4º anos - 2019 a 2023

Sessentou - Uma viagem no tempo é uma produção das turmas dos Quartos Anos D e F em comemoração aos sessenta anos da nossa querida escola. 

Sinopse: Ana é estudante e está preocupada com um trabalho de História sobre a Revolução de 1932. Ao cair em um buraco, viaja no tempo e encontra o jovem Mário Martins de Almeida, a caminho da manifestação em 23 de maio. A que conclusões ela chegará sobre esse evento? 

Os cenários utilizados foram confeccionados pelas crianças, assim como os personagens. As cenas históricas foram feitas a partir de imagens retiradas principalmente do blog da nossa escola. As canções, cantadas pelas crianças, são de autoria de Elisa Serrano. O texto do cordel, de Leila Ruyz. As músicas de uso público usadas na produção são: https://slip.stream/tracks/3ed2dcfa-3... https://slip.stream/tracks/3317f5bd-b... 

Agradecemos a todos os que, de alguma forma, colaboraram para a existência deste trabalho. 
Professora Elisa Serrano





PROGRAMA BOMBEIRO NA ESCOLA

 ENTREGA DOS CERTIFICADOS

02/12/2022

4ºs ANOS DA MANHÃ

Profªs Ismênia, Juliana e Renata










































































Sequência de atividade do livro Malala

 O objetivo dessa atividade foi apresentar a realidade de crianças pelo mundo e sinalizar que no Brasil as crianças possuem leis que garantem os seus direitos sobretudo à educação, o que tanto Malala luta em seu país.

Com o retorno das aulas nesse ano, percebemos que os alunos apresentam dificuldades na leitura e falta de motivação para estudar. Sendo assim, por meio da história inspirada de Malala, os alunos seriam capazes de refletir suas próprias experiências de vida e valorizar o estudo, a escola, percebendo a mesma como espaço de transformação, oportunidades e aprendem assim a reivindicar seus direitos e apropriar-se com autonomia dos seus deveres.

Desenvolvimento:

A princípio exploramos a imagem de Malala, sem dizer quem é.

Perguntamos quem era a menina, como se vestia, em que região do mundo as mulheres se vestiam assim, se conheciam o livro e o que achavam que se tratava essa história.

Fizemos a leitura do livro e exploramos a história de vida da menina Malala com vários questionamentos.

Nessa roda de conversa fizemos um comparativo com a situação do país de Malala com o Brasil, incluindo, religião, política, cultura e preconceito.

Localizamos geograficamente o Paquistão fazendo um comparativo com o Brasil.

Após essa conversa em Arte, realizaram a releitura da imagem de Malala a qual foi muito prazeroso e inspirador para as crianças.

Isso despertou nas meninas o desejo de se vestir como Malala, trouxeram de casa um lenço como a personagem da história. Na informática, assistimos o filme e pesquisamos sobre a vida da personagem.

Em Língua Portuguesa, realizamos uma produção de texto cujo título foi "Se eu tivesse um lápis mágico como Malala tanto queria, o que eu faria pela educação no mundo".

Gostamos tanto dessa sequenciada que com certeza continuaremos com mais propostas de atividades relacionadas ao tema.

Segue imagens das atividades desenvolvidas:

Prof.ª Ismênia

Roda de conversa, pesquisando e assistindo vídeo:


Caracterização:


Produção de texto com o tema:

 Se eu tivesse um lápis mágico como Malala tanto queria, o que eu faria pela educação no mundo...




Produção do texto escolhida





Produção e elaboração da sequenciada pelas professoras e alunos:

ISMÊNIA/LUCILAINE

4º ano A










ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE LEITURA

  SETEMBRO/2021


 






 
TURMAS 2021

Salas

Manhã

Tarde

04

4º ANO A

PROF.ª DEBORA

4º ANO F

PROF.ª ANA ROCHA

05

4º ANO B

PROF.ª SOLANGE GUARNIERI

4º ANO E

PROF.ª ERICA

12

4º ANO C

PROF.ª JULIANA FERRI

4º ANO D

PROF.ª JULIANA FERRI


😁😃😄😘

2020

Cidade de São Bernardo do Campo
Texto coletivo 

Atividade realizada online com os alunos do 4° ano C, após pesquisa realizada individualmente. 
Professora Vanessa

😍😍😍

OLÁ CRIANÇAS! CLIQUEM NA IMAGEM ABAIXO E ACESSEM AS AULAS À DISTÂNCIA DE 2020 

Observação: Quem estiver no celular, o ícone na lateral esquerda é para entrar nas páginas das turmas, as três linhas!


Dicas de acesso ao site

Recados às famílias e crianças!


4ºs anos do período da tarde 


Professoras Carla e Cris Akemi
ATIVIDADES À DISTÂNCIA, INICIADAS EM 22/4/2020




 


 






ATIVIDADES PRESENCIAIS ATÉ 19/3/2020

Formação de leitoras e leitores 4º D e E, professoras Cris Akemi e Carla 
  Leitura é deleite, também é evoluir e compartilhar, existir...
  As propostas de leitura a seguir tem a função de estimular as crianças a lerem por elas mesmas com base nas indicações feitas pela professora ou professor, bibliotecária ou bibliotecário, amigas ou amigos, colegas de escola no geral, familiares. 
  Tendo isso em vista existe a necessidade que tanto a sala de aula, como a biblioteca da escola, quanto a casa da criança tenha fácil portadores de textos diversos: livros, jornais, revistas, hqs entre outros, que motivem a leitura sem que haja esforço. 
 A experiência ao longo dos anos mostrou que tais procedimentos são contagiantes, e todas as crianças terminam o ano letivo lendo muito mais, mesmo que cada uma no seu ritmo.

Clube do Livro e Biblioteca Interativa
4º D - Profª Cris Akemi

Para ver os vídeos da turma clique no link abaixo:

https://gopro.com/v/B2nvwLoNky8n9
😍😍😍

Trabalho com gênero textual música

4º ano D e 4º ano E
Professoras Cris Akemi e Carla 

  A escolha de trabalhar o gênero música no início do ano letivo não é aleatória ou por preferência pessoal. Para além de uma narrativa convencional, a música tem um aporte artístico deveras emancipador, metafórico e subjetivo, além disso carrega elementos sensoriais importantes para a constituição de um grupo coeso, tranquilo e seguro. A escolha das músicas não poderia ser diferente, não apenas não é aleatória como prevê necessidades reais da faixa etária atendida e pretende contribuir ao máximo para que a adaptação emocional, linguística e cognitiva ocorra gradualmente, mas seja efetiva. 
  Segundo o documento norteador BNCC, a proposta mais recente de trabalho em língua portuguesa deve não somente estimular o uso correto da língua mas empoderar educantos a fazer uso dela de maneira refletida a fim de se tornarem produtores de sua própria cultura, inclusive tendo em vista além da leitura, escrita e oralidade a análise linguística/semiótica. 
  Portanto, as atividades com música são propostas de diferentes formas a fim de abarcar todas as possibilidades de aprendizagem, já que o documento também indica a necessidade de contextualizar as práticas tendo em vista o protagonismo das crianças na vida cotidiana, pública, nas práticas de estudo e pesquisa e artístico/literárias. 
  Os trabalhos a seguir foram fruto de escuta e leitura atenta das músicas escolhidas, bem como apreciação de clipes musicais, seguidos de conversas estimuladas por perguntas acerca das mensagens explícitas e implícitas, com a proposição de interpretar cognitivamente o que foi colocado, mas também artisticamente ou metaforicamente dependendo do surgimento de ideias e motivação do grupo.

Pequeno Cidadão - Todo Dia

São Bernardo do Campo 
 Uma Tarde de Terça-Feira
Para ver o vídeo da turma clique no link abaixo:

Música: Arte de dentro pra dentro
Para ver o vídeo da turma clique no link abaixo:

Outros links
MULHERES FANTÁSTICAS 
 A história de Malala
😍😍😍

Leituras
Nós de Eva Furnari
    Discuti com as crianças a música "Nós" da Lulina, dentre outros conceitos linguísticos e sociais concluímos que "nós", nosso grupo, nossa gente, estamos juntes não só porque todes temos problemas ("nós) mas também por compartilharmos os bons momentos e os aprendizados. Corroborando a ideia, que algumas pessoas consideram maluca, de que escola é feita de gente e gente vive em grupo, a professora Débora viu a postagem do vídeo do trabalho e nos indicou esse livro, ontem nós o lemos, aprendemos sobre simbologias, sobre algumas expressões metafóricas, mas fundamentalmente com tudo isso, aprendemos que é impossível alguém dar aquilo que não tem, mesmo que haja boa intenção, essa é a importância de se relacionar, essa é a importância da escola, talvez, seja o sentido da vida.
Prof.ª Cris Akemi



😍😍😍


"Professora, esse livro quer dizer que os pobres não tem poder para falar e os ricos tem?" (Só pra esclarecer, eu "ainda" não tinha dito nada, só tinha lido o livro)
Prof.ª Cris Akemi
😍😍😍
Um jeito lúdico para trabalhar nossa abstração e repertório de significados!
Prof.ª Cris Akemi

😍😍😍
    Como parte da nossa constituição enquanto grupo hoje plantamos um vaso de suculentas, é uma simbologia que acredito vai nos ensinar bastante ao longo do ano. É sempre bom lembrar que estudos muito aceitos sugerem que essa faixa etária ainda está em processo de amadurecimento da abstração, por esse motivo, a materialidade, a imagem, o concreto ajudam no processo de forma efetiva, o dia a dia comprova, independentemente de parecer "besteira" para algumas pessoas.
Prof.ª Cris Akemi
😍😍😍
Palavras originam mudanças nas formas de pensar, de entender, de agir, elas sozinhas não dizem nada, mas afinal, não são elas que ajudam a gente a nos aproximar, a dizer o que sentimos, o que queremos e o que não permitiremos?
Prof.ª Cris Akemi
😍😍😍

Tentando construir diálogos mais significativos, com alguns exemplos do que não fazer!
Prof.ª Cris Akemi
😍😍😍

No exercício da cidadania!

Votação para Representante de sala

4º ano D, Profª Cris Akemi



 😍😍😍

PRIMEIROS DIAS DE AULA


4º ano D, Profª Cris Akemi
Atividade de Sensibilização
Consciência corporal, leitura de mundo, sentimentos...

😍😍😍

4º ano C, Prof.ª Vanessa
Dinâmica
Atividade de caça ao amigo. 
Objetivo: Encontrar um amigo com determinadas características.

😍😍😍

4º ano D, Prof.ª Cris Akemi
Dinâmica



4º ano D e E
 Prof.ªs Cris Akemi e Carla
Leitura


Desafio Matemático


Recreio 


😍😍😍

2019

Representantes do 4º ano F ganham certificado.
😉😉😉

Tema: Animais
Pesquisa e elaboração de Apresentações Google no Laboratório de Informática.
4ºano A e 4 ano ºE, Prof.ª Carla
Segue links abaixo:

4º ano A
Animais Domésticos

Animais Aquáticos

Animais Silvestres

Aves

Animais da Savana

😉😉😉

4º ano E
Animais Domésticos

Animais Aquáticos

Animais Silvestres

Aves

Animais da Savana
😉😉😉

Fake News
Vídeo realizado a partir de uma pesquisa sobre Fake News pelos alunos do 4º ano B, Prof.ª Katia Ribeiro no laboratório de informática, com auxílio das monitoras Mariany e Isabela. 
😉😉😉

😉😉😉

Após estudo do Desmatamento na Amazônia os alunos do 4º ano D exploraram o Excel para realizar gráficos sobre os dados estudados.
Segue alguns deles!




Site do INPE

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais


😉😉😉

4ºA e 4ºE - Prof.ª Carla
Estudando tabelas e gráficos os alunos dos 4ºs anos A e E elaboraram a tabela utilizando a fórmula do AutoSoma e inseriram o gráfico.
Confira um exemplo!

Os alunos do 4º ano G, Prof.ª Débora também elaboraram a tabela de levantamento de preços.
😉😉😉

Estudo do meio 
Visita ao Parque Escola "Sabina" 4ºs anos da manhã.







😉😉😉

Semana da Criança

Cinema no 4º ano B


Festa do Pijama
no 4º ano G, Prof.ª Débora

😉😉😉

Estudo para o 4º ano B
Alimentação Saudável

Vídeo


Site
😉😉😉

Estudo para o 4º ano D
Autômatos

Vídeos


😉😉😉

Imagens e vídeos de apresentações do poema: 
"Grilo Grilado" 
4ºB - Prof. Katia Ribeiro.











Visita à classe da Prof. Eliane Jacinto  para assistir apresentação de teatro de fantoches  realizado pelos alunos do 1 ano.
Nós do 4º ano B, Prof.ª Katia Ribeiro, agradecemos muitíssimo o convite! 




 Visita à escola dos GCM's para apresentação da peça com  tema sobre bullying.



Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo do 4º ano D, Professora Érica.
 😉😉😉😉😉

Jogo da Seleção Brasileira de Futebol Feminino






😉😉😉😉😉

Clubinho de Sexta
Tear de Dedos
4º ano A, Prof.ª Carla
😉😉😉😉😉

Visita a EMEB Vinícius de Moraes
4º ano F, Prof.ª Cris Akemi

 😉😉😉😉😉

Estudo do Meio 
4ºs anos da tarde
Teatro infantil: Salve, Malala!
Sesc Santo André
   Livremente inspirada na vida da garota paquistanesa Malala Yousafzai, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2014, a peça apresenta Sofia e Yan, que vivem numa comunidade onde as escolas para meninas são alvo da perseguição do rei. Para lutar contra isso, eles ocupam sua escola e, ali, lembram de histórias de pessoas que resistiram às ordens do monarca.












    😉😉😉😉😉

Visita a EMEB Vinícius de Moraes
4º anos D e G
Recital de poesias e ensinar os pequenos amarrar os cardaços.









💗Agradecimento da EMEB em
😉😉😉😉😉

Projeto Leitura
4º ano B, Prof.ª Katia Ribeiro
   Baseando-se na leitura do livro: O Nascimento do Visconde de Sabugosa, foi realizada roda de comentários  com os alunos como eram feitos os brinquedos de antigamente, com sabugo de milho, batata, ossos de animais, etc. O aluno Edson trouxe brinquedo feito pelo pai. 




  😉😉😉😉😉

4º ano D, Prof.ª Érica
   Neste  semestre estamos trabalhando com o gênero textual  poesias. Após pesquisar, registrar e fazer ensaios em duplas, convidamos o 1º ano D, Prof.ª Severina para apreciar os alunos recitando suas poesias na biblioteca.  Foi um momento de interação e muita diversão.


    Realizamos uma atividade muito significativa. Para trabalhar o conteúdo sistema monetário, trabalhamos com folhetos de supermercado. Nessa atividade os alunos deveriam seguir várias comandas;  não gastar mais de R$ 50,00, trazer troco entre R$ 4,99 e R$ 9,99, não comprar mais de um produto igual, etc... Foi uma atividade muito desafiadora, em que exploramos várias habilidades e  reflexões.



  😉😉😉😉😉

OFICINA  "PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE"     
4ºB e 4ºC - SÁBADO LETIVO 25/05/2019











  😉😉😉😉😉

 Crianças do 4° ano E planejando e  treinando a leitura para  se apresentarem para as nossas turminhas do Primeiro Ano e Educação Infantil!


 😉😉😉😉😉

Aconteceu no Recreio
4ºs anos da tarde
😉😉😉😉😉

Oficinas 4ºs anos
Sábado Letivo










😉😉😉😉😉

4º ano D, Profª Erica

   Durante a leitura do livro: Malala, a menina que queria ir para a escola de Adriana Carranca, descobrimos o quão forte e determinada  Malala foi para lutar pelos seus direitos. Essa leitura nos trouxe riquíssimas reflexões e também nos oportunizou algumas sequências de atividades.






    Os alunos se organizaram em grupos. Cada grupo ficou responsável por comentar fatos importantes de 2 capítulos do livro: Malala, a menina que queria ir para a escola. Depois ensaiaram e fizeram a apresentação da forma que acharam melhor, acompanhei os ensaios e os orientei quando necessário. Foi uma sequência de atividades muito significativa, que proporcionou  boas reflexões sobre vários assuntos como: o papel da escola e a liberdade que o conhecimento nos oferece, a importância de saber quais os nossos direitos e lutar por eles, as diferenças e desigualdades culturais, nosso papel enquanto agente transformador da nossa sociedade, respeito ao próximo,  entre outros. Confiram o vídeo e saiba mais sobre a Malala.

😉😉😉😉😉

3º encontro do Clube de leitura 
do 4º F - Professora Cris Akemi
😉😉😉😉😉

Visita do esqueleto 
4ºF Professora Cris Akemi 
Quando recebemos visitantes queremos saber tudo sobre elxs, então fomos estudar!








😉😉😉😉😉😉😉

Oficina "Reino Vegetal" - Profª Cris Akemi 

    Reaproveitamento e reutilização. Muito se falou de reciclagem nas últimas décadas, mas não se entende bem o conceito de diminuição da produção do lixo no Brasil. A impressão que dá é que separar o lixo e mandar parte dele pra reciclagem resolve o problema. Mas é bem mais complexo do que isso e exige um esforço bem maior da nossa parte. Com crianças o apelo é mais forte porque elas não tem trabalho pra manter, família pra sustentar, problemas a resolver, sendo assim não se incomodam em usar parte do seu tempo pra aprender sobre reuso. Mas tudo está conectado, nos habituamos a viver no automático, quando uma criança aprende desde sempre a prestar atenção a sua volta, talvez ela esteja mais preparada pra ser um adulto sustentável e criar seus filhos desse jeito. Retirar sementes de um alimento e fazer uma sementeira num material reutilizado, esperar o tempo da planta se desenvolver até o momento de colher o fruto e comer a comida que plantou, sem nenhum tipo de veneno é de um ensinamento único. As vezes tudo que precisamos é prestar um pouco de atenção, mudar pequenos hábitos, um passo de cada vez, mas tendo em mente um bem estar coletivo e não apenas individual.











😉😉😉😉😉😉😉

Turma do 4º ano D, Prof.ª Erica
Livro: A gaiola
Adriana Falcão

  Os alunos levaram o livro para casa e após uma semana nos reunimos para trocar ideias, falar sobre nossos sentimentos e experiências. Foi uma atividade que, com certeza, nos trouxe boas reflexões.


😉😉😉😉😉😉😉

Momento de leitura livre pelos espaços da escola dos 4ºs anos da manhã.







😉😉😉😉😉😉😉

4ºA Professora Ana Lúcia
Alunos do 4° A  organizaram uma Homenagem para a Professora Ana Lúcia. Confiram o momento!





😉😉😉😉😉😉😉

4º F- Professora Cris Akemi Construção de mini sistema

   Nosso colega Val trouxe uma linda centopeia e nos presenteou. Ele nos ensinou que ela fica na terra e é inofensiva, portanto podemos pegá-la na mão sem problema. Fizemos um terrario pra ela, e se tornou nossa  mascote Valquíria. Vamos pesquisar suas preferencias e acompanhá-la um tempo para estudo, tentando deixar o ambiente o mais agradável possível pra ela, mas depois vamos devolvê-la a natureza.
😉😉😉😉😉😉😉

Estudo de poesia, licença poética, marcas da oralidade,  figuras de linguagem, texto implícito. 
4º Ano F - Professora Cris Akemi 

 

Estudo do gênero textual relato, indicação literária para repertoriar a construção de narrativa pessoal. 
4º Ano F - Professora Cris Akemi


Clube do livro "Poesia na varanda" 4º F- Professora Cris Akemi    
       No estudo do gênero poema nos aprofundamos bastante sobre o conceito de poesia, o livro é muito tocante e falando sobre o fim do livro, no qual nos deparamos com o a pergunta sobre onde está a poesia, duas das crianças muito prontamente responderam "a poesia está na gente". Foi emocionante perceber que elxs atingiram essa sensibilidade.

😉😉😉😉😉😉😉


Indicação literária 
4º ano D, Prof.ª Érica
   Após realizarem as leituras dos livros emprestados da BEI, os alunos socializaram com os colegas o nome do autor, do ilustrador, assunto principal do livro e depois  expuseram sua opinião sobre a história.




 😉😉😉😉😉😉😉

4º F - Professora Cris Akemi Revisão de texto de autoria feita por colegas.


😉😉😉😉😉😉😉

Próximo livro do Clube de leitura 
Turma do 4º F - Professora Cris 
😉😉😉😉😉😉😉

Mariposa Falcão
4º ano F Professora Cris Akemi

Esse tipo de mariposa vai para dentro da terra durante a fase de pupa o que impede de vermos seu casulo. Eu levei o terrario montado com materiais reutilizáveis para escola pois as lagartas estavam consumindo minha planta. A intenção é que a gente aprenda com a observação mas também desenvolva respeito por todas as formas de vida. Infelizmente não chegamos a ver a mariposa viva, mas com isso aprendemos sobre a inconstância e a efemeridade relativa, ciclo da vida de cada classificação animal, bem como ao estarmos refletindo sobre o mini ambiente da lagarta, também aprendemos sobre nossas próprias necessidades.



 😉😉😉😉😉😉😉



😉😉😉😉😉😉😉

Parceria entre os 1ºs e 4ºs anos da tarde
QUE VONTADE DE AMARRAR O CADARÇO!
Amarrar o cadarço do tênis nem sempre é uma habilidade fácil de ser adquirida pelas crianças, por isso muitas delas chegam ao ensino fundamental com essa dificuldade. Nós dos 4ºs anos recebemos o desafio de ajudar os 1ºs anos nessa empreitada.
Não podemos dizer que foi fácil, a incumbência de produzir um texto instrucional, que era um dos gêneros textuais que trabalhamos no trimestre, nos trouxe muitas reflexões sobre o uso da nossa língua e escolha de frases acertivas, sobre a transposição da oralidade para a escrita, e principalmente sobre escrever para um público específico, afinal o principal objetivo da escrita é a comunicação efetiva. 

Texto instrucional produzido coletivamente:

Como amarrar cadarço
1. Calce o tênis e ajuste a língua dele;
2. Pegue as duas pontas do cadarço, uma em cada mão;
3. Puxe-as para cima apertando o cadarço até ficar firme. 
4. Faça um x com as duas pontas, passe a ponta direita por baixo da ponta esquerda e puxe uma para cada lado até jfirmar um nó;
5. Com cada uma das mãos pegue as pontas do cadarço passando quatro dedos por baixo;
6. Com o dedão da mão segure perto do nó, dobrando o cadarço até formar duas orelhas de coelho; 
7. Faça um x com as duas orelhinhas e passe a orelha direita por baixo da orelha esquerda, puxe uma para cada lado até firmar um nó; 
8. Se o cadarço for muito comprido repita o movimento 7.

As crianças ainda acharam o texto um pouco formal demais e sugeriram um vídeo lúdico para ajudar no processo de aprendizagem. A autoria do roteiro do vídeo e da música é das crianças, apenas receberam algumas orientações no momento da gravação.


Nas próximas semanas faremos uma ação na qual os 4ºs anos pessoalmente vão ajudar os 1ºs anos a amarrar seus cadarços, aguardem!!!
😉😉😉😉😉😉😉

PROJETO OFICINAS NO RECREIO

4ºs anos tarde


O momento livre da recreação das crianças não significa deixar na responsabilidade delas elaborar brincadeiras do nada. É preciso criar condições pra que espontaneamente escolham sua atividade, proporcionando materiais, espaços, ideias até, e dando exemplos como estímulo. 
No nosso caso começamos sugerindo que cuidassem do canteiro e fizessem plantio de mudas nos pneus sem uso que já tinham terra. Depois disso oferecemos oficina de construção com papelão e oficina de origami, quem quis participar participou, quem não quis continuou brincando com o que queria brincar. 
O estímulo deu certo, a partir daí começaram a desenvolver oficinas elas mesmas para ministrar, procuram seu público, divulgam e estão cada vez mais engajadas em compartilhar algum conhecimento com as outras crianças.
O professor Cleiton de Educação física também fez fitas artísticas e está trabalhando xadrez em suas aulas, quando começamos a disponibilizar as fitas e os jogos para elxs, logo tiveram interesse e utilizam todos os dias.


😉😉😉😉😉😉😉

Turma do 4º ano C , Prof.ª Lourdes
Cartazes confecionados pelos alunos sobre o estudo do Mosquito da Dengue.


 😉😉😉😉😉😉😉

Projeto Leitura
Turma do 4º ano B, Prof.ª Kátia Ribeiro
Exibição deste vídeo foi o ponta pé inicial!

Foto tirada após exibição e roda de comentários sobre a mensagem do vídeo "A Menina que Odiava Livros."
 😉😉😉😉😉😉😉

Clube do livro 4ºF 
Professora Cris Akemi
Nessa primeira reunião do clube exercitamos uma conversa livre, com base no respeito, sem a necessidade de pedir a fala ou levantar a mão. Eles pediram licença algumas vezes, cederam a vez espontaneamente, aquelxs mais tímidxs se esforçaram para conseguir introduzir sua fala, não houve briga, nem bagunça, houve discordância sim, aquela respeitosa, com argumentos que foram rebatidos com o mesmo respeito. Parabéns aos envolvidos!


😉😉😉😉😉😉😉

Oficina Bactérias
Prof.ª Érica





 😉😉😉😉😉😉😉

Oficina de Astronomia
Discussão e confecção dos painéis sobre o Sistema Solar.
Prof.ª Carla



Contribuição do aluno Isa Simon, que trouxe uma réplica do foguete Apolo 11 e explicou sobre ele.
😉😉😉😉😉😉😉

Oficina Prof.ª Débora
Programação Desplugada








😉😉😉😉😉😉😉

 Oficina Bactérias
Profª Érica

Material para análise e discussão
O que será que cresceu nas ervilhas?
Por que será que elas ficaram assim?
Rumo a caça das bactérias


😉😉😉😉😉😉😉

Oficina Reino Vegetal Profª Cris Akemi
Colheita de mudas de Flor de Lis
Nome Científico: Iris germanica
Nomes Comuns: Íris, Flor-de-lis, Íris-barbado
Família: Iridaceae
Categoria: Bulbosas, Flores Perenes
Clima: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Europa
Altura: 0.1 a 0.3 metros, 0.3 a 0.4 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
   A Iris germanica é uma das espécies do gênero Iris que mais contribuiu para a formação dos populares híbridos atuais. Suas folhas são longas e laminares, como espadas, e medem cerca de 60 cm de comprimento. Elas são verde-azuladas e ficam dispostas em leque, partindo dos espessos rizomas. Estes rizomas são conhecidos por sua fragrância, quando secos e moídos, o que os torna muito utilizados em perfumaria.
  As inflorescências surgem na primavera e verão e são compostas por cerca de duas flores. As flores são típicas do gênero Iris, com três sépalas caídas e três pétalas eretas. Cada sépala apresenta um tufo de pêlos em sua linha média, na parte superior – a barba da íris. Esta barba é geralmente branca com amarelo. As flores são originalmente azuis ou brancas, mas atualmente há centenas de híbridos e variedades das mais diversas cores e combinações em degradeé. Ocorrem ainda variedades com folhas variegadas de branco.
  No paisagismo, as íris podem ser utilizadas em maciços e bordaduras, como uma excelente opção perene e de baixa manutenção, com florescimento muito vistoso e nobre. É interessante replantá-las e dividi-las a cada 3 ou 4 anos, ao final do verão, aproveitando-se a ocasião para revolver e adubar o solo. As íris também podem ser plantadas em vasos e jardineiras.
  Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A íris é originária de clima temperado, mas pode ser cultivada em uma ampla variedade climática, florescendo com maior abundância em regiões de temperaturas mais amenas e frias no inverno. Fertilizações anuais na primavera também estimulam a floração da planta. Multiplica-se através da divisão dos rizomas ou touceiras. Ao plantar, deve-se evitar enterrar demasiadamente os rizomas, pois ficam suscetíveis às doenças e produzem menor quantidade de flores.
 Nessa oficina interpretamos e estudamos os conceitos presentes na ficha técnica da flor de lís. A intenção é que pela ficha eles conseguissem depois reconhecer a planta "in loco", já que temos muitas no jardim da escola. Como não estavam floridas foi ainda mais interessante e elxs poderão vivenciar a multiplicação por rizoma completa, desde a colheita da muda até o plantio ao qual foram estimulados a fazer em casa. Algumas já tinham completado o ciclo e enraizado os rizomas naturalmente, elxs  puderam também observar esse processo.










😉😉😉😉😉😉😉

Organização de jogos para usar no recreio
4ºs anos da tarde


 😉😉😉😉😉😉😉


Observação da Metamorfose

Olha a borboleta voando! Como ficou diferente aquela lagarta que come arruda e vira uma borboleta linda!
Professora Ana Lúcia 😊
 😉😉😉😉😉😉😉

Oficina da Astronomia
Professora Carla
 "Turma de astronomia realizando pesquisa em super loco!!!"


😉😉😉😉😉😉😉

Oficina Jogos online
Professora Débora

Plataforma code.org
Linguagem de Programação - Scratch





Continuação da Oficina de Jogos 
Programação desplugada
Professora Débora





Proposta 2 do dia, montar os avatares.


 😉😉😉😉😉😉😉

Oficina Reino Vegetal
 Professora Cris

As plantas mesmo com suas especificidades nos dão uma responsabilidade semelhante a cuidar de um bebê. Elas não falam e são mais delicadas que a gente, portanto precisam de atenção constante e um cuidado carinhoso.
Hoje conhecemos o Alecrim, o Manjericão e o hortelã. Eles cheiraram, observaram e depois escolheram qual lhes causava mais sensação de conforto ou alegria.
O desenho que fizeram além de promover uma reflexão também qualificou a observação.












Depois ouvimos trechos de "As quatro estações" de Vivaldi e eles foram ouvindo minhas observações e sentindo com a melodia o poder de cada estação, internalizando o viver do reino vegetal.

😉😉😉😉😉😉😉

Representantes eleitos
4º ano D, Profª Érica 
Alunos Nicolas e Ana Luisa
😉😉😉😉😉😉😉😉
Eleições para representantes de classe
4º ano F, Prof.ª Cris Akemi





Representante

Suplente
😉😉😉😉😉😉😉😉

Dinâmica para atenção, concentração e raciocínio rápido. 4º ano F, Prof.ª Cris Akemi
😉😉😉😉😉😉😉😉


Maquete com material reutilizável

4º ano F, Prof.ª Cris Akemi






😉😉😉😉😉😉😉😉


4º ANO C

Prof.ª Lourdes e Prof.ª Claudia
Laboratório de Informática
Acesso a Plataforma CODE.ORG
Linguagem de Programação


😉😉😉😉😉😉😉😉


4º ANO A

PROF.ª ANA LÚCIA
Estudo do meio 
    Essa lagarta come a folha da Arruda, uma planta com forte odor.
 Aguardamos ansiosos a espera da transformação da lagarta em uma linda borboleta.

  Abaixo imagem ampliada.
 Observem como essa lagarta se camufla para se proteger dos predadores.

CURIOSIDADES
  Espécie muito comum no Brasil, é vista o ano todo. Uma das curiosidades, ainda em sua fase lagarta, diz respeito a ameaças que sofre e das quais se livra de forma singular. 
  Quando se sente ameaçada, ela costuma repelir o invasor com a secreção de substâncias de odor indesejável, produzida por um órgão específico, o osmetério (localizado no dorso de seu primeiro segmento torácico; é considerado um órgão de defesa).
  Depois desta fase, ela cresce e vira pupa. Desta forma, fica vários dias protegida dentro de um casulo, mas com um detalhe: sem comer. Quando o casulo se rompe, eis a beleza em forma de borboleta.

Nome Científico: Papilio thoas
Família: Papilionidae
Ordem: Lepidoptera
Alimentação: Alimenta-se do néctar de diferentes flores, como o cambará, o hibisco e outras espécies que exalam algum tipo de perfume.

Reprodução: Os ovos são postos sobre vegetais. Pode ser a capeba, a pariparoba, o cipó-de-cobra ou plantas cítricas. E a razão é simples: em sua fase lagarta, ela alimenta-se das folhas dessas plantas. 
😉😉😉😉😉😉😉

4ºS ANOS TARDE 
NO DIA DO PERIGEU TIVEMOS MINUTO DE ASTRONOMIA



E MINUTO NO TELESCÓPIO


FOI RÁPIDO POIS SÃO MUITAS CRIANÇAS, MAS ELXS ADORARAM O PRIMEIRO CONTATO, E FOI SÓ O COMEÇO. AGRADECIMENTO ESPECIAL AO PROFESSOR CLEITON QUE GENTILMENTE TROUXE SEU TELESCÓPIO E DISPONIBILIZOU PRA GENTE.

😉😉😉😉😉😉😉




4º ANO A - PROF.ª ANA LÚCIA
Aula de localização 
Objetivo: Mostrar as crianças a importância de saber se localizar através dos pontos de referência e dos pontos cardeais.



😉😉😉😉😉😉😉

4º ANO D - PROF.ª ÉRICA
Dia dos Jogos
   Os jogos são fundamentais no processo de ensino aprendizagem, por meio deles as crianças são desafiadas, socializam diferentes estratégias, desenvolvem o trabalho coletivo, conquistam novas descobertas, além de garantir a diversão e estreitar os laços com os amigos.





INÍCIO DAS AULAS


4º ANO E - PROF.ª CARLA

Dinâmica realizada como acolhimento - dia do elogio - elogia-se uns aos outros, fortalece a auto estima e cria laços de amizade entre a turma!
😉😉😉😉😉😉😉


4º ANO B - PROF.ª KÁTIA RIBEIRO

Produção de desenho: "Meu sentimento quando estou na escola".




😉😉😉😉😉😉😉😉


4º ANO D - PROF.ª ÉRICA

Após se conhecerem e conversarem um pouco sobre suas preferências, famílias, lazer e expectativas os alunos apresentaram um ao outro para a turma. Depois montamos coletivamente a árvore das expetativas onde cada aluno escreveu o que espera que o 4o ano lhe traga em 2019.
Assim, nos conhecemos com muito entusiasmo e diversão.

     😉😉😉😉😉😉😉

ATIVIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO
4ºs anos da tarde (D, E, G e G)
FILME: A MENINA E O PORQUINHO 

TEMA GERADOR: O QUE É FELICIDADE?
TEMPESTADE DE IDEIAS E DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO 
Ter saúde;
Ter um lar;
Ter família; 
Estar com alguém que se ama (amigos/familiares);
Comemorar;
Descansar;
Fazer amizades;
Ir à escola;
Se divertir;
Ser tranquilo/a;
União;
Carinho;
Ter oportunidades e possibilidades;
Não ter dor;
Ter coragem;
Colaborar com alguém;
Estar segura/o.
Ter emprego e trabalho.
😉😉😉😉😉😉😉


4º ano G - Profª Débora

Colocando nome, ano e sala nos livros.

😉😉😉😉😉😉😉

4º ano A - Profª Ana Lúcia
O uso do dicionário
Objetivo: Incentivar o uso do dicionário como recurso didático para auxiliar os alunos na aquisição da escrita correta, significado das palavras e aumento de vocabulário, além de trabalhar criativamente a ortografia.

😉😉😉😉😉😉😉


Comentários