Dispõe sobre o processo de reserva de vagas para o ano de 2020,
incluindo as rematrículas, inscrições, matrículas e transferências
de alunos nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino,
que atendem à Educação Infantil e Ensino Fundamental, e creches
parceiras.
A Secretária de Educação do Município de São Bernardo do Campo, no uso de
suas atribuições legais e,
Considerando o disposto na Constituição da República Federativa do Brasil, com
destaque aos artigos 205 a 214;
Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Federal
9.394/96;
Considerando a Lei Federal 11.274/06 que altera a L.D.B.;
Considerando a Lei Federal 11.114/05, que cria o Ensino Fundamental de 9 anos;
Considerando a Resolução CNE/CEB nº 06/2010;
Considerando a Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente;
Considerando a Lei 13.460/17 que trata sobre o atendimento do usuário dos
serviços públicos;
Considerando, ainda a necessidade de estabelecer diretrizes e procedimentos
para o processo de matrículas para o ano letivo de 2020 e a importância de informar e
esclarecer a população sobre procedimentos e critérios para o atendimento aos alunos
nas unidades escolares municipais,
RESOLVE: DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1º As unidades escolares municipais e as creches parceiras devem preparar suas equipes para acolher, informar e orientar as famílias, com clareza e precisão, sobre as questões que envolvem o direito de matrícula de crianças, observando o princípio do bom atendimento aos cidadãos usuários dos serviços públicos municipais.
Art. 2º Compete às unidades escolares municipais e creches parceiras:
I - orientar os pais e/ou responsáveis sobre os procedimentos necessários para
efetivação de rematrículas, matrículas e transferências;
II - zelar pela fidedignidade na coleta, registro dos documentos e correção dos
dados necessários ao cadastramento de inscrição.
Art. 3º As rematrículas, matrículas e transferências somente poderão ser
realizadas pelos pais e/ou responsáveis legais pelo aluno, com a apresentação do
documento que comprove a guarda da criança.
Parágrafo Único. Na ausência de documento que comprove a guarda emitida
judicialmente, a unidade escolar deverá realizar o procedimento e notificar ao
Conselho Tutelar.
Art. 4º Os pais e/ou responsáveis que optem por atendimento escolar distante
de sua residência (distância igual ou superior a 1.500m) não terão a concessão de
transporte escolar gratuito, devendo assinar o Termo de Ciência na unidade escolar
em que a matrícula será realizada, em conformidade com a Resolução SE nº 35/2017.
Parágrafo Único. Os pais e/ou responsáveis, cujo transporte foi concedido em
2019 devido à ampliação de atendimento através da Resolução SE nº 08/2019 e/ou
remanejamento por indisponibilidade de vaga na unidade escolar mais próxima da
residência, deverão optar para o ano letivo 2020 entre:
I - solicitação de renovação para escola mais próxima da residência, mediante
disponibilidade de vaga; ou
II - continuidade na unidade escolar atual, porém sem direito ao transporte escolar
gratuito.
Art. 5º As informações prestadas no ato da inscrição, rematrícula, matrícula e
transferência são de responsabilidade do declarante, tanto civil quanto penalmente.
Parágrafo Único. Em conformidade com a Lei nº 13.726 de 08/10/2018 o reconhecimento de firma não é obrigatório para a comprovação de renda. No caso de comprovante de residência (contrato de aluguel), caso os pais e/ou responsáveis não possam realizar o procedimento de reconhecimento de firma deverão apresentar o comprovante de residência emitido pela Unidade Básica de Saúde, em conformidade com o Art. 40.
Parágrafo Único. Em conformidade com a Lei nº 13.726 de 08/10/2018 o reconhecimento de firma não é obrigatório para a comprovação de renda. No caso de comprovante de residência (contrato de aluguel), caso os pais e/ou responsáveis não possam realizar o procedimento de reconhecimento de firma deverão apresentar o comprovante de residência emitido pela Unidade Básica de Saúde, em conformidade com o Art. 40.
Art. 6º É vedado condicionar a realização de rematrículas, inscrições, matrículas
e transferências a:
I - pagamento de taxas de qualquer natureza;
II - aquisição de uniforme e material escolar;
III - outra exigência de ordem financeira e material.
Art. 7º A formação de turmas por período deverá observar os espaços físicos
existentes na unidade escolar adequados ao funcionamento de salas de aula,
procedendo a compatibilização de vagas entre as matrículas de novos alunos,
rematrículas ou transferências de outras unidades da rede municipal e creches
parceiras.
Parágrafo Único. O quadro de vagas da unidade escolar deverá observar:
I - as vagas reais existentes, considerando-se equilíbrio numérico de alunos por
turma e por período, de modo a evitar superlotação ou esvaziamento das turmas;
II - a formação de turmas de acordo com a definição de quantidades aluno/turmas
estabelecida na Resolução SE nº 16/2019;
III - a formação das turmas de semi-integral nas unidades escolares com
atendimento de 3 a 5 anos estão condicionadas à demanda da região para atendimento
obrigatório a partir dos 4 anos de idade.
CAPÍTULO I
DAS RENOVAÇÕES DE MATRÍCULAS (REMATRÍCULAS)
Art. 8º A Secretaria de Educação priorizará o atendimento de crianças em
comprovada situação de risco e em atendimento na Rede de Proteção.
Parágrafo Único. As unidades escolares que possuem inscritos no ano letivo de 2019 por comprovada “situação de risco” deverão contatar os pais e/ou responsáveis nesse período de renovações, para realizarem a matrícula a fim de garantir uma vaga no próximo ano letivo.
Parágrafo Único. As unidades escolares que possuem inscritos no ano letivo de 2019 por comprovada “situação de risco” deverão contatar os pais e/ou responsáveis nesse período de renovações, para realizarem a matrícula a fim de garantir uma vaga no próximo ano letivo.
Art. 9 º Os pais e/ou responsáveis que não realizarem a renovação de matrículas
dentro do prazo estabelecido, deverão pleitear nova vaga através de inscrição a ser
realizada no período estabelecido no Art.18.
Seção I EDUCAÇÃO INFANTIL
Seção I EDUCAÇÃO INFANTIL
Art. 10. Para a garantia da continuidade do processo educativo dos alunos que
frequentarão as unidades escolares de Educação Infantil em 2020, as renovações
de matrículas deverão ser efetivadas no período de 21 a 30/08/2019, obedecendo à
seguinte organização etária:
Período de nascimento Faixa etária
01 de abril de 2014 a 31 de março de 2015 Infantil V
01 de abril de 2015 a 31 de março de 2016 Infantil IV
01 de abril de 2016 a 31 de dezembro de 2016 Infantil III
01 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2017 Infantil II
01 de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2018 Infantil I
01 de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2019 Berçário Final
A partir de 01 de julho de 2019 Berçário Inicial
Parágrafo Único. Não haverá renovação de matrícula para a turma de semiintegral, exceto para as crianças em comprovada situação de risco e em atendimento
na Rede de Proteção priorizadas pela Secretaria de Educação. Os pais e/ou
responsáveis interessados poderão realizar a inscrição, conforme estabelecido no Art.
18, Parágrafo Único.
Art. 11. As unidades escolares darão prioridade ao atendimento de crianças
por transferência “comprovada mudança de endereço” aguardando vaga em lista de
09 de agosto de 2019 Edição 2076 63
espera no ano letivo 2019.
§1º As unidades escolares não participantes do Programa Educar Mais, que
possuem inscritos em turmas de Berçário Inicial, Berçário Final, Infantil I e Infantil
II, deverão contatar os pais e/ou responsáveis para retirar o encaminhamento de
renovação de matrícula na unidade escolar em que o aluno encontra-se matriculado
em 2019, a fim de efetuar a matrícula, preferencialmente na escola mais próxima da
residência, mediante a disponibilidade de vaga.
§2º Para as escolas integrantes do Programa Educar Mais, que possuem inscritos
em turmas de Berçário Inicial, Berçário Final, Infantil I e Infantil II, a SE-311.1 - Serviço
de Matrículas e Documentação Escolar deverá contatar os pais e/ou responsáveis
para retirar o encaminhamento de renovação de matrícula na unidade escolar em que
o aluno encontra-se matriculado em 2019 e orientar para renovarem a matrícula para
uma escola não participante do Programa Educar Mais, mediante a disponibilidade
de vaga:
I - Caso o inscrito possua irmão com vaga garantida em escola integrante do
Programa Educar Mais para o ano letivo 2020, este poderá ter sua matrícula garantida,
mediante a disponibilidade de vaga.
§3º Para os inscritos em turmas de Infantil V, que não tiveram sua matrícula
efetivada até o período de renovação, a SE - 311.1 - Serviço de Matrículas e
Documentação Escolar deverá contatar os pais e/ou responsáveis para:
I - atualizar o endereço na unidade escolar em que o aluno encontrava-se
matriculado em 2019;
II - preencher a pesquisa de irmãos para o Ensino Fundamental na unidade
escolar em que o aluno encontrava-se matriculado em 2019, em conformidade com
Art.16;
III - e realizar a matrícula no período de 01 a 14/11/2019, em conformidade com
o Art.16.
Art. 12. As unidades escolares deverão consultar os pais e/ou responsáveis em
relação ao interesse de renovar a matrícula.
§1º Nas renovações de matrículas para a mesma unidade escolar, os pais e/ou
responsáveis deverão:
I - apresentar documento de identificação;
II - assinar a ficha de matrícula;
III - atualizar os dados do aluno, quando necessário.
§2º As renovações de matrícula dos alunos matriculados em período parcial
poderão ser realizadas para a própria unidade escolar ou outra unidade escolar, que
preferencialmente seja mais próxima da residência, mantendo o atendimento em
período parcial, mediante disponibilidade de vaga.
§3º Para as renovações de matrículas dos alunos matriculados em período
integral:
I - Os pais e/ou responsáveis dos alunos nas turmas de Infantil II, Infantil III e
Infantil IV em 2019 interessados no período parcial para 2020, poderão ter sua vaga
garantida, mediante disponibilidade de vaga, respeitando o estabelecido no
Art. 13;
II - Os pais e/ou responsáveis dos alunos matriculados em turmas de Creche
para período integral e distante da residência (por motivo de remanejamento realizado
pela Secretaria de Educação em 2019) poderão ter a sua vaga garantida na unidade
escolar mais próxima da residência, mediante disponibilidade de vaga, respeitando
o estabelecido no Art. 13. Caso haja interesse, podem manter a criança matriculada
na unidade escolar atual sem o atendimento do transporte escolar, respeitando o
estabelecido no Art. 4º.
§4º Para as situações não estabelecidas nos parágrafos anteriores deste
artigo, os pais e/ou responsáveis interessados em pleitear transferência de unidade
escolar, deverão realizar a renovação de matrícula para a própria unidade escolar e
posteriormente realizar a inscrição de transferência, conforme estabelecido no Art. 37.
Art. 13. Nas renovações de matrícula para outra unidade escolar, os pais e/ou responsáveis deverão apresentar os seguintes documentos: I - Encaminhamento para renovação de matrícula, emitido pela unidade escolar em que a criança encontra-se matriculada em 2019; II - Certidão de nascimento ou RG do aluno (original e cópia); III - Documento de identificação com foto do responsável legal (original e cópia); IV - Comprovante de residência (original e cópia), no Município de São Bernardo do Campo, expedido até 3 meses anteriores a apresentação, em nome do responsável, de um dos seguintes documentos: conta de água, energia elétrica, telefone fixo, gás encanado, escritura ou certidão de ônus do Imóvel, carnê de IPTU ou contrato de aluguel com firma reconhecida do proprietário e do responsável da criança (acompanhado de um dos comprovantes acima mencionados em nome do proprietário do imóvel), em conformidade com o estabelecido no Art. 5º, Parágrafo Único; V - Carteira de vacinação atualizada - Lei Municipal nº. 3721/91 - (original e cópia da página da identificação da criança e vacinas); VI - Cartão do SUS e HYGIA da criança (original e cópia); VII - 01 foto 3x4 (não obrigatório).
Art. 13. Nas renovações de matrícula para outra unidade escolar, os pais e/ou responsáveis deverão apresentar os seguintes documentos: I - Encaminhamento para renovação de matrícula, emitido pela unidade escolar em que a criança encontra-se matriculada em 2019; II - Certidão de nascimento ou RG do aluno (original e cópia); III - Documento de identificação com foto do responsável legal (original e cópia); IV - Comprovante de residência (original e cópia), no Município de São Bernardo do Campo, expedido até 3 meses anteriores a apresentação, em nome do responsável, de um dos seguintes documentos: conta de água, energia elétrica, telefone fixo, gás encanado, escritura ou certidão de ônus do Imóvel, carnê de IPTU ou contrato de aluguel com firma reconhecida do proprietário e do responsável da criança (acompanhado de um dos comprovantes acima mencionados em nome do proprietário do imóvel), em conformidade com o estabelecido no Art. 5º, Parágrafo Único; V - Carteira de vacinação atualizada - Lei Municipal nº. 3721/91 - (original e cópia da página da identificação da criança e vacinas); VI - Cartão do SUS e HYGIA da criança (original e cópia); VII - 01 foto 3x4 (não obrigatório).
Art. 14. Para os alunos matriculados nas creches parceiras:
I - com continuidade do atendimento para 2020, poderão realizar a renovação
de matrícula na própria unidade escolar. Os pais e/ou responsáveis dos alunos
matriculados distante da residência (por motivo de remanejamento realizado pela
Secretaria de Educação em 2019) poderão ter a sua vaga garantida na unidade
escolar mais próxima da residência, mediante disponibilidade de vaga, respeitando
o estabelecido no Art. 13. Caso haja interesse, podem manter a criança matriculada
na unidade escolar atual sem o atendimento do transporte escolar, respeitando o
estabelecido no Art. 4º;
II - em turmas de Infantil I e sem continuidade do atendimento para 2020 receberão
o encaminhamento através da Secretaria de Educação para renovação de matrícula
em outra unidade escolar da Rede Municipal.
§1º As creches parceiras não deverão receber encaminhamento de outra unidade
escolar para renovação de matrícula.
§2º As creches parceiras deverão encaminhar os alunos matriculados no Infantil
II em 2019 para as unidades escolares da Rede Municipal com atendimento em
período parcial.
Art. 15. Os alunos com seis anos completos ou a completar até 31/03/2020 serão
encaminhados pela SE - 311.1 - Serviço de Matrículas e Documentação Escolar para
o Ensino Fundamental, para matrícula no período de 01 a 14/11/2019, obedecendo
aos seguintes critérios:
I - possuir irmão em unidade escolar que atenda o Ensino Fundamental em 2020,
cuja pesquisa será realizada no período de 21/08 a 06/09/2019, na unidade escolar em
que o aluno encontra-se matriculado em turma de Infantil V, no ano letivo de 2019; e/ou
II - proximidade de sua residência e disponibilidade de vagas, não havendo
garantia de permanência nas unidades escolares que atendem duas ou mais
modalidades de ensino (Complexos).
Seção II ENSINO FUNDAMENTAL
Seção II ENSINO FUNDAMENTAL
Art. 16. Para a garantia da continuidade do processo educativo aos alunos que frequentaram as unidades escolares de Ensino Fundamental em 2019, as renovações de matrículas para o ano letivo de 2020 serão efetivadas no período de 18 a 22/11/2019, e somente deverão ser realizadas para a própria unidade escolar. §1º No ato da renovação de matrículas os pais e/ou responsáveis deverão: I - apresentar documento de identificação; II - assinar a ficha de matrícula; III - atualizar os dados do aluno, quando necessário. §2º Os pais e/ou responsáveis interessados em pleitear transferência de unidade escolar, deverão realizar inscrição, conforme estabelecido no Art. 37.
Art. 17. Para a formação das turmas do 1º Ano para o ano letivo 2020, inclusive
das escolas integrantes do Programa Educar Mais, a renovação de matrículas
somente ocorrerá através de encaminhamento da SE - 311.1 - Serviço de Matrículas e
Documentação Escolar, conforme estabelecido no Art. 15, exceto no caso de retenção,
cuja renovação de matrícula atenderá aos critérios do Art. 16.
CAPÍTULO II DAS INSCRIÇÕES DE NOVOS ALUNOS
CAPÍTULO II DAS INSCRIÇÕES DE NOVOS ALUNOS
Art. 18. Para o ano letivo de 2020, as inscrições de novos alunos serão efetuadas
no período de 03 a 27/09/2019 e de acordo com a seguinte organização etária:
Período de nascimento Faixa etária
01 de abril de 2009 a 31 de março de 2010 5º Ano
01 de abril de 2010 a 31 de março de 2011 4º Ano
01 de abril de 2011 a 31 de março de 2012 3º Ano
01 de abril de 2012 a 31 de março de 2013 2º Ano
01 de abril de 2013 a 31 de março de 2014 1º Ano
01 de abril de 2014 a 31 de março de 2015 Infantil V
01 de abril de 2015 a 31 de março de 2016 Infantil IV
01 de abril de 2016 a 31 de dezembro de 2016 Infantil III
01 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2017 Infantil II
01 de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2018 Infantil I
01 de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2019 Berçário Final
A partir de 01 de julho de 2019 Berçário Inicial
Parágrafo Único. A inscrição para a turma de semi-integral dentro do prazo,
poderá ser realizada no ato da renovação de matrícula ou matrícula de novos alunos
em período parcial até a data que antecede o primeiro dia de aula das turmas de
ensino regular do ano letivo 2020.
Art. 19. Os pais e/ou responsáveis poderão realizar inscrição, porém com a
indicação de uma única unidade escolar, que ofereça o atendimento da faixa etária
correspondente e que preferencialmente seja mais próxima da residência.
§1º Caso ocorra inscrição da mesma criança para unidades escolares diferentes,
será mantida apenas a última inscrição efetuada.
§2º Para os pais e/ou responsáveis que optem por pleitear uma vaga em período
integral nas escolas integrantes do Programa Educar Mais, em turmas de Infantil III,
Infantil IV, Infantil V e Ensino Fundamental, a criança deve ter a inscrição e matrícula
realizada para unidade escolar não participante do Programa Educar Mais.
I - Os pais e/ou responsáveis interessados em pleitear transferência de unidade
escolar, deverão realizar inscrição, conforme estabelecido no Art. 37.
§3º Somente para as turmas de Berçário Inicial, Berçário Final, Infantil I e Infantil
II poderão ser realizadas inscrições diretamente para as escolas integrantes do
Programa Educar Mais, respeitando o estabelecido no Art.23.
Art. 20. As inscrições serão reabertas a partir de 25/11/2019 até o próximo
processo de reserva de vagas, sendo consideradas fora do prazo regulamentar.
Parágrafo Único. Para as turmas de semi-integral, serão consideradas inscrições
fora do prazo aquelas realizadas a partir do primeiro dia de aula do ano letivo 2020.
Art. 21. Após 02/10/2019 (prazo final da digitação das inscrições), as inscrições
de novos alunos realizadas dentro do prazo não poderão ser alteradas pela unidade
escolar, e nem ter dados incluídos/excluídos, exceto telefones e registros de contato.
Parágrafo Único. Em caso de necessidade de alterar a unidade escolar de
interesse, os pais e /ou responsáveis deverão cancelar a inscrição atual e realizar
nova inscrição a partir de 25/11/2019.
Art. 22. Não poderá ser realizada inscrição para unidade escolar que não atenda
a faixa etária correspondente.
Parágrafo Único. No ato da inscrição, a unidade escolar deverá informar aos pais
e/ou responsáveis, a existência ou não do atendimento da faixa etária da criança, bem
como a unidade escolar mais próxima (incluindo as creches parceiras) que realiza tal
atendimento.
Art. 23. Para as inscrições nas unidades escolares, deverão ser apresentados os
seguintes documentos:
I - Certidão de nascimento ou RG do aluno (original);
II - Documento de identificação com foto do responsável legal (original);
III - Comprovante de residência (original), no Município de São Bernardo do
Campo, expedido até 3 meses anteriores a apresentação, em nome do responsável,
de um dos seguintes documentos: conta de água, energia elétrica, telefone fixo,
gás encanado, escritura ou certidão de ônus do Imóvel, carnê de IPTU ou contrato
de aluguel com firma reconhecida do proprietário e do responsável da criança
(acompanhado de um dos comprovantes acima mencionados em nome do proprietário
do imóvel), em conformidade com o estabelecido no Art. 5º, Parágrafo Único;
IV - Declaração de Escolaridade e/ou Histórico Escolar (original), devendo
respeitar o ano já cursado pelo aluno a partir de 4 anos completos.
§ 1º Para as unidades escolares com atendimento em semi-integral é necessário:
I - a criança estar matriculada no período parcial no contra turno ao da turma de
semi-integral;
II - a mãe ser trabalhadora;
III - não existir, na família da criança, pessoa capaz de se responsabilizar pela
mesma no período pleiteado; e
IV - apresentar os documentos elencados no §2º deste artigo.
§ 2º Para as unidades escolares com atendimento em período integral (Berçário
Inicial, Berçário Final, Infantil I e Infantil II) e semi-integral é necessário apresentar,
09 de agosto de 2019 Edição 2076 64
além dos documentos elencados no caput do artigo, comprovante de trabalho dos
pais e/ou responsáveis, e dos demais membros da família que trabalhem: declaração
emitida pelo empregador, conforme modelo disponível na unidade escolar, (original
e cópia com firma reconhecida) ou carteira profissional (original e cópia). Apresentar
também comprovante de renda bruta de um dos três últimos meses dos pais e
das pessoas da família que residem na mesma casa da criança inscrita (holerite,
contracheque, declaração original emitida pelo empregador). No caso de trabalhador
autônomo poderá ser apresentado documento emitido por contador ou declaração de
próprio punho de trabalho autônomo, conforme modelo disponível na unidade escolar,
contendo atividade realizada, local, dias e horários de trabalho, renda mensal, com três
testemunhas e reconhecimento de firma de suas assinaturas, em conformidade com o
estabelecido no Art. 5º, Parágrafo Único.
Seção I EDUCAÇÃO INFANTIL
Seção I EDUCAÇÃO INFANTIL
Art. 24. Será considerado como trabalhador, somente o responsável que
apresentar documento que comprove três ou mais dias de trabalho semanal.
§1º Caso o responsável da criança não apresente os comprovantes de trabalho
solicitados no Art. 23, a inscrição poderá ser realizada, porém o responsável deverá
retornar à unidade escolar até o dia 27/09/2019 e apresentar toda a documentação
solicitada para classificação dos inscritos.
§ 2º Caso a criança inscrita possua outro responsável legal que não seja a “mãe”,
no ato da inscrição deverá ser apresentado documento que comprove a guarda da
criança. Se o documento não for apresentado, esse responsável não poderá ser
considerado em substituição à mãe para a classificação.
§3º Caso o responsável não retorne até 27/09/2019 com o comprovante de
trabalho e renda, a unidade escolar registrará a inscrição como responsável não
trabalhador.
Art. 25. No caso de gestante, a inscrição da criança somente poderá ser
realizada dentro do prazo estabelecido no Art. 18 e será classificada se comprovado o
nascimento até 27/09/2019.
Parágrafo Único. Caso não ocorra retorno na unidade escolar para confirmação
do nascimento, a inscrição antecipada será cancelada, havendo necessidade dos pais
e/ou responsáveis realizarem nova inscrição conforme prazos estabelecidos no Art.
20.
Art. 26. A inscrição de crianças nascidas após 27/09/2019 ocorrerá em
conformidade com o estabelecido no Art. 20.
Parágrafo Único. Na eventual efetivação da matrícula, a criança deverá contar
com pelo menos 4 meses completos.
Seção II
ENSINO FUNDAMENTAL
Art. 27. Terão direito a cursar o 1º Ano do Ensino Fundamental, os alunos com
seis anos completos ou a completar até 31/03/2020, de acordo com a Resolução nº 06,
de 20 de outubro de 2010, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação
Básica.
CAPÍTULO III DA FORMAÇÃO DAS TURMAS E DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS
Art. 28. A compatibilização entre renovações, inscrições e vagas existentes deverá ser realizada pelas Equipes de Gestão das unidades escolares juntamente com a Secretaria de Educação, observando o Art. 7º. §1º Será autorizada abertura de novas turmas de Infantil II em período parcial, após atendimento à demanda obrigatória (alunos com idade a partir de 4 anos). §2º O preenchimento das vagas para as turmas de semi-integral ocorrerá após atendimento à demanda obrigatória (alunos com idade a partir de 4 anos).
Art. 29. Os alunos contemplados serão atendidos, preferencialmente, na unidade
escolar mais próxima da residência, de acordo com as vagas disponíveis para a faixa
etária e unidade escolar de opção registrada na inscrição.
Parágrafo Único. No caso de inexistência de vaga, os alunos serão encaminhados
para outra unidade escolar considerando a proximidade da residência, exceto para as
escolas integrantes do Programa Educar Mais.
Art. 30. As inscrições realizadas dentro do prazo terão prioridade em relação às
inscrições realizadas fora do prazo. A classificação dos inscritos em lista de espera,
inclusive das turmas de Creche (Berçário Inicial, Berçário Final, Infantil I e Infantil II)
das escolas integrantes do Programa Educar Mais, obedecerá a seguinte ordem de
prioridade:
I - Situação de risco, conforme estabelecido no Art. 38;
II - Transferência por comprovada mudança de endereço no município, conforme
estabelecido no Art. 37;
III - Transferência por possuir irmão na unidade escolar, conforme estabelecido
no Art. 37;
IV - Transferência por ter concluído o ano letivo 2019, na mesma unidade escolar
integrante do Programa Educar Mais (tipo de transferência exclusivo para esse
Programa);
V - Inscrição de novos alunos, conforme estabelecido no Art. 18;
VI - Transferência por outros motivos, conforme estabelecido no Art. 37.
§1º A classificação da lista de espera do Programa Educar Mais, para as turmas
de Infantil III, Infantil IV, Infantil V e Ensino Fundamental obedecerá somente a ordem
das inscrições que se enquadram nos itens I, III, IV e VI.
§2º A classificação da lista de espera do semi-integral obedecerá somente a
ordem das inscrições que se enquadram nos itens I e VI.
Seção I
PARA AS TURMAS DE CRECHE EM PERÍODO INTEGRAL (ZERO A TRÊS
ANOS)
Art. 31. Para o preenchimento das vagas existentes terá prioridade: §1º A criança que tenha a mãe trabalhadora e a menor faixa de renda “per capita”, resultante da análise da situação econômica da família: I - Todos os adultos com idade de 18 anos completos ou mais, que forem declarados como integrantes da família deverão comprovar trabalho ou o desemprego. II - Havendo empate, a prioridade no atendimento será a ordem cronológica decrescente de nascimento. §2º Para as inscrições de transferência, a prioridade no atendimento será a ordem cronológica decrescente de nascimento.
Seção II PARA AS TURMAS DE PRÉ-ESCOLA (QUATRO A CINCO ANOS) E DE ENSINO FUNDAMENTAL
Art. 31. Para o preenchimento das vagas existentes terá prioridade: §1º A criança que tenha a mãe trabalhadora e a menor faixa de renda “per capita”, resultante da análise da situação econômica da família: I - Todos os adultos com idade de 18 anos completos ou mais, que forem declarados como integrantes da família deverão comprovar trabalho ou o desemprego. II - Havendo empate, a prioridade no atendimento será a ordem cronológica decrescente de nascimento. §2º Para as inscrições de transferência, a prioridade no atendimento será a ordem cronológica decrescente de nascimento.
Seção II PARA AS TURMAS DE PRÉ-ESCOLA (QUATRO A CINCO ANOS) E DE ENSINO FUNDAMENTAL
Art. 32. Para o preenchimento das vagas existentes, a prioridade no atendimento
será a ordem cronológica decrescente de nascimento.
Parágrafo Único. Para o preenchimento das vagas de semi-integral terá
prioridade a criança com menor faixa de renda “per capita”, resultante da análise da
situação econômica da família:
I - Havendo empate, a prioridade no atendimento será a ordem cronológica
decrescente de nascimento.
CAPÍTULO IV
DAS MATRÍCULAS
Art. 33. Em 30/10/2019 será publicado em todas as unidades escolares o
resultado das inscrições classificadas para o ano letivo 2020.
Art. 34. A realização das matrículas para as crianças contempladas ocorrerá no
período de 01 a 14/11/2019, nas unidades escolares municipais e creches parceiras.
§1º De acordo com as vagas disponíveis, as crianças de zero a três anos inscritas
poderão ser encaminhadas às creches parceiras:
I - Os pais e/ou responsáveis que optem por não realizar a matrícula da criança
na creche parceira, a inscrição permanecerá em lista de espera da unidade escolar
municipal de opção.
§2º Para as turmas de semi-integral o resultado será publicado em até cinco dias
úteis após o início das aulas, seguido da efetivação das matrículas.
§3º Nas escolas integrantes do Programa Educar Mais, no período de 01 a
14/11/2019, somente serão realizadas as matrículas para as turmas de Berçário Inicial,
Berçário Final, Infantil I e Infantil II. Para as turmas de Infantil III, Infantil IV, Infantil V
e Ensino Fundamental as transferências serão realizadas conforme estabelecido no
Art. 37.
§4º No caso de inscrições de gemelares, caso ocorra a contemplação de apenas
uma criança, é imprescindível o atendimento dos irmãos no ato da matrícula.
Art. 35. Para os pais e/ou responsáveis das crianças contempladas com a vaga,
que perderem o prazo para matrícula, conforme estabelecido no Art. 34, a inscrição
será cancelada.
Paragrafo Único. Caso os pais e/ou responsáveis optem por pleitear nova vaga
no município, deverão realizar nova inscrição, conforme estabelecido no Art. 18.
Art. 36. Os pais e/ou responsáveis das crianças contempladas deverão apresentar
os seguintes documentos na unidade escolar para realizarem a matrícula:
I - Certidão de nascimento ou RG do aluno (original e cópia);
II - Documento de identificação com foto do responsável legal (original e cópia);
III - Comprovante de residência (original e cópia), no Município de São
Bernardo do Campo, expedido até 3 meses anteriores a apresentação, em nome
do responsável, de um dos seguintes documentos: conta de água, energia elétrica,
telefone fixo, gás encanado, escritura ou certidão de ônus do Imóvel, carnê de IPTU ou
contrato de aluguel com firma reconhecida do proprietário e do responsável da criança
(acompanhado de um dos comprovantes acima mencionados em nome do proprietário
do imóvel), em conformidade com o estabelecido no Art. 5º, Parágrafo Único;
IV - Carteira de vacinação atualizada - Lei Municipal nº. 3721/91 - (original e cópia
da página da identificação da criança e vacinas);
V - Cartão do SUS e HYGIA (original e cópia);
VI - 01 foto 3x4 (não obrigatório);
VII - Declaração de Transferência e/ou Histórico Escolar (original e cópia) devendo
respeitar o ano já cursado pelo aluno a partir dos 4 anos.
Parágrafo Único. Para as escolas integrantes do Programa Educar Mais,
nas turmas de Infantil III, Infantil IV, Infantil V e do Ensino Fundamental, além dos
documentos elencados neste artigo, também deverá ser apresentada a Declaração de
Escolaridade em escola da Rede Municipal.
CAPÍTULO V
DAS TRANSFERÊNCIAS
Art. 37. Os pais e/ou responsáveis dos alunos regularmente matriculados nas
unidades escolares da Rede Municipal e creches parceiras, interessados em pleitear
transferência de unidade escolar, deverão realizar inscrição a partir de 25/11/2019 em
qualquer unidade escolar municipal, e serão classificados conforme critérios a seguir,
observada a existência de vaga na unidade pretendida:
I - Comprovada mudança de endereço no município, mediante a distância igual
ou superior a 1.500m da atual residência para a escola em que o aluno encontra-se
matriculado;
II - Possuir irmão na unidade escolar;
III - Outros motivos.
§1º Os pedidos de transferência podem ocorrer durante todo ano letivo.
§2º Para as transferências que se enquadram nos itens II e III, os alunos deverão
continuar frequentando a unidade escolar de origem, enquanto aguardam a liberação
da vaga para transferência.
§3º Os pais e/ou responsáveis interessados em pleitear transferência para as
escolas integrantes do Programa Educar Mais, deverão realizar inscrição dentro do
prazo regulamentar, que ocorrerá no período de 25/11 a 03/12/2019.
I - Não deverão ser realizadas inscrições que se enquadram no Art. 37, Inciso
I para as escolas integrantes do Programa Educar Mais. A partir de 09/12/2019 as
inscrições realizadas para as escolas integrantes do Programa Educar Mais serão
consideradas fora do prazo.
§4º O resultado dos contemplados para as escolas integrantes do Programa
Educar Mais será divulgado no dia 09/12/2019 e a efetivação da transferência deverá
ocorrer no período de 09 a 13/12/2019.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 38. A Secretaria de Educação em conjunto com a Rede de Proteção priorizará
o atendimento de crianças inscritas por comprovada situação de risco.
Art. 39. A escola que, a partir do início do ano letivo 2020, se torne integrante
do Programa Educar Mais, priorizará o atendimento em tempo integral dos alunos já
matriculados na unidade escolar e em seguida obedecerá aos critérios estabelecidos
no Art. 30.
Parágrafo Único. Os pais e/ou responsáveis não interessados no atendimento do
aluno em período integral, deverão pleitear transferência para outra unidade escolar,
conforme estabelecido na Resolução SE nº 21/2017.
Art. 40. Na ausência de um dos comprovantes de residência exigidos para a
realização de rematrículas, inscrições, matrículas e transferências, os pais e/ou
responsáveis poderão apresentar Declaração de Residência emitida pela Unidade
09 de agosto de 2019 Edição 2076 65
Básica de Saúde do Município.
Art. 41. Quanto às crianças com idade acima de 4 anos, as Equipes Gestoras
deverão informar a SE - 311.1 - Serviço de Matrículas e Documentação Escolar
quando da existência de demanda reprimida, devido à inexistência de vaga, para que
seja providenciada a matrícula desses alunos em unidade escolar com disponibilidade
de vaga mais próxima da residência.
Art. 42. Após a efetivação da matrícula, durante todo o ano letivo, os alunos com
ausência consecutiva e sem justificativa nos primeiros 10 (dez) dias de aula perderão
o direito à vaga, após as Equipes de Gestão das unidades escolares municipais e
creches parceiras tomarem todas as medidas para garantir a frequência desses alunos.
Art. 43. Por motivo de melhoria contínua da infraestrutura na rede de São
Bernardo do Campo, é possível que haja o remanejamento provisório de alunos até
que as reformas, construções e/ou manutenções sejam concluídas.
Art. 44. Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria de Educação.
Art. 45. A presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação,
revogando as disposições em contrário, inclusive o disposto no Art. 3º da Resolução
SE nº 21/2017 e a Resolução SE nº 22/2015.
São Bernardo do Campo, 09 de agosto de 2019.
SÍLVIA DE ARAÚJO DONNINI
Secretária de Educação.
Notícias do Município - Edição 2076
Secretária de Educação.
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