
Pesquisa Anos 80 - 3º Inicial B

3º inicial D - Prof.ª Stefane
Pesquisa Anos 80 - 3º Inicial D

3º inicial E - Prof.ª Márcia
Pesquisa Anos 80 - 3º inicial E

3º inicial F - Prof.ª Érica
Pesquisa Anos 80 - 3º inicial F

Palestra Anos 80
3º inicial B - Prof.ª Carina
Com Marcelo, pai da aluna Natalia

Foram nos anos 80,que o mundo teve seu maior avanço tecnológico,onde a maior parte dos recursos que usamos hoje foram testados.

NO BRASIL: É fundado o PT(Partido dos Trabalhadores); o Movimento Diretas Já,onde o presidente era eleito; também, a morte de Tancredo Neves,presidente que morreu antes de assumir o cargo.
Foram criados os estados de Tocantins,Rondônia,Amapá e Roraima.
Entra em funcionamento a maior usina hidrelétrica do nosso páis, a Itaipu.
É o início do festival ‘‘ROCK IN RIO’’.
A Música
No rock, o punk se renova, mais acelerado e intenso.
Já o hard rock também recebe novas influências, com batidas mais fortes e sons de guitarras mais pesados, o que trouxe ao público um dos gêneros musicais mais populares da década: o heavy metal. Alguns exemplos que se consagram na década neste gênero do rock foram as bandas Iron MaidenHelloween e Manowar, na versão clássica do heavy metal; e os grupos MetallicaSlayerMegadeth e Anthrax, no thrash metal. Conservando as raízes do hard rock, também merecem destaque os longos períodos de sucesso que tiveram as bandas Van HalenAC/DCWhitesnake e Scorpions no decorrer dos anos 80.
Assim, no dia 8 de setembro de 2014, os alunos do terceiro ano inical das turmas B e C, puderam participar de uma palestra com o senhor Marcelo, pai da aluna Natalia do 3º ano B. Eles ouviram as músicas dessa época do Rock, histórias vividas por ele e curiosidades dessa época tão genial!
Confira nas fotos:




Álbum de Fotografias
3º inicial A - Prof.ª Patricia
Passeio à Fábrica Vigor
Álbum de fotografias passeio à Fábrica Vigor

Álbum de Fotografias
3º inicial A - Prof.ª Patricia
Educação Física - Prof. Marcos
Álbum de fotografias educação física

Álbum de Fotografias
3º inicial A - Prof.ª Patricia
Sala de aula
Álbum de fotografias sala de aula



 Contos de Aventura
Turmas da tarde

Clique nos links abaixo para assistir contos de aventura:





Aladim e a Lâmpada Maravilhosa

Ali Babá e os 40 Ladrões

Simbad

Tarzan



Clique nos links abaixo para explorar blogs de contos de aventuras escritos por alunos:




Sugestões de Jogos:

Robin Hood

Aladim

Tarzan




Lendas

Turmas da manhã



Clique nos links abaixo para assistir os vídeos de lendas:


A lenda da Mandioca - libras

A lenda do Juratai

A lenda das Cataratas do Iguaçu

A lenda do Brilho da Lua

A lenda do Milho

A lenda do Uirapuru

Kauan e a Lenda das Águas

A lenda do Açai

A lenda do Dia e da Noite

A lenda do Guaraná

Matinta Pereira - Juro que vi

A lenda do João de Barro

A lenda da Vitória-Régia

Projeto Copa do Mário 2014

3º inicial C - Profª Cida
A Lenda do Momotaro
 


3º inicial B - Profª Carina
A Lenda da Matryoshka
 

Projeto Copa do Mário 2014 - Rússia

Carta coletiva enviada por email pela Profª Carina, para o hotel que hospedará a seleção Russa

São Bernardo do Campo, 29 de maio de 2014.

       Queridos jogadores da Rússia e técnico Capello,
      
       Nós somos alunos do 3º ano B da Escola Municipal de São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil, a EMEB Mário Martins de Almeida.
       A nossa escola fez um projeto chamado “Copa do Mário”, onde sorteamos os países que participarão da Copa do Mundo a nossa sala sorteou a Rússia.
       Estamos estudando desde fevereiro sobre o seu país. Pesquisamos muito sobre as cidades, as lendas, as comidas, a capital Moscou, o ballet russo, o alfabeto, os desenhos, os pontos turísticos, a moeda, o idioma, as roupas, o clima e até o metrô! Nós achamos o metrô muito lindo, chique, brilhante e moderno, bem diferente do Brasil.
       Gostamos tanto da lenda Matryoshka  que fizemos desenhos, dobradura, assistimos a vídeos sobre elas e até uma professora mostrou para a turma uma Matryoshka de cinco bonecas originais!
       Nós vimos sobre a seleção de vocês, os uniformes oficiais, os nomes de vocês e que a próxima Copa será no seu país!
       Desejamos boa sorte já no primeiro jogo contra a Coréia do Sul e que façam muitos gols nessa Copa!
Удачи!!!
Alunos 3º inicial B

 3º inicial A - Profª Patrícia
Fomos para Grécia!!        

3º inicial A - Torcendo pelo Brasil!!!!!







3º inicial D - Profª Stefane
Projeto Copa do Mário 2014 - Espanha

3º inicial E - Profª Márcia
Projeto Copa do Mário 2014 - Italía

3º inicial F - Profª Érica
Projeto Copa do Mário 2014 - Uruguai

Entrevista

Nós, alunos do 3ºF, entrevistamos a Mônica no dia 22 de maio de 2014.  Ela nasceu e morava no Uruguai, veio para o Brasil com sua família há cinco anos.
Após várias pesquisas sobre o Uruguai, elaboramos juntos algumas perguntas para fazer para a Mônica e registramos suas respostas.
Foi uma aula muito interessante, aprendemos muito sobre esse país que é nosso vizinho.
Vejam a entrevista e as fotos desse momento especial.

1- Quais as comidas típicas do Uruguai?
Carne de boi e de carneiro, massas, arroz, lentilha e linguiça. Dificilmente consumimos feijão.
2- Como as crianças brincam no Uruguai?
As brincadeiras são bem parecidas com as do Brasil. As crianças gostam muito de brincar de La Mancha – As crianças se dividem em dois grupos e brincam de queimada, quem for queimado vai para o outro grupo. Vence o grupo que conquistar mais participantes.

3- O Uruguai é um país violento?
Não, é um dos países menos violento da América do Sul para se viver. Não me acostumei ainda a morar aqui no Brasil, sinto-me insegura para sair à noite e tenho medo.

4- A saúde e a educação são prioridades no seu país?
A educação sim, a saúde infelizmente não. Na educação existe um programa chamado Ceibal, as crianças do 1º ao 6º ano ganham um laptop para levar para casa e estudar, se der qualquer defeito técnico o governo repõe, agora se quebrar por descuido os pais tem que comprar outro.

5- Como é a cultura do Uruguai? Conte-nos um pouco sobre seu país.
Lá a religião é laica, cada um segue a religião que desejar.
Não comemoramos feriados religiosos, somente patriais.
Os ritmos musicais são basicamente o tango e ritmos de folclore com tambores.
O nosso lazer são os parques, shopping, teatros e praias no verão, pois no Uruguai é muito frio, ainda não consegui usar os meus casacos que trouxe de lá aqui no Brasil.
No carnaval temos o costume de encher bexigas de água e jogar do alto dos prédios em quem está passando na rua e também uns nos outros.
Falamos a língua espanhola.
O nosso dinheiro é o peso uruguaio, cada um real equivale a dez pesos uruguaios.
O povo uruguaio também gosta muito de futebol.

6- O que você acha da seleção do Uruguai, para quem vai torcer na Copa: Brasil ou Uruguai?
Vou torcer pelo Uruguai, meu coração é do Uruguai. Tenho vontade de voltar para o meu país.








3º inicial C  Profª Cida

Links para estudo

Lendas japonesas
Cultura japonesa
https://umolhargaijin.wordpress.com/category/lendas-e-contos-japoneses/

3º inicial B  Profª Carina
Links para estudo
Lendas Russas

Para os alunos explorarem
Curiosidades da Rússia


3º inicial A
Link para estudo
gifs-gratis.com bandeiras-diversas bandeiras diversas gif gif greece_fl_md_wht.gif
Mitologia grega 
http://www.smartkids.com.br/especiais/mitologia-grega.html


Vídeos para estudo
Grécia antiga - parte 1

 
Grécia antiga - parte 2

 



Funk da Matemática
       Os alunos do 3º inicial B, da manhã, estavam com dificuldade em lembrar de alguns conceitos matemáticos, apesar de já os compreenderem.
        Então, a professora Carina "enlouqueceu" para o lado positivo e resolveu atacar de MC do Funk e se inspirou. Vejam o vídeo:
        

Letra da Música:
10 unidades, 1 dezena
100 unidades valem 1 centena
Dobro é vezes 2
Triplo é 3
Milhar é 100
E 1 dúzia vale 12.

2013

Campeonato de Tabuada
 04/12/2013
3º iniciais A e C
Prof.ªs Adalgisa e Ismênia



O fantástico mundo das Lendas e Mitos

Projeto institucional “Nosso amigo Livro”
O livro eletrônico do 3º ano inicial B, é o resultado das muitas ações realizadas durante o ano de 2013, cujo foco principal era despertar o prazer pela leitura e escrita.
Os alunos participaram de diversos momentos de leitura individual, compartilhada e pela professora, pesquisas na Internet e apreciação de vídeos, para ampliar o conhecimento sobre Mitos e Lendas do folclore brasileiro, histórias fantásticas do imaginário popular.
A partir do conhecimento adquirido em rodas de conversas, socialização de ideias, interpretação e reescritas de algumas lendas, iniciamos a elaboração do livro eletrônico, listando as lendas e mitos preferidos da classe, com cada dupla preestabelecida escolhendo a que iria reescrever.
No laboratório de informática e nos netbooks, organizamos e montamos o Power Point, com a digitação das reescritas, ilustrações utilizando o programa Paint, pesquisa de imagens na internet e programa Foto Mix para fazer as fotomontagens, que foram incorporadas as ilustrações produzidas pelos alunos e gravação de voz no programa Audacity.
No ateliê de Artes confeccionamos esculturas com massa de modelar representando os diversos personagens estudados.
Todas as ações foram planejadas e conduzidas de forma a envolver a todos, facilitando e ampliando o conhecimento, de maneira significativa e prazerosa.

Alunos e professora Cida Mascarenhas


Coletânea Lendas
3º iniciais A e C, Profª Adalgisa e Prof.ª Ismênia

Estes livros eletrônicos fazem parte do projeto institucional "Nosso amigo livro". Nesse projeto os alunos participaram e socializaram leituras de narrativas imaginárias, quase sempre fantásticas, que representam tradições de um povo, transmitido de geração em geração. Durante o projeto houve várias ações as quais levaram os alunos a ampliar e construir conhecimentos em torno da escrita e da leitura, como pesquisas na internet, reescrita de lendas preferidas,
elaboração das ilustrações no programa Paint, digitação e organização da apresentação no Power Point, gravação de voz no programa Audacity,  planejando e conduzindo situações significativas e adequadas ao crescimento intelectual e a consciência do papel social dos alunos.






 


Mergulhos na Poesia
3º inicial H, Profª Kátia


O trabalho foi idealizado através do projeto anual de leitura, com base em releituras e pesquisas na internet, utilizando os netbooks educacionais, os alunos fizeram atividades e assistiram vídeos sobre o olhar poético na biblioteca interativa educacional e no laboratório de informática, digitaram os poemas no programa Power Point, elaboraram as fotomontagens no programa Foto Mix e as gravações de voz no programa Audacity.


Projeto Lendas
3ºs iniciais F e G
Profªs Amanda e Márcia

Estes livros eletrônicos fazem parte do projeto institucional “Nosso amigo livro”. Os alunos elaboraram a partir de pesquisas na internet reescritas das lendas preferidas, elaboraram a ilustração no programa Paint, digitaram e formataram no programa Power Point e gravaram a voz no programa Audacity.

3º inicial F

 

3º inicial G





Cup Song na EMEB Mário Martins

Os alunos do 3º inicial H, Profª Kátia Franco,  estão estudando diversos tipos de músicas e instrumentos musicais e prepararam esta bela apresentação dia 04/10/2013 para as turmas do período da tarde, utilizando copos e muita animação!




Quase Haikai
3º inicial E, Profª Renata

Haikai é um poema de origem japonesa que tem como tema a natureza. A turma do 3º inicial E, Profª Renata, produziram este livro eletrônico que entitularam "Quase Haikai", pois a preocupação não foi a métrica do haikai e sim qual sentimento a paisagem despertou!





2012

PROJETO "QUEM REESCREVE UM CONTO, APRENDE UM TANTO!

                        Durante os meses de maio, junho, julho e agosto os alunos dos 3ºs anos iniciais fizeram atividades do Projeto "Quem reescreve um conto, aprende um tanto!". Curtiram o jogo do folclore, interagindo com as lendas, exploraram e leram o site Folclore Brasileiro Ilustrado - Mitos e Lendas do Brasil, assistiram vídeos de lendas brasileiras, fizeram várias leituras na biblioteca escolar interativa e por fim reescreveram as lendas no Word, desenharam no Paint e fizeram um livro eletrônico no Power Point. 











                       
                   

                  Os alunos dos 3ºs anos iniciais  estudaram também sobre a evolução dos meios de transporte e observaram lindas imagens antigas e atuais de nossa cidade.







  
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Atividade realizada pelos alunos através do site "Máquina de quadrinhos da Turma da Mônica".


3º INICIAL A - PROFESSORA ADALGISA














3º INICIAL B - PROFESSORA CIDA












3º INICIAL D - PROFESSORA RENATA













Comentários