2º ano - 2017 a 2023

2º ano - Atividades de 2018 a 2023











RON BUGADO
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER OS VÍDEOS




 

















Dia D -  Combate ao Mosquito


 VIDEOCLIPE DO 2º ANO C

PROFESSORA TALITA

PROFESSORA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL LUCIANA

AUXILIAR EM EDUCAÇÃO SIMONE

MÚSICA: SE EU FOSSE

GRUPO: TIQUEQUÊ

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE LEITURA

  SETEMBRO/2021


 












2021        

Sala

Manhã

Tarde

02

2º ANO A

PROF.ª KATIA RIBEIRO

2º ANO C

PROFª TALITA/ROSÂNGELA

03

2º ANO B

PROF.ª SUELI

2º ANO D

PROF.ª LEILA/AMANDA

07

 

2º ANO E

PROF.ª ELISA

08

2º ANO F

PROF.ª SOLANGE GUSMÃO

😁😃😄😘

2020

16 de novembro o Dia D 
(Defesa da Saúde)

Com o início do isolamento social, segundo a Secretaria de Saúde, as notificações de casos de Dengue apresentaram números variáveis desde o mês de abril, reforçando a necessidade de atenção e mobilização de ações de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti.
 Diante disso, em parceria com a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação realizou no dia 16 de novembro o Dia D (Defesa da Saúde). Neste dia, todas as turmas da nossa escola desenvolveram atividades para ampliar a discussão sobre a importância de ações coletivas e individuais que favoreçam a manutenção da saúde pública.

 Abaixo temos o registro fotográfico da atividade com a turminha da Professora Ismênia, do 2º ano B, confiram:











OLÁ CRIANÇAS! CLIQUEM NA IMAGEM ABAIXO E ACESSEM AS AULAS À DISTÂNCIA DE 2020! 
Observação: Quem estiver no celular, o ícone na lateral esquerda é para entrar nas páginas das turmas, as três linhas!

Dicas de acesso ao site

Recados às famílias e crianças!




2º ANO B

PROFESSORA ISMÊNIA
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Roda de conversa sobre o Coronavírus, higiene pessoal e cuidados com o nosso corpo.
😍😍😍

PRIMEIROS DIAS DE AULA

2º ANO A
PROFESSORA KATIA RIBEIRO
PRODUÇÃO DE DESENHO


😍😍😍

2º ANO C 
PROFESSORA ELIANE MARTINS

NOSSAS ATIVIDADES DA VOLTA ÀS AULAS

CONFECCIONANDO CRACHÁS


 CALENDÁRIO COLETIVO COM OS AJUDANTES DO DIA.
ORGANIZAÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO

 ÁRVORE DA FAMÍLIA
EXPECTATIVAS PARA 2020


 INTERAGINDO COM OS COLEGAS NO DIA DOS BRINQUEDOS.

ALUNOS DOS 2ºS ANOS DE 2019

Representantes do 2º ano C ganham certificado.
😉😉😉

Estudo do Meio
Cinema "O Rei Leão"
2º ano E, Prof.ª Solange
😉😉😉

Link para estudo de Matemática
Clique na figura abaixo: 
😉😉😉

Para leitura:
Diário Escondido de Serafina

😉😉😉

Semana da Criança

2º ano C, Prof.ª Arlete   
 Nossa semana da criança terminou assim..... Muita alegria e diversão!!!

2º ano D, Prof.ª Lúcia
Nosso baile a fantasia foi um sucesso!! 


😉😉😉

Conteúdo da Feira de Ciências
2º ano B, Professora Ismênia 



😉😉😉

JOGOS DOS ANIMAIS
2º ANO D, PROFª LÚCIA
ACESSE O SITE PELO LINK ABAIXO:
https://poki.com.br/animais

😉😉😉

Ser recebida pela turma dessa forma tão carinhosa é a maior recompensa!
Prof.ª Lúcia, 2º ano D


😉😉😉

LINKs PARA ESTUDO - 2º ANO B
Prof.ª Ismênia

AS PLANTAS

TEXTOS
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA LER TEXTOS DE APOIO SOBRE PLANTAS:

JOGO
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA O JOGO EDUCATIVO: PLANTAS E PRAGAS


CONHECIMENTO
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA  PLANTAS CARNÍVORAS

VÍDEO-AULA SOBRE PLANTAS
CLIQUE NO LINK PARA ASSISTIR O VÍDEO ABAIXO:
😉😉😉

Apreciando as Aldeias Criativas construídas pelos Professores em Formação no HTPC

Alunos do 2º Ano E  - Professora Solange Gusmão 


Alunos do 2º Ano A  - Professora Eliane Martins


 😉😉😉

Comunicando-se em Libras
Aluno João Victor
2º ano C, Prof.ª Arlete

 😉😉😉

TURMINHA DO 2º ANO C 
Conclusão do trabalho sobre Moradia. Muito bacana essa parceria com as famílias   Valeuuuuu!
Prof.ª Arlete

  😉😉😉

2º ANO C - PARQUE RENOVADO


 😉😉😉

HQ Leitura 2ºs Anos


 😉😉😉

2º ano B, Prof.ª Ismênia
Auxiliar Ivone
Aniversário da Sophie


 😉😉😉

2º ano B, Prof.ª Ismênia
Auxiliar Ivone
Fim do 1º Semestre


😉😉😉

Educação Tecnológica
2º ano E, Prof.ª Solange



😉😉😉

Jogo da Seleção Brasileira de Futebol Feminino
Nós na torcida!
2º ano C, Prof.ª Arlete

2º ano D, Prof.ª Lúcia

 😉😉😉

Turma do 2º ano C, Prof.ª Arlete
Atividade em grupo sobre Moradia digna e Moradia não digna.

😉😉😉😉😉😉


Turma do 2º ano C, Prof.ª Arlete
Leitura na BEI


Dia D. Diga Não a Dengue!
😉😉😉

Leitura conto Chapeuzinho Vermelho  
 2º ano C, Prof.ª Arlete

Aniversariantes do mês.   
 Parabéns Pedro Herinque, Ana Clara e Vicente    Saúde e muitas diversões.
Turma do 2ºano C e Prof.ª Arlete
😉😉😉

Primeiro empréstimo de livro na BEI
Turma do 2º ano D, Prof° Lúcia




                                      😉😉😉

Indicação literária da semana
Turma do 2°ano A
Profª Eliane Martins

Aula na BEI - 2º ano A
Prof.ª Eliane Martins 
Empréstimo de livros. 
Como e onde escolher?


 Conhecer para decidir
 Qual livro quero ler com minha família?
😉😉😉

Turminha do 2º ano B na Biblioteca Escolar Interativa
Prof.ª Ismênia
😉😉😉

INÍCIO DAS AULAS
2º ano C - Prof.ª Arlete
 😉😉😉

2°ano D - Prof.ª Lúcia
Roda de História
😉😉😉

2°ano A - Prof.ª Eliane Martins
Discussão sobre alimentação saudável.
    😉😉😉

2018
Recreio animado

 2° ano B - Prof.ª Eliane Martins



Eleição para representante e suplente de sala
 2° ano B - Prof.ª Eliane Martins



EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
PROF.ª APOIO AOS PROJETOS PEDAGÓGICOS CLAUDIA LOTUFO

TRABALHO EM GRUPO
ETAPAS DA CAIXA VERDE
1º - CONFERIR AS PEÇAS
2º - DIVIDIR TAREFAS
3º - MONTAR
4º - APRESENTAR
5º - DESMONTAR
6º - ORGANIZAR A CAIXA


1º DESAFIO: CONSTRUIR UMA CASA DO FUTURO COM O MATERIAL DA CAIXA VERDE.

TURMA DO 2º ANO A




TURMA DO 2º ANO B




TURMA DO 2º ANO C




TURMA DO 2º ANO D




TURMA DO 2º ANO E





"Um pouquinho do nosso trabalho para apresentação do Sábado Letivo" 
 Projeto institucional: Essa Escola é Nossa! Educação do Caráter.

Apresentando o Valor: EMPATIA
 


    DE ACORDO COM UM DOCUMENTO CHAMADO BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR), A ESCOLA DEVE TRABALHAR PARA QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM ALGUMAS COMPETÊNCIAS, UMA DELAS É EXERCITAR A EMPATIA.
  ENTENDER, SE IMPORTAR COM OS SENTIMENTOS DOS OUTROS, E TAMBÉM SER COMPREENDIDO, É SERMOS EMPÁTICOS.
   O TRABALHO COM CANTIGAS FAVORECE A PRÁTICA DA EMPATIA. A MÚSICA, A DANÇA, NOS ENVOLVE EM UM SENTIMENTO DE QUERER BEM, FAVORECENDO AS BOAS RELAÇÕES HUMANAS.
TURMAS DOS 2ºs ANOS
 (PROfªs ANA LÚCIA, ELIANE MARTINS E EMÍLIA)

O Processo 
2º ano B - Professora Eliane
- Colorindo o fundo do mar



- Ensaio no pátio 




-Compondo o mar 





- Nosso Mar 


Um pouquinho da Apresentação

Entrevistando a Diretora
2ºanos da manhã

Projeto Descubra Orquestra
  As turmas dos segundos anos do período da manhã (Professoras Ana, Eliane M. e Emília), desenvolveram no primeiro  trimestre, algumas atividades voltadas para musicalização. A história da música, conhecimento de alguns instrumentos musicais e seus diferentes sons. Músicas instrumentais e trilhas sonoras de cinemas.
  Estudo do meio Sala São Paulo. No  dia 4 de maio, os alunos visitaram o espaço e assistiram ao Espetáculo do grupo Tucca, uma linda viagem musical pela história da Dona Baratinha, que encontrou diversos personagens, o Sr. Ratão, a Boneca de lata, a Pantera Cor de Rosa, entre outros, para fazer parte de seu filme.
  Foi uma experiência mágica, que ficará registrada em nossas mentes, uma vez que não é permitido fotografar ou filmar o Espetáculo.
   Entre no site da Osesp e se informe sobre dias e horários para visitação monitoradas e espetáculos disponíveis.


Aproveitem!














2º ANO B 
PROFª ELIANE MARTINS
AULA DE GEOGRAFIA
CONSTRUÇÃO COLETIVA DA MAQUETE E DA PLANTA DA SALA DE AULA, DIA 11 DE ABRIL DE 2018.








JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO👏
2º C - PROF.ª EMILÍA




O som dos instrumentos musicais
Como é o som?


Organização Social da Cultura

Fundação Osesp
Sobre a Música de Concerto
Para entrar no site, clique na imagem abaixo.

Descubra Orquestra
 


 


 


 


 



Over the Rainbow by Harold Arlen/Yip Harburg

https://youtu.be/pWVcvSgxxgU


Henry Mancini, "Pink Panther Theme"

https://youtu.be/jBupII3LH_Q

 


 


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Links para atividades! Clique na imagem.

1º DIA DE AULA
2º ANO E - PROF.ª CRIS AKEMI




2017


ESTUDO DO MEIO
2ºs INICIAIS DO PERÍODO DA TARDE
CATAVENTO CULTURAL 

O CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL É UM MUSEU INTERATIVO, INAUGURADO EM 2009 COM O PROPÓSITO DE SE DEDICAR ÀS CIÊNCIAS E SUA DIVULGAÇÃO É LOCALIZADO NO PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS, EM SÃO PAULO.

07/12/2017















O DOMADOR DE MONSTROS

ANA MARIA MACHADO
Ilustração, texto e digitação, alunos do 2º inicial B, Professora Eliane Martins.




2º INICIAL E E F

PROFESSORAS BETE E SEVERINA
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
VIDA EM EQUILÍBRIO

2º INICIAL B
PROFESSORA ELIANE MARTINS
CONFECÇÃO DE PETECAS

Confeccionando



Brincando na Semana da Criança



DEIXANDO A ESCOLA MAIS BONITA!
PROJETO "SE ESSA ESCOLA FOSSE MINHA"
2º INICIAL A, PROFESSORA KÁTIA FRANCO









Plataforma Matific

Clique na imagem para jogar




Semana da Criança
2º inicial A, Prof.ª Kátia Franco
Primeiro dia: Construção do brinquedo gira-gira







Segundo dia da Semana da Criança: Just Dance





Nossa versão do livro 
"Aventura animal"
2º inicial C, Professora Cris Akemi
Livro original


FÁBULA
2º inicial C - Professora Cris Akemi

Elaborando moral coletivamente para fábulas do livro.
Tome o máximo de cuidado com as pessoas.
Mesmo que alguém te maltrate, seja gentil.
Mentir não leva você a lugar algum.
Tenha atenção com as pessoas.
Não use agressividade para falar com as pessoas.

Apropriação de fábulas, leitura e elaboração em grupo de uma encenação.





Preparação para Encenação de Fábula
2º inicial C

 
Leitura de Fábulas

          


 

 


"A CIGARRA E A FORMIGA"


 


2º inicial C - Professora Cris Akemi. 
Estudo do gênero Fábula 


 
Após atividade em dupla realizamos reescrita coletiva de uma versão diferente da fábula "A raposa e as uvas".


Desafio na informática
"A Raposa e as Uvas"
Educação Tecnológica
2º iniciais manhã e tarde












FORMAS GEOMÉTRICAS
Clique nas imagens abaixo para jogar!   




"Os Minituques"
2º inicial C, Prof.ª Cris Akemi e
Prof. Marcos de Educação Física

Anúncios elaborados individualmente pelos alunos, após estudo de referências. O objetivo era chamarem suas famílias para a apresentação que realizarão amanhã. Sendo a performance baseada no grupo "Barbatuques" mas de autoria deles, antes da escrita do anúncio também desenvolvemos alguns nomes e o mais votado batizou nosso grupo.












Último ensaio
 


1º Grande Espetáculo
 

Ensaio para apresentação baseada no grupo Barbatuques
2º inicial C, Prof.ª Cris Akemi
    

Matemática Lúdica
Adição, subtração e multiplicação
            2º inicial C, Prof.ª Cris Akemi
 


Desafio Matemático
Divisão
2º inicial C, Prof.ª Cris Akemi
 

Leitura do Diário Coletivo
2º inicial C, Prof.ª Cris Akemi

 

     


Contação de Histórias
2º inicial C, Prof.ª Cris Akemi

Links do Canal Youtube 
para Contação de História

A cesta de dona Maricota
https://www.youtube.com/watch?v=KzHG4C_TnRw&t=1s

O guloso
https://www.youtube.com/watch?v=Fb3PliMebYo&t=67s

3 Marias, 3 bolos e 3 meninos
https://www.youtube.com/watch?v=pkprKq4GVco

Cinderela
https://www.youtube.com/watch?v=eDgxwUfYcNA

João e Maria
https://www.youtube.com/watch?v=YUwdHI4hn68

ABC do Trava-Língua
https://www.youtube.com/watch?v=h41UtkTshbw

Os três porquinhos
https://www.youtube.com/watch?v=aVS5hHeV5ns

Gatinho levado
https://www.youtube.com/watch?v=ha72eHxA3Cs

   

          


Festa das Aprendizagens
2º inicial F, Prof.ª Severina







Revitalização do Canteiro
"Se essa escola fosse minha"
Plantando Lírios da Paz
 


2º inicial C, Prof.ª Cris Akemi
Projeto de Revitalização do Canteiro
Agradecimento especial aos funcionários Wilian e Ivone professoras Vânia e Carla e 2º inicial D, pelo apoio, ajuda e prestígio durante essa empreitada que está apenas começando!
2º inicial C, Prof.ª Cris Akemi

2º inicial D, Prof.ª Carla
Construindo Histórias
 


2º inicial C, Prof.ª Cris
Grupos produtivos realizando atividades do livro didático de matemática. 
(uso autônomo)



Poda da Horta
2º Inicial C, Prof.ª Cris Akemi



Indicações Literárias
2º Inicial D, Prof.ª Carla

Adaptação livre do livro: 
As Três Partes de Edson Luiz Kozminski.
2º inicial C, Prof.ª Cris Akemi


Tangram
2º inicial D, Prof.ª Carla

Clique na imagem abaixo para ter acesso
ao vídeo Animasom.

Clique na imagem abaixo para ter acesso
ao site dos Quadrinhos da Mônica.

Clique na imagem abaixo para ter acesso
ao site Clássicos para crianças

Conheça os Instrumentos de uma Orquestra Sinfônica
 


 


Vídeos
O Casamento da Dona Baratinha
 


Menina Bonita do Laço de Fita
Curta metragem de animação adaptado de obra homônima de Ana Maria Machado. A produção é da Oger Sepol Produções e a direção de Diego Lopes e Claudio Bitencourt.


A Lenda do Tangram e 
as Sete Peças Mágicas


Clique na imagem abaixo 
para jogar Tangram Online!


Último ciclo de indicações literárias 
2º inicial C - Professora Cris Akemi




Matemática
Sistema Decimal
2º inicial C - Prof.ª Cris Akemi
 


Diário coletivo
2º inicial C - Professora Cris Akemi






Se essa escola fosse minha...
Evento do Sábado Letivo
Professoras dos 2º iniciais da tarde!
 


Uma obra de arte!
Professora Vânia e Cris Akemi 2º inicial C
Projeto: "Se essa escola fosse minha"


Nosso Jardim de Antúrios



2º inicial C -Professora Cris Akemi
Contação de Histórias por meio de expressão livre
    Contar histórias exige habilidades muito importantes, que vão além da leitura.
  É preciso que se conheça bem a história que vai contar, e para tanto tenha interpretado suas informações explícitas e implícitas, bem como se apropriar de vocabulário específico, desenvolver a oralidade e a expressão corporal, bem como articular tudo isso de maneira que o expectador compreenda e se entretenha com sua apresentação.
  A escolha do melhor tipo de contação de uma história e a apropriação da linguagem escolhida também faz parte desse processo.
  A atividade a seguir é o fechamento de um trimestre no qual o trabalho de leitura foi extensa e intensamente explorado, fazendo uma ponte com um segundo trimestre no qual será privilegiado o conceito da intencionalidade dessa leitura, fazendo uso da escrita e da oralidade, que é a comunicação e a disseminação de informação. 
  Foi lido o livro "Histórias encantadas africanas" por outra professora. O livro contém três lendas, então foi pedido para a turma escolher a que mais gostaram e fazer um desenho contendo três partes, que representassem começo, meio e fim da história, com o objetivo de qualificar a interpretação do texto e vivenciar uma vertente de expressão. Em outro dia eu pedi para que as crianças se dividissem em grupos de acordo com a lenda escolhida e como não tinha sido eu a professora a ler as lendas, eu gostaria muito que me contassem do que se tratava. 
  A minha intenção era que de forma espontânea eles se organizassem e encontrassem a melhor maneira de fazer essa contação. Todos os grupos optaram por fazer isso de forma de peça.
   Se organizaram livremente, ensaiaram um pouco e se prepararam com toupas e materiais para a apresentação no dia seguinte.
     Não houve nenhum tipo de intervenção minha, nem orientação durante esse processo, eles desenvolveram a apresentação de forma totalmente autônoma. Confiram o resultado:
Prof.ª Cris Akemi


 


Indicações Literárias
2º inicial D -Professora Carla


"A leitura da palavra é sempre precedida pela leitura do mundo". (Paulo Freire)
A leitura realizada de forma prazerosa nos auxilia de forma efetiva na compreensão e interpretação de textos diversos, ampliando nossa percepção de mundo e de nós mesmo. Desenvolvemos nossas habilidades criativas, sociais e afetivas nos tornando melhores a cada dia!

Prof.ª Carla

Indicações Literárias
2º inicial C -Professora Cris Akemi
 


Prof.ª Eliane Martins - 2º inicial B
Construção Coletiva da Maquete e Planta da sala na aula em Ciências, Natureza e Humanas.











2º inicial C -Professora Cris Akemi
Convidamos a comunidade para nosso sábado letivo dia 13/05. Até lá estamos cuidando com carinho das mudas que iremos plantar!



Clique na imagem abaixo para o site da Palavra Cantada


Eu e os Valores
Prof.ª Eliane Martins - 2º inicial B
Confecção de cartazes e depoimentos












Organizando Dados em Gráficos 
 Duplas Produtivas
Prof.ª Cris Akemi - 2º inicial C



Segunda é dia de regar a horta!
Prof.ª Cris Akemi - 2º inicial C

Quando desperta interesse na criança!
2º inicial C - Prof.ª Cris Akemi
Indicações literárias feitas pela professora e pelos alunos.

Leitura é um presente que podemos oferecer aos que amamos e convivemos. É precioso ter a oportunidade de ler para os seus, na nossa turma além das indicações da professora, os alunos também podem oferecer uma leitura de histórias para o grupo. Interessante é que as indicações são tão bem recebidas que depois os colegas se interessam em fazer o empréstimo dos livros espontaneamente, para lerem de novo! Parabéns turma, vocês são lindos leitores!
 


2º inicial B - Professora Eliane Martins
Diário Coletivo



2º inicial B - Professora Eliane Martins
Aula de Informática
Soma e Subtração no Tux of Math


2º inicial B - Professora Eliane Martins
Trabalhando Matemática
Dominó em duplas


Sistema Monetário com panfletos



2º inicial D - Professora Carla
Colcha de Retalhos

As memórias são muito importantes para a nossa história e para a construção do que somos e do que pretendemos ser. A seguinte atividade foi realizada a partir do livro "A Colcha de Retalhos" para auxiliar na efetivação da escrita e a reflexão do conceito de História.




2º inicial C - Professora Cris
Arkos 2017


2º inicial C - Professora Cris
Dama em duplas


2º inicial C - Professora Cris
Biblioteca

Indicação de leitura do 2º inicial A, manhã 
 Professora Kátia Franco
Aprendemos sobre altruísmo com o livro indicado pelos colegas e depois apreciamos seus belos registros em desenho. Obrigada pela indicação e parabéns pelas boas ações!!!
2º inicial C e Professora Cris


2º inicial C - Professora Cris


Incentivo à leitura


  Cada ano que passa eu me dedico mais a multiplicação de leitores. Para mim essa é a missão crucial de educadores e educadoras. Porque leitura não se resume ao entendimento de códigos em um portador de texto. Ler é infinitamente mais que isso, é prestar atenção no mundo, é se preocupar em entender o que lhe cerca, é decifrar códigos que não estão escritos, que as vezes não foram compreendidos nem por seus próprios locutores. Quem lê, nesse conceito amplo, com certeza estará inserido.

  Muitos fatores levam uma criança a se interessar pela leitura, mas fundamentalmente o estímulo à curiosidade é o aspecto que eu acredito ser o mais eficaz. Isso aliado a uma rotina leitora não imposta e o convívio com outros leitores torna quase impossível um ligeiro interesse, no mínimo.

  Mas insisto que ler nunca deve ser algo imposto. Uma prova disso é que muitos da minha geração fogem da literatura brasileira pela forma obrigatória com que esta foi imposta pela escola de "antigamente".

  Cada um deve ter o direito de ler o que quer. Mesmo em minha sala de aula de segundo ano, com crianças de sete /oito, quando escolho com demasiado critério o que eu lerei pra eles, deixo claro que não é uma obrigação necessariamente apreciar, o respeito ao momento que leio, aos outros que estão interessados é que são pertinentes, também não são obrigatórios, mas sua recusa tem consequências.

  A escolha do que leio é criteriosa porque tenho a intenção de conquistá-los, de aguçar neles a curiosidade sobre um tema específico, um autor específico, uma forma de pensar diferente.

  Depois que da minha leitura sempre conversamos um pouco, às vezes faço perguntas que imagino que vá levá-los a certos questionamentos, ouço seus comentários, respondo perguntas. E esse ano, além disso, tenho deixado disponível na caixa de empréstimo.

  Nessa caixa os alunos tem a opção de emprestar os livros que quiserem, sendo um por vez, mas na frequência que preferirem, fazendo a escolha num momento livre da aula, e de maneira autônoma registram em um caderno onde constam seus nomes.

  Dessa maneira podem explorar a leitura o quanto quiserem, levar para casa, compartilhar com a família, e posteriormente indicar aos amigos. Nesse processo além de se envolverem também desenvolvem senso de responsabilidade quanto ao portador de texto que emprestam, seja livro, revista ou Hq.

  De início eles às vezes ficam inibidos ou desinteressados, mas quando um vai mostrando outro é quase uma adesão total, inclusive alguns deles aderiram a parir do momento que ofereci as leituras que eu escolhi. É muito estimulante vê-los empolgados com a proposta.

  Escolha espontânea de livros lidos pela professora 










Seleção das leituras 






Registrando o empréstimo 




Apreciação na sala, nos momentos livres 



INICIANDO NOSSAS ATIVIDADES!


2º ano C e D - Professoras Cris Akemi e Carla
Regando nossa Horta!



Qual é a música?!

Estímulo à escuta, observação e expressão musical/Leitura, escrita e interpretação.

2º ano C - Professora Cris Akemi
https://ameninaqueescreviaversos.wordpress.com/


  Nessa atividade foi proposto que as crianças ouvissem cantigas instrumentais apenas e conseguissem identificar qual era, pois são do repertório popular. Durante o processo também foram orientados a observar quais seriam as diferenças da cantiga conhecida para a cantiga que ouviram, se atentando ao ritmo principalmente, adequando o canto a música. 
  Após isso votamos naquela que prefeririam escrever de maneira totalmente espontânea, ou seja, sem qualquer intervenção. Ganhou "Alecrim dourado".
  Quando fomos corrigir na lousa discutimos sobre estrutura e ortografia do texto mas também falamos um pouco sobre a interpretação da música, os significados das palavras e termos. O que é nascer no campo sem ser semeado? Quem será que plantou?! Como isso aconteceu?! Até chegarmos ao conceito da dispersão de sementes com a ajuda de insetos ou pássaros, ou mesmo pelo próprio vento.
  Como a horta da escola, produzida pela funcionária Márcia Berton com as turmas do ano passado estava bem produtiva, aproveitamos para realizar uma colheita e fazermos as vezes de dispersores de sementes!
    
















   









            

           Repertórios Infinitos
     2º ano C - Professora Cris Akemi


  Eu não me canso de ler “Cocô de passarinho para os alunos, e a cada ano tem um significado diferente e importante ao mesmo tempo. Esse ano fiz a escolha dessa leitura no dia posterior a uma atividade na qual relembramos a cantiga “Alecrim dourado” e portanto discutimos sobre dispersão de sementes, e até chegamos a colher algumas sementes variadas da horta da escola.
  Eles acharam muito interessante a forma como as coisas acontecem na natureza então aproveitei para estender o tema e utilizar o livro em todas as suas potencialidades.
  Perguntei a eles o que perceberam sobre as mudanças que ocorreram no livro, até porque trabalhar temas que envolvem desenvolvimento orgânico para crianças dessa idade sempre contribui para a percepção de que toda passagem de tempo traz modificações e as consequências disso se aliam a maneira como lidamos com elas para definir as condições do presente.
  Conforme eles foram observando confeccionamos uma lista de “Contrários/opostos/antônimos” sempre retomando os significados das palavras fazendo referência à narrativa.



  Depois disso confeccionei antônimos e fizemos um jogo no qual eles deveriam encontrar os opostos que estavam com os colegas:



  Eles adoraram, se empolgaram muito e por fim desenharam o que gostariam que nascesse em seus chapéus:







Livro referência:





    Desafio matemático - Divisão

2º ano C - Professora Cris Akemi
https://ameninaqueescreviaversos.wordpress.com/


  O trabalho em equipe é uma excelente estratégia de aprendizagem garantida, em diferentes áreas do conhecimento. Na primeira semana de aula a interação é extremamente importante pois as relações que se constroem são cruciais para o andamento do restante do ano. 

  A organização dos alunos em agrupamentos iguais é uma oportunidade não apenas de estimular essa interação mas de na prática mostrar as crianças o conceito da divisão. 

  Nessa atividade eles receberam o desafio de descobrirem se em 24 alunos fossem formados 6 grupos, quantos alunos ficariam em cada um?!

  Aos poucos, uns mais outros menos foram se virando para encontrar a solução. 

  Quando conseguiram os lembrei de que um aluno faltara, e o novo desafio era descobrir como faríamos para ter grupos iguais caso ele estivesse lá. 

  Um aluno prontamente respondeu que deveríamos fazer cinco grupos de cinco alunos. Então aproveitei para demonstrar o conceito desenhado na lousa, oferecendo uma outra estratégia para o raciocínio deles.




2º ano C - Professora Cris Akemi

Dinâmica de interação/acolhimento

Existe o componente da timidez, a questão de gênero e até de cultura que as vezes impedem as crianças menores de praticarem atos de gentileza como o cumprimento da maneira adequada. Essa dinâmica além de servir para que recordássemos (em roda de comentários anterior a atividade) os tipos e formas de cumprimentos e suas intencionalidades, nos possibilitou uma interação bem leve para primeiro dia de aula que brindamos com um gostoso abraço coletivo no final.





2º ano C - Professora Cris Akemi

Um livro que fala das mudanças que vem de dentro e de fora da gente, e principalmente daquelas que são relativas, dependem da situação. Mudanças são difíceis de entender até para adultos, é importante que as crianças aprendam a reconhecê-las, aceitá-las e processá-las da melhor forma possível.
Após a leitura do livro e roda de comentários sobre o tema propus que eles produzissem perguntas que tivessem em relação a mim ou ao ano/ciclo (2o ano). Amanhã lhes entregarei as respostas: (fotos das perguntas)
Acompanhem a sequência dessa atividade.






Comentários